01 julho, 2008

Dia da região assinalado na Ilha-Santana.

Uma vez mais, uma freguesia do concelho de Santana fica ligada ao dia da Região que hoje se comemora. Desta vez foi contemplada a freguesia da Ilha, pois as cerimonias solenes ali decorrem logo pela manhã. Um marco histórico que perpetuará na memória daquelas gentes e que se deve à boa vontade do Sr. Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, Dr. José Miguel Mendonça, ao descentralizar tais comemorações.
A primeira freguesia do concelho a ficar ligada ao Dia da Autonomia foi a freguesia do Faial, mas que se calhar já não perpétua na memória de muitos, atento o desleixo que tem sido o tão nobre e solene acto de inauguração da Ponte Primeiro de Julho, na altura presidida pelo Sr.Presidente da República, Dr. Mário Soares. Isto a propósito dum post que aqui fizemos referência no dia 13 de Julho de 2006 e que se reproduz na integra a ver se alguém "atrema", uma vez que tudo se mantém na mesma, ou se calhar, com menos letras.
Dizia esse post o seguinte:

"PONTE DA AUTONOMIA.
Bem que poderia chamar-se Ponte da Autonomia, por coincidência do nome com a data da Região Autónoma da Madeira, mas não. Chama-se "Ponte Primeiro de Julho", situada na freguesia do Faial, e foi inaugurada em 1985 por sua Excelência o Presidente da República, na altura, Dr. Mario Soares. A construção desta ponte assinala um marco histórico no concelho de Santana e em especial na freguesia do Faial, pois foi construída para substituir a "Ponte Velha" que um temporal de 1984 se "lembrou" de destruir. Mas, se o nome ficou gravado na memória de muitos, o mesmo já não se passa na lápide lá existente que, há mais de meia dúzia de anos, apenas permanece uma dúzia de letrinhas desorganizadas, conforme documenta a foto captada pelo nosso repórter. Bem que merecia o resto das letras, mais que não fosse por respeito às ruínas da Ponte Velha que ainda lá permanecem e que constituem património municipal edificado. Lembrem-se das letras para que outros se possam lembrar do nome da ponte."

1 comentário:

Anónimo disse...

Mas que vergonha!! Se fosse para apoiar o raly a Junta do Faial já tinha arranjado "letras" e "números"
É um desrespeito de facto esta situação que por acaso nunca me chamou a atenção, mas ao berdades nada escapa!E já lá vão 7 anos? Repito: que vergonha!

Filarmónica em Rock