10 janeiro, 2008

I Encontro de Romagens de Natal.

Santana volta a cantar as Romagens de Natal no próximo Sábado, dia 12, no Salão Paroquial desta freguesia, pelas 20:00 horas.
Segundo o comunicado da Casa do Povo de Santana, recebido na nossa redacção, "neste evento participarão as várias romagens da freguesia que foram trabalhadas e cantadas após a Missa do Galo, na Noite de Natal findo".
É, segundo aquele comunicado, uma tradição que se resume em poucas palavras: "Os vários sitios da freguesia juntam-se, estudam as quadras e criam a musica. Depois, ensaiam durante os dias que antecedem, preparando assim as suas romagens para o nascimento do Menino. Surge pois bonitos cânticos celebrando um dos momentos da festa do Natal. É com o intuito de valorizar esta tradição, de dar continuidade à mesma, entusiasmando os mais jovens a participarem, gravando e guardando estas musicas que a Casa do Povo, através do Grupo de Folclore vem relembrar mais uma vez estes momentos à população, reunindo todos para mais um momento de convívio e de lazer prolongando a época natalícia, dando oportunidade a todos aqueles que não estiveram presentes na noite de Natal a poderem ouvir os cânticos ao Menino e ao seu Pastor próx imo sábado. Participaram as romagens dos vários sitios desde: Lombo Atão Alves e Silveira; Sitio do Curral Velho, Pico e Fonte da Pedra; Pico Tanoeiro e Achada do Gramacho; Pico António Fernandes, Serrado Queimadas e Fontes; Igreja, Achada do Pampilhar, Parlatório e Covas; Lombo do Curral e Feiteira do Nuno; O Grupo de Jovens da Paróquia de Santana e o Grupo de Folclore da Casa do Povo de Santana".
Para quem não teve oportunidade de assistir durante a madrugada da noite de Natal, pode agora assistir, comodamente no Salão Paroquial.

Sem comentários:

Filarmónica em Rock