07 julho, 2006

O Ensino em Portugal.

Da "lixeira" que todos os dias cai na caixa de correio electrónico do Berdades , aqui vai esta recebida hoje e que, de certa forma, traduz a realidade portuguesa (ou pelo menos, a partir da 3ª fase, para lá caminha)!
Fases do ensino em Portugal
1ª fase (antes de 1974): O aluno ao matricular-se ficava automaticamente chumbado. Teria de provar ocontrário ao professor.
2ª fase (até 1992): O aluno ao matricular-se arriscava-se a passar.
3ª fase (actual): O aluno ao matricular-se já transitou automaticamente de ano, salvo casos muito excepcionais e devidamente documentados pelo professor, que terá de incluir no processo, obrigatoriamente um"curriculum vitae" extremamente detalhado do aluno e nalguns casos da própria família.
4ª fase ( em vigor a partir de 2007): O professor está proibido de chumbar o aluno; nesta fase quem é avaliado é o próprio professor, pelo aluno e respectiva família, correndo o risco quase certo de chumbar...
Apetecia ainda incluir uma
5ª fase:Os alunos que saibam escrever o seu nome sem erros, nem precisam matricular-se. Têm acesso directo ao Conselho de Ministros como consultores privados do 1ºMinistro, equiparados a Chefe de Gabinete, com direito asubsídio de almoço e de transporte.

4 comentários:

Anónimo disse...

Cuitados do s Srs. Professores que os tem que aturar o ano todo e, em muitos casos, os pais não reconhecem isso.

Anónimo disse...

Preparem-se pois a 6º e a 7ª fases ainda serão mais negras. Já se aperceberam que sempre que um aluno tem negativa numa disciplina ou perde o ano os pais comentam logo com os familiares, amigos ou conhecidos que o problema foi o professor, os testes, os colegas da turma etc... Nunca o filho!
A preocupação não é verificar o que se passa, o que correu mal e procurar ajudar, apoiar, estimular ou se necessário castigar o seu educando. O que interessa são as aparências mesmo que por trás tudo esteja decadente. Queridos pais, não se esqueçam que é enfrentando os problemas de frente que os ultrapassamos. Não culpando terceiros.
Mas, Isso não é nenhuma novidade numa sociedade em que está tudo ao contrário. Até os PDMs já são criminosos...

Anónimo disse...

Adoro a 4ª fase! Até dá vontade de rir. Para o professor até é mais fácil passar o aluno do que chumbá-lo. Já que é isso que querem!!! Mas agora pergunto quem fica a perder no meio disto tudo? O professor? O aluno?
Cada vez mais caminhamos para uma socidade com gente habilitada e desculpem o termo BURRA.Daqui a poucos anos os poucos que dão valor ao conhecimento e que têm vontade de aprender distinguir- se-ão, cada vez mais, da restante massa humana, com habilitações, claro, mas a contar pelos dedos e a querer falar sem saber como...

Alexandre Mendonça disse...

eu vou comentar porque, eu próprio gostaria de admitir a dificuldade que começo a sentir sérias dificuldades em escrever correctamente, isto por causa dos vícios criados pela internet, e como eu muitos devem existir por este país fora. Por isto tenho que concordar totalmente com as palavras do Bloguista.

C'ma Diz O Outro #79