23 março, 2007

Cidade em obras.



O centro da cidade de Santana (entre a Junta de Freguesia e a Policia) está em obras há já alguns meses. Sendo certo que entre a Igreja e a Policia já estão concluídas, falta o principal, ou seja, o troço compreendido entre a Caixa Geral e a Junta de Freguesia. Troço este, onde a intervenção foi mais profunda, pois verifica-se a redução da faixa de rodagem e alargamento dos passeios, conforme documenta as (tele)fotos obtidas pelo Berdades. Não sabemos se estará para breve a sua conclusão, mas pelo andar da carruagem muita água ainda vai correr debaixo das pontes. Para além das alterações já visíveis no terreno parece dividir também a população o facto de se notar a ausência de estacionamentos, bem como a curiosidade de saber que materiais serão usados no pavimento: calçada portuguesa (nos passeios)?; "paralelos" ou "alcatrão" na faixa de rodagem?
Dê a sua opinião!

19 comentários:

Anónimo disse...

Tudo indica que a estrada será em alcatrão e os passeios serão em calçada Portuguesa, criando assim uns espaços para esplanadas, para o café. Até aqui parece que está tudo bem. Melhor ficaria se o edifício da Junta de Freguesia viesse ao chão. Onde está o Centro Cívico de Santana? Para instalar a Junta de Freguesia e o Serviço de Finanças? Está na Ilha!... Lá está aquele espaço ás moscas. E a sede do Concelho com falta do mesmo. É os políticos que nós temos!... Talvez se o edifício onde está o Serviço de Finanças, não fosse de quem é!... Já o edifício para a Junta de Freguesia e Serviço de Finanças estaria pronto. Aguardemos para vêr!... A casa da Cultura parece que vai avançar. Deve ser para dar lugar a uma ex-directora. Aguardemos para vêr!...

Anónimo disse...

Sim senhor!!! há eleições á vista lololol!!! É, quando for á terra sou capaz de me perder! Falando agora a serio, colocar paralelos ou calçada é pa isso não pois as nossas damas irão estragar logo os tacõeeeessss das botas ou então irá provocar algumas entorces nos pés o que é uma situação chata....
não ha como um tapete e sigua que se faz tarde..
Saudações Santanenses

G. Pontes

Anónimo disse...

Toda a obra merece o seu tempo, mas esta tem k andar mais depressa pk intervem muito na vida da nossa vila. Só espero k nao fike no abandono como algumas obras em Santana as vexes ficam... O melhor material para a estrada tem de ser alcatrao pk s for "paralelos" muitos carros ainda vao deslizar nakele centro e agora á calçada portuguesa na sei s cairá bem pk a vila d santana nao tem como tradiçao ter calçada portuguesa. K seja feita uma boa escolha d materiais...

Edson C. Damasceno disse...

Ola, meu amigo... Vamos travar nossa parceria então... pega meu banner lá e me manda o seu... abaços!!!

Anónimo disse...

E estacionamentos?? eu acho que os estabelecimentos comerciais da zona vao ter uma quebra de clientes.... mas é só a minha opiniao!

Damas disse...

Já que estão a fazer mais esta intervenção, deveriam recuperar e recolocar a pedra rectangular, como existia anteriormente, isto em todo o "centro da CIDADE".

Acho que deveriam preservar aquilo que em tempos deu trabalho a muita gente. Quem é que não teve familiares que deram muito do seu suor nas estradas da Madeira...

Anónimo disse...

...pois os estacionamentos davam muito jeito. mas se calhar é uma das caracteristicas de ser uma "cidade" do sec. XXI - não são precisos estacionamentos porque os nossos carros ficam a flutuar no ar ou entao porque temos uma politica de urbanismo "verde" em que se circula no centro a pé....
E já agora uma sugestão, além de estacionamento, arranjem o centro como deve de ser, alguem que trate de abortos como aquele edificio ao lado da casa do sr. padre e aquela ruína em frente à igreja. Pavimento de pedra ou alcatrao tanto faz; é inconcebivel que a Camara(e o povo)permita é que tenhamos o centro mais feio e mal planeado de todas as cidades.

Alexandre Mendonça disse...

Eu hoje no meu pequeno passei de fim de tarde passei porque aqui, não só pelo blog, mas também pelo local documentado nas fotografias, e muitas perguntas encheram-me a cabeça, para as quais espero que as respostas sejam afirmativas.
Foram feitos estudos economicos sobre este projecto?
Foram estudadas outras possibilidades?
Falou-se com os comerciantes, da zona e não só, a fim de se saber as suas opiniões?
Lembraram-se por exemplo de criar alternativas de estacionamento? (somos uma "cidade" pequena mas que até problemas de estacionamento tem)
Pensaram por ex: na eventualidade da introdução de um sistema que permitisse apenas a circulação ao moradores, e para cargas e descargas?
Depois e mais grave, é que Santana já era deserta, hoje á tarde parecia cidade fantasma, há obras que são feitas a correr, e não são tão urgentes, esta que influencia a vida de tanta gente, está pelos vistos na mesma situação à meses.
De resto e concordado com a ideia, que está a ser colocada em prática só acho que devia ter sido um pouco mais arrojada, e talvez considerem estapafurida, mas julgo que exitem hoje em dia estruturas que poderiam levar ao um encerramento quase total da rua, estando aberto para cargas e descargas, e moradores, podendo também estimular a necessidade da criação de um centro de camionagem, e centro cívíco, ou algo novamente mais arrojado, que pode aproximar-se de uma "mini" loja do cidadão, entre muitas outras coisas.

Anónimo disse...

O 1º. Sr. anónimo que descanse, pois a casa da Cultura ainda vai dar muito que falar.......não será onde pensavam que ia ser....pois para mal de muitos o terreno não é o ideal para a construção. Por isso não vale a pena já se preocuparem com o futuro desta ou daquela.
Realmente Santana precisa de estacionamentos, e se alguém resolver fazer um parque, o que vão dizer? É caro........são os ladrões... e depois fica ás moscas.....
Pois é, se fazem é que fazem se não fazem é que devem fazer.
Aguardaremos para ver........

Anónimo disse...

Muito interessante este "post"! Coisinha mais feia seria difícil terem alcançado. o centro da nossa Santana está realmente de "pantanas"!! oh srª câmara que falata de eficácia e eficiência!! que pobreza!!!
concordo com o sr alexandre e basicamente as mesmas questões surgiram-me também quando por lá passei!!
isto é caso para relembrar um provérnmio que a minha avô dizia: "Deus dá nozes a quem não tem dentes!!". Cá em Santana felizmente há espaço "físico", real, para fazer um dos mais belos centros de cidade da região, mas o que é que se passa... anda poupadinha a srª câmara??? ou há falta de imaginação e criatividade??? que vergonha que está esta cidade do séc. XXI!

Anónimo disse...

Para k toda esta agitação em redor de um pequeno grande pormenor... a gente refilar falar ou qualquer outra coisa nunca servirá de nada. Saiu no diário que a obra seria de 1 de Fevereiro até 26 de Fevereiro, (pois mas não disseram para que ano) e a obra está como a gente se vê. E ainda anda o Carlinhos a passear na vila a ver a bela mer.. que anda a fazer. Pois mas deve ser alguma madame que pediu para fazer aquela baldeirice.

Anónimo disse...

Pois é a rua fica bonita e o resto, aqueles terrenos cheios de lixo mesmo no centro, aquelas casas que deviam ser mandadas arranjar, ou expropriar para a câmara, porque se aqueles terrenos que ficam no centro da cidade se fossem de um pobre qualquer já a nossa senhora câmara tinha expropriado mas como pertecem aos senhores grandes de santana....
Esses mesmos terrenos que davam para estacionamentos, porque estas obras estão a afastar as pessoas do centro da cidade e quando as obras acabar vai contunaur tudo na mesma porque não vai haver estacionamentos.

Anónimo disse...

Não é só por as ruas bonitas e o resto?
Porque é que o edificio onde está a junta de freguesia que um dia vai vir abaixo, não se o tira agora de lá?
Pois falta de imaginação, é para daqui a um ano ou dois andar outra vez em obras no centro que é para acabar de vez com o movimento do centro da cidade.
Aquele edificio não faz nada ali, e já agora ponham a J. F. a Dele. e o clube nas lojas da UDS que estão ás moscas ou então no quartel dos Bombeiros que a partir de Abril os mesmos vão mudar de instalações e já se aproveitava e fazia-se tudo o que tem de ser feito no centro até penssarem a fazer o centro civico ou então vão para a Ilha que lá tem espaço para tudo isso e muito mais.....

Anónimo disse...

Perguntem aos comerciantes que estão no centro da cidade o que estão penssando destas obras.
Será que alguém penssou neles ou perguntou-lhes á opnião?
Tem algum projescto para esta obra?
Parece-me que não.

Anónimo disse...

Pobre Concelho!... Pelo que lí. E parece que a pessoa que dá a informação é conhecedora do projecto, a casa da Cultura não vai avançar tão cedo. Os terrenos não são ideais para a construção. Ainda vão construir a casa da Cultura em S. Jorge. Querem vêr? A verdade é que o Centro cívico é mais prioritário. Façam uma parceria com os Horários do Funchal. Construir um Edifício de raís, com Centro de Camionagem, Junta de Freguesia, Serviço de Finanças e Segurança Social. Há terreno no centro da Cidade próprio para essa Infra-Estrutura. Eu sugiro um. Logo a seguir ao Escondidinho. É um espaço condigno e amplo, amorando o ribeiro ali existente.

Anónimo disse...

Cidade em Obras.
Cidade a precisar de Obras.

Anónimo disse...

existem obras de menos importancia que sao feitas a pressa e os pedreiros trabalham a noite e fim de semana para ficarem prontas antes das eleicoes.como ainda falta algum tempo para as eleicoes esta pelos vistos nao necessita de ser feita muito depressa.que se lixe quem costuma passar la todos os dias.viva o nosso governo.cumprimentos ao marcelino.continue assim

Anónimo disse...

Ai, ai...muitas negativas a português andam por aí a passear! Não se faz nada - reclama-se! Fazem-se obras - critica-se! Somos mesmo um povinho do contra! Mas que vai ficar bonito, isso vai! Até vai parecer uma Fernão Ornelas num domingo à tarde!!

Anónimo disse...

Tenho a certeza que vai ficar muito bonito, mas não sei se já viram como está a ficar o parque de estacionamento... Esse sim, está a ficar mesmo bonito e bem enquadrado... uuuáááá!

C'ma Diz O Outro #79