04 janeiro, 2009

A 1ª cidade do Séc. XXI sem aniversário?!

Porque razão o aniversário da criação da cidade de Santana passa sempre despercebido, sem qualquer tipo de comemoração?
Ano após ano, no dia 1 de Janeiro, inicia-se novo ano desde a criação da 1ª Cidade do Século XXI e nem as autoridades responsáveis se lembram de lançar um foguete assinalando esta efeméride. Nem o sítio da Internet da Câmara Municipal a tal faz referência. A cidade deve sentir-se triste por tal omissão, coitada! Por ser uma cidade jovem mereceria melhor atenção dos seus "progenitores", que lhe deviam dar maior atenção, fazendo-lhe uma festa com bolo e champanhe! Ah, e uma prenda, pois claro. Ficava-lhes bem! Convidavam os padrinhos de baptismo, toda a família e amigos do peito, assim a jovem cidade talvez se sentisse mais alegre e dinâmica! Já imaginaram esta gente toda, cada qual com um presente? A cidade até poderia não gostar, mas que está carecida dalguns presentes está: uma "roupinha nova" no centro caía-lhe bem; uns estacionamentos, um ordenamento como deve ser e, como todas as criancinhas desta idade, até uma PSP nova vinha a calhar!
Parabéns cidade de Santana que, pelos vistos, deve estar envergonhada de ter nascido à força!

22 comentários:

Anónimo disse...

Talvez seja por ainda nao se ter tornado numa cidade, porque santana de cidade nao tem nada, so se for de nome.

Anónimo disse...

realmente tens toda a razao..passa sempre despercebido...emfim!! Ha tantas coisas que nao se compreende este e simplesmente mais uma delas..e a qual ninguem vai dar uma explicaçao..santana ja tem o dia do concelho, e prontos!! nao se gabem!! hihihi

Anónimo disse...

da para ver a importancia que foi dado a elevaçao da freguesia de santana pa cidade...inda por cima a 1ª cidade do seculo...mas quem disse que isso era importante :p

Anónimo disse...

Não passa despercebido ...os festejos de ao novo são tão estrondosos que os do aniversário nem se vislumbram...!!!!è como fazer anos do dia de natal...lá se vão as prendas e a festa.
Até na escolha do dia de elevação de Santana a 1ª Cidade do Século XXI, os autarcas de Santana se destacaram.
Dia 1 já era feriado e festejado por acaso em todo o MUndo,...então se era a tão apregoada 1ª Cidade do século porque não foi elevada no dia 2 de Janeiro?
Não me venham com a explicação de "mais um dia sem trabalhar" porque os dias em que se trabalha em Santana na função pública, deixa muito a desejar a começar pelos autarcas.Mas ainda assim parabens para a Cidade que nós merecemos.

Anónimo disse...

só nao concordo com nova psp... era dinheiro espediçado ta bem bom.. o resto é como se sabe

Anónimo disse...

POIS E,POIS E,,ser cidade nao tem qualquer valor,nem ha qualquer citacao por parte das pessoas responsaveis,nem o presidente da camara,nem os membros da assembleia local,,,e nem dos partidos da oposicao,,porque sera?? dia do concelho e muito mais importante,,pois os numeros sao muito mais altos,,, mas de qualquer maneira muitos parabens a minha e nossa CIDADE(SANTANA)xx

Anónimo disse...

O pai da cidade foi o senhor vereador Almada que na altura em que governou sabia muito mais do que os actuais vereadores.
Ele sem ter os estudos que estes têm sabia melhor onde se apoiar e não tinha vergonha de ir aos lugares certos se aconselhar para fazer o bem por Santana.
Agora é o que se vê: o Senhor Presidente mal aparece na Câmara; O Sr. Arnaldo é só para o que lhe convém; o Sr. Freitas mesmo que queira não pode nem sabe, está mais interessado com os bombeiros.
Por isso, o que se nota é um desprezo por parte do executivo que no tempo do senhor Almada não se verificava. Ele ao menos era dinâmico e tentava inovar. Já repararam que depois que ele saiu mais nada de novo fizeram?
Por isso acho que ele deveria voltar a ser vereador para complementar todo o trabalho que iniciou mas que estes vereadores não deram continuidade.
Tenho a certeza que se ele tivesse ainda na vereação todos os anos haveria comemoração do dia da cidade, nem que fosse uma prova de atletismo ou ciclismo, pelo menos era lembrado.
Ainda foi no tempo do senhor Almada que fizeram um excelente espectaculo de fogo pirotécnico/musical a partir daí nem um foguete no 1º dia do Ano, dia da cidade.
Até à frente do clube o senhor Almada fez melhor que o Sr. Candelária que só pensa em gastar dinheiro!
Assim Santana não vai para a frente.
Beijinhos a todos a todos e bom ano.
uma Bragada de gema.

Anónimo disse...

nao sei,mas pensem comigo um bocadinho
para que,o interesse nisto, o porque de nao haver uma festa ou acusar este ou aquele de nao fazernada para comemorar o dia em que passamos a cidade
antes tinhamos a festa do concelho ou da freguesia,agora nao sei bem qual era,mas uma coisa sei bem,era um fracasso,pois ninguem aparecia,quem diz estas diz outras festas,
e nao era por ser de fraca organizaçao,vao por mim com a conpanhia a musica certa e uma tasca ta uma festa feita,bastando para isso nao haver hora de acabar,e nao ter de se preucupar liguem para para a policia para vir por fim a festa
isso é o que faz muita gente nem aparecer na nossa festa e ir para a de lugares visinhos
é o que eu digo preucupem se mas é com as que temos
e nao se preucupem em iventar mais nenhumas
nao sao precisas

Anónimo disse...

Esta bragada não é de gema nem sequer é feita de ovos!
Mas que vergonha dizer que o Almada foi o salvador da pátria e ainda quer atirá-lo para vereador?!
Pois fique sabendo sua bragada sem ovos que os vereadores já estão escolhidos: Prof. João Gabriel e Odilia Garcês, e caso o J. Gabriel não aceite será convidado o Prof.. Joaquim Rosa ou a Prof. Jerónima.
O senhor Almada deveria era voltar à escola donde não deveria ter saído, porque na Câmara ele não fez, nem faz nada. Aliás ninguém sabe o que ele faz lá!! Parece mentira mas ninguém sabe o cargo dele dentro da Câmara, nem os deputados da oposição sabem! Hehehe, só mesma em Santana.
Por isso o comentário da bragada sem ovos deve ser mesmo anedota, só para rir mas mesmo assim nem vontade disso dá.
Mais uma coisa: O Prof. Carlos Pereira também não tá seguro para ser candidato, por isso o Rui Moisés será provavelmente o novo presidente de Santana e aí sim, não tenho dúvidas, Santana Cidade vai dinamizar!

Anónimo disse...

PARECE QUE A CIDADE NÃO É MERECEDORA DE FESTA NEM FESTEJOS DA SUA CRIAÇÃO PELA SIMPLES RAZÃO QUE NÃO DEVIA TER EXISTIDO. SE FOI O SR. ALMADA O PAI DA CIDADE DE SANTANA POIS ENTÃO ESTÁ TUDO DITO: É UMA VERGONHA TER-SE FEITO UMA CIDADE QUE É MAIS SOBDESENVOLVIDA QUE ALGUMA VILA DO CONCELHO DA CALHETA, JÁ PARA NÃO FALAR DA VILA DA RIBEIRA BRAVA! SÓ POR AÍ VÊ-SE A ESPERTEZA DELE!
COM RESPEITO AOS VEREADORES PARA SANTANA ESQUECERAM-SE OS COMENTADORES ANTERIORES QUE O PS PODE SUBIR NA VOTAÇÃO E COMO TAL PODERÁ FAZER MOSSA?! ISTO SE O ADELINO NÃO ACEITAR O CONVITE QUE O DR. JOSÉ MIGUEL LHE FEZ PARA INEGRAR AS LISTAS DO PPD! (NÃO ESTÁ CONFIRMADO ESTA BILHARDICE, MAS JÁ SE DIZ À BOCA PEQUENA NA CIDADE DO SECULO XXI).
E AINDA TEMOS NO PPD O CONVITE QUE JÁ FOI FEITO TAMBÉM (ESTA BILHARDICE ESTÁ CONFIRMADA, SEI EU DE FONTE SEGURA) AO SENHOR DOUTOR ROGÉRIO DO CLUBE PARA SER VEREADOR SÓ QUE ELE PARECE NÃO ESTAR PARA AÍ VIRADO POR CAUSA DAS BOCAS QUE AS PESSOAS DEPOIS MANDAM AO DIZEREM QUE FICA TUDO EM FAMÍLIA, MAS QUE ELE SERIA UM BOM CANDIDATO LÁ ISSO NÃO TENHO DÚVIDAS, MUITO MELHOR QUE A ODILIA OU MESMO O PROF. JOAQUIM.
UMA COISA (OUTRA) É CERTA, SE MANTEREM O MESMO ELENCO OU MESMO METEREM ESTES 2 ÚLTIMOS QUE MENSIONEI, O PS GANHA COM UMA PERNA ÀS COSTAS.
VIVA A CIDADE DE SANTANA E O SEU POVO SUPERIOR.

Anónimo disse...

É só dores de cotovelo quando se fala dos bons serviços do Sr. Almada em prole de Santana, por isso mantenho na integra tudo o que acima comentei e digo mais:
Depois que ele saiu da escola os serviços administrativos naquela instituição sentiram muito a sua falta e nunca mais funcionaram a 100%.

Anónimo disse...

Até que enfim o berdades abriu a discussão ao povo de santana já se tinha saudades destes comentários afinal de contas é através deles que se ficam a saber muitas berdades. Mas acho que o berdades deveria ter falado da reunião da última assembleia municipal na qual o dr. jose miguel não compareceu mas a palhaçada foi a mesma porque quem chefiou a assembleia também não sabia mais, apesar de se intitular doctor. Até o sr. almada fazia e sabia dirigir melhor aquela reunião! São destes candidatos nas listas que o povo tá farto. O PPD ganha
em Santana pelo dr. alberto joão e pela falta de candidatos dignos da oposição senão era com cada derrota que até o PND do deputado Coelho ganhava.

Anónimo disse...

MAS QUE VERGONHA A CIDADE FEZ ANOS E NINGUÉM FESTEJOU? QUANTOS ANOS FORAM?
MAS COMPREENDE-SE PORQUE SE É A CIDADE DO SÉCULO XXI AS COMEMORAÇÕES SÓ DEVERÃO OCORRER NO PRÓXIMO SÉCULO SEC. XXII.
QUANTO A GOVERNAR SANTANA AINDA ASSIM A OPOSIÇÃO FEZ E FAZ MELHOR QUE OS QUE ANDAM LÁ A FAZER QUE MANDAM.
VAMOS A VER SE NESTE ANO DE 2009 A CIDADE VAI CONTINUAR COM SILVADO E CANAS NO CENTRO...AO MENOS FICA UM CENTRO URBANO ECOLÓGICO. MESMO ASSIM JÁ CORTARAM UM BOM BOCADO DE SILVADO E CANAS MAS PARA AUTORIZAREM UM STAND AMBULANTE DE CARROS USADOS, É ASSIM O PROGRESSO DA CIDADE QUE FEZ ANOS. PARABÉNS SANTANA, CONTINUAS A NOS DAR O QUE REALMENTE MERECEMOS (ATRASO DE VIDA).

Anónimo disse...

Não se iludam porque tudo vai continuar na mesma, mesmo que mudem os vereadores a nulidade do presidente vai continuar a "mandar" do alto da sua incompetência,por isso o próximo mandato vai ser o da continuidade do deserto de ideias que reina naquela casa.

Anónimo disse...

"Perguntem não o que o páis pode fazer por nós, mas o que nós podemos fazer ao país!" mais ou menos assim dito por J. F. Kennedy. Perguntem a vocês mesmos o que podem fazer por Santana. Já se perguntaram porque Santana está como está? Meus amigos, a camâra não faz centro comerciais nem cinemas ou blocos de apartamentos etc. Santana está como está porque nós gostamos de Santana como está. Claro que é de condenar os buracos na estrada, a falta de organização urbana ou ausência dela. Querem viver numa cidade? Mudem-se! Aí vao sentir falta da paisagem, do ambiente de comunidade que se sente em Santana, até das bilhardeiras! Viver numa cidade não é nada de especial, não há liberdade numa cidade, amigos quase nem vê-los, carros em cima dos passeios, viver com paredes ameias com uma família, ouvi-los a gritar, a mexer a mobilia, etc... Que interessa Santana ter isto ou aquilo para ser cidade? Santana pode ser cidade mas conheço pessoas com o nome de César e não são imperadores! O nome está dado, agora é preciso pensar em tornar Santana cidade mas pensando em Santana e não ali ou acolá! Santana será sempre o fim de mundo porque assim nós queremos, não queremos temos preocupação com trânsito nem com ladrões ou violadores ( até que eles não venham de fora) mas um lugar calmo, de paz mas que é preciso reivindicar, sustentável, que crie postos de trabalho e que permitamos gozar de uma boa qualidade de vida.

Anónimo disse...

Eu acho que as pessoas certas para estarem no poleiro estão aqui a comentar este post lolol só me dá vontade de rir lol há com cada uma lolol enfim isto acaba sempre assim - quando temos é motivo para crítica quando não temos é motivo para crítica lol é assim as pessoas nunca estão satisfeitas com nada lolol com os maiores comprimentos

Anónimo disse...

Ai Meu Deus, como eu adoro Santana, verdade pura, OGRIGADO BERDADES, por te lembrares desta data.

Antes de elegerem Santana a CIDADE, pois não passou tudo de mera propoganda política e mais nada, porque de resto nada mudou, deveriam de ver a cara dos TURISTAS, quando paramos com grupos junto à Câmara Municipal e lhes dizemos, estamos na "CIDADE de SANTANA", eles olham à volta e pergunatam, "Hum, desculpe mas onde está a CIDADE? Não vejo nada além desta Igreja e as casas típicas ali ao fundo!.

Minha resposta: "Aquilo não é a Igreja é a Câmara Municipal"

Em relação às cabeças que mandam em Santana são todas iguais, excepto uma, a do Funchal, este sim tem Tomat%#, em ser Presidente e não recebe ordens do grande chefe, mas claro para ser elito precisa da sombra do chefe.

Um amigo de SANATANA verde.

Mário Costa - Taxista

Ceregi disse...

Os responsáveis pelas comemorações devem ter ficado "retidos" nalguma unidade hoteleira ou discoteca do Funchal e por isso não chegaram a tempo de celebrar....
Ainda bem que o Berdades nos recorda estas efemérides!

Anónimo disse...

Santana é mesmo um atraso de vida.. e os problemas nao vem so da camara.. e a casa do povo? ja pensaram? sempre que ha actividades sao so para algumas pessoas porque nunca oiço as mesmas serem divulgadas. vamos a outras partes da ilha e em zonas que nem sequer concelho sao temos casas do povo com dinamismo!! quanto a camara, a meu ver nao vai ser o PS a por ordem naquilo. o problema desta "cidade" e a preocupaçao maior com o futebol...

joana fernandes

Anónimo disse...

Pois na camara parece mesmo que a preocupação é o futebol porque parece que ninguem se lembra dos estudantes isto é devem se lembrar mas... ja esta acabar o 1 semestre da faculdade e a bolsa de estudo custa aparecer...os bons euros que nao devem ser poucos para a UDS todos os meses devem nao devem falhar, os 21 estudantes (os que de momento sao referidos no site da camara como bolseiros)recebem cada uma bolsa de 60 euros (que ja é muito bom)por mes que dá um total de 1260 euros um valor que nem deve chegar a um quarto do valor para o futebol custa aparecer enfim... O FUTEBOL A QUE VAI DAR FUTURO A CIDADE DE SANTANA...

Anónimo disse...

Como pode Santana evoluir, se pessoas como o "Quintino", que andam na universidade, e que em cada cinco palavras que escreve faz quatro erros???

Já se nota alguma diferença em Santana comparado com a 10 anos atrás...a começar pelo "berdades", que faz o relato do dia-a-dia do que se passa em Santana, seja revelante ou não...

silvia_vdfr disse...

LOL 2009 começa bem em Santana !!!!
Isto é revolta ou revolução ???
Seria bom se podessem ter os mesmos discursos na Camara, mas assim todos juntos... so para lembrar que : quem manda é o povo !! hahaha.
Pois é... e tudo isto por causa de um triste aniversario que não tem razão de ser !! O que esta feito, esta feito... agora é ir em frente ! Se Santana "merece" ou não o titulo de "cidade", agora ja é tarde para pensar nisso...
Este aniversario não é importante... de certeza que vão pensar nisso quando o titulo fizer 50 anos ou 100 (isso sim é festa !!).
Santana não precisa de evoluir a 100% (querem fazer de Santana uma coisa como New York ??)... apenas precisa de uma boa organização dos serviços ja existentes.
Todos sabemos que de cidade, Santana não tem nada, por isso ja temos um problema a menos: estamos todos de acordo !! lol.
Quem entre nos, chama Santana cidade ???????? Ninguém ?!!... Ah, pois é... estamos novamente de acordo !!
Agora vamos la a votos: Berdades Presidente !!! hahaha
De uma certa maneira seria uma solução...
- temos liberdade de expressão,
- seguimos a actualidade do concelho e mais se afinidades,
- certas tradições ja esquecidas são ressusceitadas: resultado, ha convivio !!
- com o Berdades ha sempre alguma coisa a dizer e um bom sorriso a fazer !!
Desejo a todos uma boa continuação e a Santana desejo que não mude muito de visual : eu não me importo de vêr canas ou silvado(não gostam de doce de amora ???), tudo isto faz parte da nossa cultura !!!!!

C'ma Diz O Outro #79