06 julho, 2008

Intercâmbio: Santana - Mortágua.

Foi pelo futebol (de Veteranos), mas o intercâmbio estendeu-se pelo campo social e cultural. E não podia ser melhor a data para receber os convidados/veteranos de Mortágua: na Festa das 48 Horas a Bailar. Vieram na sexta-feira, dia 4 e partem hoje, dia 6. Três dias para conhecerem Santana e também um pouco da Madeira. Esta iniciativa insere-se nas actividades que o Núcleo de Veteranos de Santana têm vindo a fazer com outras equipas fora da região. Desta vez quiseram ser anfitriões desta simpática equipa do Mortágua Futebol Clube, pertencente ao Distrito de Viseu, e com a promessa de visitá-los no próximo ano. E assim, com o pretexto do futebol, também se constroem amizades, divulgam a nossa terra e a nossa cultura. Imagine-se, por exemplo, que para alguns jogadores do Mortágua até foi o seu baptismo de voo e para outros a 1ª vez que se deslocavam à Madeira.
De tudo, o que menos importância teve foi o jogo realizado no Municipal de Santana, no Sábado pelas 11 horas, entre as duas formações e o nulo registado ao fim dos 80 minutos ajusta-se perfeitamente ao que se passou dentro das 4 linhas. A emoção do jogo era pouca, pois a assistência era quase nula. Dos poucos lances de perigo, realce para os que levaram a bola a embater na barra e no poste de ambas as balizas. Maior espectáculo era mesmo junto dos suplentes sentados no banco, quer de uma, quer de outra equipa. Aqui sim, os piropos, as bocas "foleiras" mandadas aos colegas que se "sacrificavam" dentro das 4 linhas provocavam gargalhada geral. O relvado estava abrasador e as garrafas da água sobrevoavam a linha lateral na direcção de muitas gargantas sêcas de calor e outras de muita "Coral" ingerida na véspera). Aliás, houve quem comentasse que o jogo era entre a Água e a Coral.
Depois, foi o retemperar das forças com um almoço típico, no restaurante Os Bragados, onde não faltaram as semilhas, maçarocas, feijão, salada e atum, bem regados com vinho e laranjada.
Seguiu-se os discursos de agradecimento e a troca de galhardetes e recordações, que foi até onde a nossa reportagem acompanhou este intercâmbio.
Tivemos no entanto conhecimento que o convívio social prolongou-se por alguns passeios a lugares de interesse turístico, como a Rocha do Navio e ainda uma visita ao Parque Temático da Madeira.
Aos amigos do Mortágua uma boa viagem de regresso e um abraço Berdadeiro.

8 comentários:

Anónimo disse...

Grande convívio e promoção barata da nossa terra. Os Veteranos de Santana estão de parabéns por esta iniciativa.Deveriam ser mais apoiado nestes intercambios, nem que fosse com a presença dos dirigentes autarquicos ou do clube.

Anónimo disse...

Ora cabe-me a mim a inauguração dos comentários, então cá vai!
Quero agradecer a todos vós, do fundo do coração o grande fim de semana que nos proporcionaram, o vosso companheirismo, amizade e espirito de ajuda é de enaltecer. Foi tudo muito bom nem um reparo se consegue fazer. Pela minha parte o meu MUITO OBRIGADO. Já agora eu fui um dos baptizados em voos. Um abraço ate para o ano Gonçalo Martins

Anónimo disse...

É de enaltecer de facto estes intercâmbios e pelo comentário do Gonçalo Martins parece que gostaram realmente de cá virem.
Quero enaltecer esta excelente reportagem, tanto escrita como fotográfica, as quais não se pode desassociar do respectivo intercâmbio, uma vez que pelo Berdades Santana e Mortágua estão a correr o mundo.
Parabéns a todos.
Luis

Anónimo disse...

Foi realmente um excelente convívio com os veteranos de Mortágua,como se pode ver pelas fotos publicadas pelo berdades. Devendo-se o mesmo, ao Nélio Mendonça a quem agradeço desde já, e espero que se realizem mais deste género no próximo ano.
Espero também que esta viagem tenha sido a primeira de muitas, para o Gonçalo Martins.
Um abraço de Paulo Sérgio.

Casa do Povo São Roque do Faial disse...

continuamos a achar que são este tipo de iniciativas que também divulgam a nossa terra...
Parabens pela iniciativa.

Anónimo disse...

Valeu pelo convívio, pelo jogo, e para aprendermos que um dos melhores meios de promoção da nossa terra é a capacidade de bem receber os visitantes. Não temos dúvidas que muitos dos nossos novos amigos de Mortágua visitarão a nossa ilha com as suas famílias.
Dormiram pouco ou quase nada, aproveitaram a festa e logo de manhã estavam de pé para conhecerem alguns locais de interesse da nossa ilha. O jogo também foi interessante e o empate ajusta-se às duas equipas que também empataram na noite anterior nas barracas da festa a ver quem consumia mais Corais. Que a amizade se prolongue entre os membros dos 2 grupos, pois vamos nos encontrar em breve. Para o pessoal de Mortágua registo o meu email para me adicionarem, assim mantemos o contacto com todos os elementos.
neliomend@hotmail.com

Anónimo disse...

Agradecemos também as entidades que de algum modo nos apoiaram e tornaram possível este Intercâmbio, Junta de Freguesia de Santana, Camara Municipal Santana U. D. de Santana, C. D. R Santanense, Restaurante os Bragados, Cantinho da Serra e Parque Temático da Madeira.

Anónimo disse...

E claro, um agradecimento ao berdades pela excelente reportagem fotográfica e descritiva promovendo assim este intercambio.

C'ma Diz O Outro #79