02 junho, 2006

Andando para trás.

Porque será que o Diário de Noticias de ontem fez alusão ao aniversário da Freguesia de Santana, sem que no entanto tivesse referido qual o dia do aniversário e quantos anos celebra? Vejamos então a noticia:
"Freguesia de Santana celebra aniversário.
O programa de comemorações do evento inclui uma sessão solene na sede da Junta de freguesia a partir das 19h30m, a qual contará com a presença do director regional de Administração pública em representação do Governo Regional. A recepção dos convidados será feita aos acordes da Banda Municipal de Santana que na ocasião entoará os hinos nacional e regional.
Nesta sessão serão distinguidos os campeões nacionais de Badminton, Vânia Leça, Noémia de Jesus, Hugo Baptista e António Ornelas aos quais se juntarão as distinções aos melhores alunos de Santana no ano lectivo transacto.
A ocasião será aproveitada pela autarquia para celebrar protocolos com as diferentes entidades culturais e desportivas da freguesia da Santana.
Integrado ainda na comemorações do dia da freguesia no sábado, dia 3 de Junho, a partir das 15h realizar-se-á um rally paper e a partir das 18h um jogo de veteranos entre as equipas de futebol de Santana e do Canicense.
O enceramento das comemorações ocorrerá no domingo, dia 4 de Junho, com a solenização de uma missa em honra da padroeira da freguesia que decorrerá na igreja paroquial de Santana.
Dinis Mendonça, Correspondente
Diário de Notícias da Madeira, edição de 01 de Junho de 2006"
Soube o Berdades, de fonte segura, que o dia do aniversário é hoje.
Portanto, a criação da freguesia ocorreu em 2 de Junho de 1564, pelo que que hoje celebra 442 anos!
Aqui é que a "porca torce o rabo", pois se no dia 4 de Junho de 2002 (há 4 anos atrás)a Freguesia de Santana havia celebrado, com pompa e circunstância, o seu 450º aniversário, conforme documenta a imagem abaixo, obtida no sítio da internet da própria junta de freguesia (www.santana-madeira.com, desactualizado há muito tempo!), porque razão está agora a andar para trás?. Quem souber mais que responda!
De todos os modos o Berdades endereça os mais sinceros parabéns à Freguesia de Santana, mais que não fosse, pelo curioso rejuvenescimento de 12 anos alcançados hoje! É obra!

7 comentários:

Anónimo disse...

Um lapso de todo desculpável, que os autarcas actuais se calhar não têm culpa e não venha outro mal ao mundo.
Mas acho bem o Berdades abordar também estas questões, assim pelo menos ficamos a saber, como é o meu caso. Nem sabia que a junta tinha página na net, ficar a saber agora pelo Berdades e já consultei, não sabendo entretanto se a mesma tá desactualizada por não conhecer os autarcas, apenas o Sr. Presidente da Junta. As fotos e nomes dos que lá constam se realmente está desactualizada deveria ser corrigido, como também aquela imagem que o Berdades publicou.
Também não consegui abrir lá a página onde diz fotos.
Parabens á freguesia e também ao Berdades, que tem sido um meio de divulgação da Madeira.
João M. Silva (Madeirense radicado em Lisboa)

Anónimo disse...

A exemplo do que o Berdades cita (DN de ontem), a resposta tá dada hoje no JM em http://www.jornaldamadeira.pt/not2005.php?Seccao=14&id=41259&sup=0&sdata=
pelo que acho que também deveria ser transcrito para que os leitores do blog soubessem. Isso sim, é o que deveria ter sido feito.
Parabens à nossa freguesia de Santana e a quem a governa.

Anónimo disse...

A Asembleia de Freguesia de Santana aprovou por unanimidade a alteração do dia da freguesia para 2 de Junho.Deve-se ao facto de ter sido encontrado no Arquivo Nacional da Torre do Tombo,nos Arquivos da Sé do Funchal,o documento da criação desta freguesia com a data de 2 de Junho de 1564( a cópia está na Junta ).Perante este facto os autarcas repuseram a verdade.
A data comemorada anteriormente-4 de Junho de 1552- era baseada nos livros Saudades da Terra e Elucidário Madeirense Aqui vai o esclarecimento António Joaquim Presidente da Junta

Marcelino Teles disse...

Prestado que foi o esclarecimento pelo Sr. Presidente da Junta, a que o Berdades agredece, bem como a gentileza de nos disponibilizar tal documento (da criação da freguesia) para oportunamente postar aqui no Berdades,pois trata-se de um testemunho histórico e de grande interesse para a freguesia, resta-nos informar o(a) comentarista "anónimo" que quem decide transcrever ou citar noticias neste blogue ainda somos nós Berdades.Todavia, cumpre-nos esclarecer que à hora que esta postagem foi para o "ar" (por volta das 00h05 de hoje a edição do JM ainda tava no "forno".

Anónimo disse...

Parabens à Junta Freguesia de Santana e a toda a população residente e não residente "Santaneiros de gema", que se orgulham de o Ser.
Ao Sr Presidente da Junta, pessoa que muito nos honra, parabens pelo excelente trabalho e dedicação em prol deste GRANDE E ILUSTRE POVO.

Anónimo disse...

O Berdades ainda não conseguiu perceber qual a razão lógica dos COMENTÁRIOS de elogios e de parabéns aqui postados também serem ANÓNIMOS!
Francamente!

Anónimo disse...

O que tá fixe nesta postagem é a notixia do DN. N sei como é q 1 profe escreve axim num jornal!
Viva a nossa excola!

C'ma Diz O Outro #79