Mostrar mensagens com a etiqueta Berdades do Dia. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Berdades do Dia. Mostrar todas as mensagens
10 novembro, 2013
08 novembro, 2013
03 novembro, 2013
R.I.P. - Benvinda Sousa Coelho
Faleceu hoje, ao principio da tarde, na casa que foi sua residência no Sitio da Fajã Grande, Faial, esta bondosa mulher e nossa amiga, com 104 anos de idade.
Há 5 anos atrás aqui fizemos referencia ao seu centenário.
O seu estado débil não permitiu continuar por mais tempo entre nós. Paz à sua alma.
O seu estado débil não permitiu continuar por mais tempo entre nós. Paz à sua alma.
Aos familiares e amigos o Berdades endereça os mais sentidos pêsames.
O seu funeral realiza-se amanhã, saindo da capela mortuária do Faial pelas 15:15 horas e missa de corpo presente às 15:30 horas na igreja do Faial, seguido do cortejo fúnebre para o cemitério da localidade.
O seu funeral realiza-se amanhã, saindo da capela mortuária do Faial pelas 15:15 horas e missa de corpo presente às 15:30 horas na igreja do Faial, seguido do cortejo fúnebre para o cemitério da localidade.
![]() |
| foto captada aquando da celebração do seu centenário em 2009 |
26 setembro, 2013
Santana ao acordar!
06 julho, 2013
Brigada de Limpeza II
Vereda da Quinta do Furão/ boca da ribeira Santana, junto ao calhau foi neste sábado alvo de mais uma acção de limpeza levada a cabo por populares.
Eis um pequeno video feito por iphone.
(clicar na imagem seguinte para ver o album fotográfico completo)
22 junho, 2013
Brigada de limpeza - vereda Quinta do Furão/Calhau!
Este sabado, um grupo de voluntários - cerca de 25 pessoas - procederam à limpeza da vereda que vai da Achada do Gramacho Santana (Quinta do Furão) ao Calhau.
20 junho, 2013
05 junho, 2013
28 abril, 2013
13 abril, 2013
"Rei da Sucata" perde a vida num acidente de trabalho.
Mais conhecido por "Abel Mala", proprietário da sucata "Rei da Sucata" no sitio do Pico do Eixo em Santana, perdeu a vida esta tarde, quando estava a laborar debaixo de uma viatura que se encontrava suspensa por uma escavadora (foto abaixo). Segundo conseguimos apurar, por razões que se desconhece, o braço da escavadora terá baixado de repente apanhando desprevenido o Abel que perdeu imediatamente a vida. Junto com ele parece que estava uma outra pessoa que terá sido encaminhada para o centro de saúde local com ferimentos, informação esta que não conseguimos apurar da sua veracidade.Paz à sua alma.
07 abril, 2013
BV Santana e BM Machico em simulacro conjunto
A decorrer neste momento: BV Santana e BM Machico em simulacro na galeria existente na Fajã Alta, S. Jorge
12 dezembro, 2012
12 janeiro, 2012
"Santana Cidade Solidária" tomou posse hoje.
Decorreu esta manhã no Salão Nobre da Câmara Municipal de Santana a sessão solene de tomada de posse para novo mandado dos corpos sociais da Associação Santana Cidade Solidária, cuja administração continuará a ser presidida pelo Dr. Rui Moisés, actualmente presidente da Câmara Municipal.
08 janeiro, 2012
11 novembro, 2011
02 novembro, 2011
Médico Dentista de Santana ganha 1º Prémio em Investigação Cientifica.
A decisão foi conhecida no decorrer do XXXI Congresso Anual da Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária realizado recentemente em Coimbra (22 e 23 de Outubro) e valeu a este nosso conterrâneo e amigo (radicado em Coimbra) o 1º Prémio de Investigação Científica, com o trabalho "Produção e caracterização de matrizes biodegradáveis para regeneração pulpar".
Paulo Palma referiu que foi coadjuvado neste trabalho por Paula Ferreira (CIEPQPF, Departamento de Engenharia Química, Universidade de Coimbra), Ilídio Correia (Centro de Investigação em Ciências da Saúde, Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade da Beira Interior, Covilhã) João Carlos Ramos e João Miguel Santos (Medicina Dentária, FMUC) e que na sua essência este trabalho consiste no tratamento de um dente permanente jovem com necrose pulpar e uma raiz com desenvolvimento incompleto. A perda de vitalidade pulpar antes do final da maturação radicular condiciona uma elevada fragilidade radicular resultante da reduzida espessura das paredes dentinária, o que facilita o desenvolvimento de fraturas. Além disso, a relação coroa/raiz desfavorável potencia a degradação do estado periodontal destes dentes. Por conseguinte, a preservação da vitalidade pulpar deve ser sempre que possível tentada e, na presença de periodontite apical num dente imaturo necrosado, o tratamento ideal seria a revascularização / revitalização, que pressupõe o restabelecimento de vascularização no interior do espaço pulpar de modo a possibilitar a reparação e regeneração do complexo dentino-pulpar. Este novo paradigma necessita de ser optimizado com o desenvolvimento de materiais e estratégias que promovam um prognóstico mais previsível desta abordagem.
Uma dessas estratégias é a engenharia de tecidos, que tira proveito do uso de biomateriais como suportes/matrizes destinados a funcionar como estruturas 3-D capazes de apoiar o crescimento e diferenciação celular, bem como promover a adesão celular e migração.
Em termos menos técnicos e científicos “traduziu” aos leitores do berdades na seguinte forma:
O dente tem duas porções, uma coroa (parte visível) e uma raiz (a que está no interior do osso). Existe ainda uma outra estrutura, a polpa dentária, que está presente no interior do dente (conhecida por "nervo do dente"). Este tecido é muito vascularizado e enervado, sendo responsável por inúmeras funções, como a nutrição, a sensibilidade, a defesa e a formação de tecido dentinário (crescimento do dente).
Então, se um dente em que a raiz esteja em formação (dente imaturo - presente nas crianças/ jovens) for afectado por um traumatismo ou cárie, poderá existir lesão da polpa e mesmo infecção, fazendo com que o crescimento dentário pare.
Geralmente, o tratamento destas situações é endodôntico (ou seja, “desvitalizar” - compreendido como tirar a vida ao dente). Mas, existe actualmente outra possibilidade para o tratamento destes dentes imaturos infectados que é a revitalização (ou seja dar vida ao interior do dente para continuar a crescer).
Tendo por base este último ponto, desenvolveu-se o presente trabalho que visa criar suportes/matrizes para colocar no interior do dente, possibilitando a regeneração pulpar.
Por último, referiu que “Neste trabalho premiado, apresentamos apenas os resultados dos estudos preliminares. Neste momento estão em curso estudos animais (in vivo), a fim de determinar a sua aplicabilidade clínica.
O dente tem duas porções, uma coroa (parte visível) e uma raiz (a que está no interior do osso). Existe ainda uma outra estrutura, a polpa dentária, que está presente no interior do dente (conhecida por "nervo do dente"). Este tecido é muito vascularizado e enervado, sendo responsável por inúmeras funções, como a nutrição, a sensibilidade, a defesa e a formação de tecido dentinário (crescimento do dente).
Então, se um dente em que a raiz esteja em formação (dente imaturo - presente nas crianças/ jovens) for afectado por um traumatismo ou cárie, poderá existir lesão da polpa e mesmo infecção, fazendo com que o crescimento dentário pare.
Geralmente, o tratamento destas situações é endodôntico (ou seja, “desvitalizar” - compreendido como tirar a vida ao dente). Mas, existe actualmente outra possibilidade para o tratamento destes dentes imaturos infectados que é a revitalização (ou seja dar vida ao interior do dente para continuar a crescer).
Tendo por base este último ponto, desenvolveu-se o presente trabalho que visa criar suportes/matrizes para colocar no interior do dente, possibilitando a regeneração pulpar.
Por último, referiu que “Neste trabalho premiado, apresentamos apenas os resultados dos estudos preliminares. Neste momento estão em curso estudos animais (in vivo), a fim de determinar a sua aplicabilidade clínica.
Pelo feito, de que também o berdades se orgulha, endereçamos os parabéns ao Dr. Paulo Palma e sua equipa.
26 outubro, 2011
O Meu exame de 4ª classe - em 1977!
"APTO" - Foi a passagem para a fase seguinte: 1º ano do ciclo preparatório (Telescola) na escola do "cabêço", hoje mais conhecida pela escola da Sede, na cidade de Santana.
Recordo-me perfeitamente de fazer este exame há 34 anos! Corrigido e assinado pelas senhoras professoras Ângela Luis, Natália Teixeira (minha professora de 3ª e 4ª classe) e Gorete Ferreira.
![]() |
18 setembro, 2011
Por Ti e a Ti, Ruben.
"A Luta pela Recordação
Os meus pensamentos foram-se afastando de mim, mas, chegado a um caminho acolhedor, repilo os tumultuosos pesares e detenho-me, de olhos fechados, enervado num aroma de afastamento que eu próprio fui conservando, na minha pequena luta contra a vida. Só vivi ontem. Ele tem agora essa nudez à espera do que deseja, selo provisório que nos vai envelhecendo sem amor. Ontem é uma árvore de longas ramagens, e estou estendido à sua sombra, recordando. De súbito, contemplo, surpreendido, longas caravanas de caminhantes que, chegados como eu a este caminho, com os olhos adormecidos na recordação, entoam canções e recordam. E algo me diz que mudaram para se deter, que falaram para se calar, que abriram os olhos atónitos ante a festa das estrelas para os fechar e recordar... Estendido neste novo caminho, com os olhos ávidos florescidos de afastamento, procuro em vão interceptar o rio do tempo que tremula sobre as minhas atitudes. Mas a água que consigo recolher fica aprisionada nos tanques ocultos do meu coração em que amanhã terão de se submergir as minhas velhas mãos solitárias... "Pablo Neruda, in 'Nasci para Nascer'
Os meus pensamentos foram-se afastando de mim, mas, chegado a um caminho acolhedor, repilo os tumultuosos pesares e detenho-me, de olhos fechados, enervado num aroma de afastamento que eu próprio fui conservando, na minha pequena luta contra a vida. Só vivi ontem. Ele tem agora essa nudez à espera do que deseja, selo provisório que nos vai envelhecendo sem amor. Ontem é uma árvore de longas ramagens, e estou estendido à sua sombra, recordando. De súbito, contemplo, surpreendido, longas caravanas de caminhantes que, chegados como eu a este caminho, com os olhos adormecidos na recordação, entoam canções e recordam. E algo me diz que mudaram para se deter, que falaram para se calar, que abriram os olhos atónitos ante a festa das estrelas para os fechar e recordar... Estendido neste novo caminho, com os olhos ávidos florescidos de afastamento, procuro em vão interceptar o rio do tempo que tremula sobre as minhas atitudes. Mas a água que consigo recolher fica aprisionada nos tanques ocultos do meu coração em que amanhã terão de se submergir as minhas velhas mãos solitárias... "Pablo Neruda, in 'Nasci para Nascer'
A última fotografia que tiraste, em que posaste a meu lado todo sorridente, naquele factidico passeio, faz hoje precisamente 6 (seis) anos. Momentos depois, quis Deus que "partisses" no Seu Caminho, deixando-nos tristes mas crentes que estejas na Sua companhia e sempre presente em nossos corações. Daí consegues ver as injustiças e crueldades deste Mundo, das quais também foste uma vitima inocente. Por Ti, e a Ti Ruben, esta singela homenagem dos "companheiros" da ultima caminhada.
28 julho, 2011
Maria Pereira "vizinha Varêda" : R.I.P.
Faleceu ontem ao fim da tarde a nossa querida amiga "vizinha Varêda".
O funeral realiza-se amanhã (sexta-feira, 29 Julho) saindo da sua casa (Sitio do Pico) pelas 14:15 horas com Missa de corpo presente às 15:00 horas na Igreja de Santana.
O funeral realiza-se amanhã (sexta-feira, 29 Julho) saindo da sua casa (Sitio do Pico) pelas 14:15 horas com Missa de corpo presente às 15:00 horas na Igreja de Santana.
Foi a nossa convidada em 26-9.2008 na rubrica "O que lhe vai na alma" e que aqui republicamos na integra em homenagem a uma grande mulher. Paz à sua Alma. Aos seus familiares o Berdades apresenta as mais sentidas condolências.
Em 26.9.2008 publicamos isto:MARIA PEREIRA
"Pela 1ª vez o Berdades convidou uma pessoa do sexo feminino para personagem desta rúbrica. E a escolha (acertada) recaiu na senhora Maria Pereira, mas mais conhecida por vizinha "Vareda" por ser viúva do senhor "Vareda," antigo levadeiro, falecido há 11 anos. É natural de São Roque do Faial mas cedo veio viver para Santana, para o Sitio do Pico, onde ainda reside. Sempre trabalhou na agricultura, tendo sido funcionária do Governo Regional nos Serviços Agrários de Santana e nas Queimadas. A sua lucidez e agilidade nas lides domésticas esconde a bonita idade que apresenta: 90 anos completos em Agosto passado. As pernas é que já não ajudam, daí a ajuda do bordãozinho Fui encontrá-la no terreiro de sua casa, onde recebeu-me com muito agrado e simpatia. Da conversa que mantivemos muitas histórias de vida contou e do que lhe vai na alma, aqui damos testemunho neste pequeno e amador filme."25 abril, 2011
Os meus cravos de Abril!
Tantos 25's de Abril, tanta liberdade conquistada, tantos cravos vermelhos (muitos encravados), tanta crise por passar e o "povinho" que se contente com o que tem e o que não tem.
Contra os canhões marchar, marchar!
Subscrever:
Mensagens (Atom)







