30 setembro, 2008

Campo de futebol de Santana foi inaugurado há 52 anos!

Foi no dia 30 de Setembro de 1956 que ocorreu a inauguração do Campo de Futebol de Santana, mais conhecido por Campo Manuel Marques da Trindade, presidente da Câmara Municipal na altura.
A honra da inauguração coube ao Chefe do Distrito, Comandante Camacho de Freitas, e milhares de pessoas acorreram para ver a inauguração do 2º campo de jogos oficial na Madeira (o 1º seria o Campo do Ex-Liceu), e também para assistirem a 2 jogos de futebol, de 1 hora cada um, estando em disputa duas taças: "C.M. Santana" e "Pico Ruivo". As equipas convidadas eram todas do Funchal e verificaram-se os seguintes resultados: União 2-Nacional 1 e Marítimo 3 - Sporting da Madeira.
Ficha de jogo utilizada pelo Marítimo naquele dia
O campo tinha uma particularidade característica e típica de Santana: a tribuna de honra era coberta de colmo e abrigava cerca de 100 pessoas (ainda me lembro da existência de tal).
O acontecimento foi na altura tema de capa na imprensa regional, nomeadamente do Jornal da Madeira que inclusive publicou os discursos proferidos pelas diversas autoridades e do qual destacamos este excerto proferido pelo Dr. Carlos Sousa, Delegado dos Desportos:
"...A orientação a dar desde o primeiro dia da sua utilização é a de que os desportistas de Santana e do seu concelho devem procurar dentro dos seus habitantes aqueles que o defendam e não seguir a orientação errada de chamar para defendê-lo elementos de outras regiões só com intuito de contar por vitórias o número de jogos. Não, Santana, e quem diz esta freguesia diz também todas aquelas onde existam ou venham a existir instalações desportivas, devem procurar elevar o seu nível técnico usando somente, como costuma dizer-se em giria desportiva "a praa da casa".
Pelos vistos, esta recomendação caiu em saco roto!
Foto que consta na pág. 41 do Livro
"Santana,Homens e Assuntos que a ilustram" de João Adriano Ribeiro

2 comentários:

Casa do Povo São Roque do Faial disse...

Pela foto dá para ver que foi grande a afluência de público.
Hoje temos melhores condições e a assistência é bem menor...

silvia_vdfr disse...

O novo estadio é para quando ???? lol

Filarmónica em Rock