04 outubro, 2007

Esbanga do milho ao vivo.

A exemplo do que sucedeu com a Desfolha do Milho ao vivo, agora chegou à vez da Casa do Povo de Santana, através do seu Grupo de Folclore, proceder à sua "Esbanga". Tal acontecerá no próximo Sábado, nos termos e conforme um comunicado recebido daquela entidade e que abaixo se transcreve.
Dia 6 de Outubro (Sábado) haverá no Jardim Municipal de Santana, pelas 20H00 uma representação de uma das tarefas agrícolas que se faziam em tempos em Santana por toda a freguesia, a "Esbanga do Milho". Esta tarefa realizava-se após o milho estar seco, juntavam-se familiares, a vizinhança à volta de um monte de pinhas de milho e aí passavam até altas horas da noite a "esbanga-lo", esta tarefa vai ser executada com parte dos instrumentos que se usavam em tempos por esta ocasião. Não esquecendo os momentos de brincadeira que se viviam, os jogos tradicionais que se faziam após estar concluído o trabalho.
o Grupo de Folclore CONVIDA-VOS a estarem presentes, por isso não faltem, juntem-se anós e participem, contamos com a Vossa presença. Não esquecendo os momentos de brincadeira que se viviam, os jogos tradicionais que se faziam após estar concluído o trabalho.
Fotos de arquivo - Berdades 2007

2 comentários:

A Professorinha disse...

As saudades que eu tenho da Madeira...

Rui Caetano disse...

Promover a nossa história,mostrar os nossos hábitos tradicionais são uma forma de passar a memória aos nossos filhos. Parabéns.

C'ma Diz O Outro #79