13 setembro, 2007

Desfolha do Milho.

Da Casa do Povo de Santana recebemos e publicamos o seguinte:

"O Grupo de Folclore da Casa do Povo de Santana vai realizar a «Desfolha do Milho» relembrando à população uma das tarefas agrícolas que se fazia em tempos por toda a freguesia. A mesma decorrerá no Jardim Municipal de Santana, dia 15 do corrente mês (Sábado), pelas 20:00.
Recordamos que em tempos passados, por volta de 1965, 1970 passavam-se noites à volta de montes de milho. Juntavam-se na vizinhança e ajudavam- se uns aos outros; não só se trabalhava com as mãos como se afinavam as gargantas, ao som da palha do milho cantavam o saltinho, quadras soltas, cantigas da terra o que vinha à ideia. De forma a que a garganta não fica-se seca estava presente a água pé ou vinho. Para satisfazer o estômago, para a ceia, eram as semelhas, o feijão verde e as massarocas assadas na brasa. No dia seguinte havia que colocar o milho no «gastalho» deixando durante algum tempo até que o mesmo estivesse seco para esbangar.
Foi em 1984 que se realizou ao publico uma desfolha, denominada a Festa da Massaroca, dando lugar no ano seguinte ao Festival de Folcore, actualmente 48 Horas a Bailar em Santana.
Deixamos o nosso CONVITE para que participem, que estejam presentes."

3 comentários:

Anónimo disse...

ja tenho saudades destes tempos que se passava destas noites divertidas nem se penssava que estavamos trabalhando era uma alegria.espero que o sr.berdades tambem publique as fotos do proximo sabado muito obrigada por nos lembrar o tempo antigo.

David disse...

Quem me dera poder estar presente... as saudades são muitas... era mais uma festa da família e da vizinhança... Existem tradições que não se devem perder.

Scherzan disse...

Mas este blog esta mesmo muito bom. Os meus parabéns e espero que continue!

C'ma Diz O Outro #79