04 março, 2006

Deputados na tribuna!

O Tribuna da Madeira na sua edição de ontem , e com chamada de 1ª página, publicou o resultado de um inquérito feito a alguns deputados madeirenses, os quais, na sua maioria e segundo aquele jornal, chumbaram no “teste” sobre a Autonomia.
Sem querer comentar ou comparar as respostas dadas pelos Srs. deputados, o “Berdades” foi ao encontro do Compadre Jodé, homem de campo e analfabeto, para tentar saber que respostas daria caso lhe fizessem as mesmas perguntas. Foi tiro e queda. Não se fez rogado e aceitou logo responder às 7 perguntas que haviam sido colocadas aos senhores deputados, do seguinte modo:
1- Quem compôs o hino da Madeira?
R – Acho que foi o Sr Governo Umberto João quando andava pr’aí a cantar o xaramba mais o padre Martins.
2- Quando foi comemorado pela primeira vez o dia Região Autónoma da Madeira?
R – Isso cá não m’esqueço: foi c’ando o PPD foi do poder , mas eu cá nan tava daqui , tava emburacado da Burzuela.
3- Qual é o lema inscrito na heráldica da Região?
ROra o lema da hidráulica é não deixar entupir os corgos e ei levadas, p’medo da água passar, senão chega-se do verão e não há quem regue um grelo que seije.
4- Quais são as insígnias da Região?
R – As que eu conheço são as do espírito santo, aquelas bandeiras bormelhas e a salva p’ra levar o dinheiro ao sr. Padre.
5- Quem foi o primeiro presidente da Assembleia Legislativa da Madeira?
R – Q’eu parte saiba foi o 1º e último, aquele doutor médico daqui, o filho do rapa tudo.
6- Quando foi aprovado o Estatuto Político-Administrativo da RAM?
R – Eu cá penso que foi provado antes de tar cozido, não acha? Pelo menos é assim que eu faço c’as semilhas e o inhame: provo antes de tar cozido porque pode ser preciso botar mais uma grafada de sal.
7- É capaz de cantar o refrão do hino da Madeira?
R – Sou capaz sim sr, pois já cantei bastantas vezes. Olhe é assim: quem é que não enxerga/ quem é que não acha/ que é o PêPêDê/ que põe a Madeira gacha.
Atremou?

Sem comentários:

Filarmónica em Rock