11 fevereiro, 2009

Festa dos Compadres 2009.

É já no próximo fim de semana que se realiza a 1ª Festa de Carnaval na Madeira, a tradicional Festa dos Compadres, cujo programa é o seguinte:
Sábado( 14 de Fevereiro)
19:00 horas- Música Ambiente
20: 00 horas- Conjunto Musical “Galáxia”
Domingo(15 de Fevereiro)
14: 00 horas- Música Ambiente
15:00 horas- Saída do Cortejo Alegórico (Saída do Armazém Municipal, Estrada Regional 101, Rua das Magnólias (junto ao Colmo), Centro da Cidade, Rua de Sant’Ana e Câmara Municipal de Santana- Terminus)
16:30 horas- Sentença dos Compadres
17:30 horas- Queima dos Compadres
18:00 horas- Música Ambiente

Um dos momentos altos da festa será com certeza o Julgamento/Sentença dos Compadres que subirá ao palco por volta das 16h30m.
Eis aqui um pequeno resumo do julgamento do ano passado.

E aqui a Comadre no seu melhor, há uns anos atrás (2003), cujo filme já foi visto 3308 vezes no youtube!

14 comentários:

Anónimo disse...

Tristeza de programa .. pelo que vejo daqui a uns anos ja nao ha festa dos compadres para ninguem! Por amor de deus, senhores da camara isto é o vosso melhor? Mas trazerem o marco paulo para o dia do conselho sabem ... que tristeza, mais valia nao fazerem nada com um cartaz assim .. noutros lugares da ilha em que o carnaval nao e cartaz turistico tem-se mais animaçao e uma festa mais recheada.. enfim Santana ..

O forasteiro

Anónimo disse...

Afinal a tao badalada musica ambiente continua,,tantos grupos musicais que ha em santana sera que nenhum estaria disponivel para actuar em frente a alguns milhares de pessoas???? pobreza franciscana, e como se pode classificar as actuais festa dos compadres,,, BOM CARNAVAL

Anónimo disse...

Pois é já lá foi o tempo em que Santana era pioneira em trazer GRUPOS ou ARTISTAS a Santana, agora... Ainda hoje vi no DN, que São Vicente vai apostar forte no VERÃO, com os Hermes House Band.

Quanto ao resto do programa eu mesmo ~só vou para ver o cortejo e a sentença, já agora o COMPADRE, bem podia mandar uma piadinha, sobre a música ambiente...

Ah outra coisa, de derteza que o Sr. Nene vai estar a apresentar e querer puxar pelo´público, junto com a outra senhora, que fala várias línguas, a do Grupo Folclorico da Boa NOVA, é melhor estarem calados e falarem em PORTUGUÊS...

Carlos Trindade - Funchal

Ceregi disse...

A principal razão da afluência da população a Santana é o julgamento Compadre Jodé!
No entanto penso que a CMSantana poderia explorar mais este filão,pois todos ficariam a beneficiar...
Um Bem haja ao Compadre Jodé e à comadre Mariquinhas e domingo estaremos lá a assistir!!!

Anónimo disse...

Melhores actores não são precisos! Farto-me de rir cada vez que vejo estes vídeos e no domingo cá estarei para ver pessoalmente no meio daquela multidão. Só espero que o som esteja em boas condições.
A propósito hoje na rádio Santana esteve a falar o Sr. António Baptista sobre a tradição da festa dos compadres mas o Sr. Marcelino não esteve lá como responsável pela sentença! Porque será?
Cá para mim o chefe da rádio Santana depois de ter mandado embora o Compadre Jodé daquela rádio, ficou com um espinha na garganta e então mistura alhos com bugalhos! Será?
Até um dia, enquanto durar a rádio nas mãos do poder....

Anónimo disse...

Oh comadre Bragada, não sabe que a rádio Santana tem os dias contados?
Esse chefe da rádio que mandou embora o compadre jodé só fez o bem ao povo da madeira, porque assim ele foi para a antena 3 e toda agente ouve ele agora á sexta-feira.
Quanto a esta festa vê-se pela programação que a musica ambiente voltou em grande e bem dizia os compadres o ano passado no testamento que iriam deixar a musica ambiente para o vereador da cultura para colocar este ano outra vez: Dito e feito, o homem não falhou.
Acho que esta festa deveria ser mais apoiada e melhor divulgada, ainda não vi nenhum cartaz da festa colocado no Funchal.
Gosto de ver o cortejo mas a sentença para mim é bem melhor. Aliás, por onde tem ido o Compadre Jodé actuar eu tenho ido ver (S. Vicente com a Mariza e ao casino com as Tunas)e é um espectaculo o homem, sendo que aqui ainda acresce as outras personagens, aquela comadre tem cá uma genica e umas goelas faz favor!!!

Anónimo disse...

Mais uma vez uma evento que poderia, ser mais bem divulgado, pela senhora Câmara.

Vou até Santana pelo cortejo e naturalmente pela sentença, que merece todo o apoio, que o curioso deste grupo é serem todos amadores, acho eu, e que representam muito bem em cima daquele palco.

Espero que a Rádio Santana, transmita a sentença, pois há muita gente em casa acamada, e assim seria uma forma de lhes fazer chegar um pouco da animação que se faz em frente à Câmara.

Mais havia por dizer da RÁDIO SANTANA e de outras que pertencem ao GRUPO, mas é melhor ficar por aqui e deixar só esta deixa, uma fiscalizaçãozinha por parte da SPA seria interessenate...

Zé Carlitos

Anónimo disse...

Dizer mal toda a gente diz, sugestões, alguém tem? E diheiro, já agora?
Esquecem-se que esta festa vale pela sentença e pelo cotejo, e não pelo que vem depois, sempre foi assim, porquê mudar agora? Se fosse diferente, diziam que era esbanjamento de dinheiro. Realmente, é preso por ter cão, e preso por não ter.
Leitor

Anónimo disse...

não mudem ...não façam nada,aguentem o tacho e entreguem a festa dos compadres aos compadres

Anónimo disse...

Ainda bem que não vem nenhum grupo conhecido porque esta festa vale pelo cortejo e pelo julgamento e acho que assim deve continuar, ou então, isto vai ser tornar numa espécie de obras das sociedades de desenvolvimento: iguais em todo o lado.

Anónimo disse...

Ai...Ai... esta festa ja nao é o k era. Ta ficando uma tristeza. No Sabado tem os galaxia. Vai haver comiçio do psd.lool Na minha opiniao podia ter um grupo nacional tipo Andre Sardet ou outra grupo do genero ate como coincide com o dia dos namorados. E no domingo o cortejo e a sentença e tb a queima dos compadres k nunca deve sair deste horario. E depois podia entao ter os galaxia ou um dj tipo o Damas.
E os versos k saiam as quintas deviam voltar a existir mas nao pra difamar as pessoas, mas so pra brincadeira sem ofender ninguem.
Pois k seja uma Festa De Compadres cheia de gente e alegria. E o Sr Marcelino k faça uma boa sentença.
Boa festa a todos.

Anónimo disse...

Na minha opiniao o programa no domingo é o normal é sempre este programa todos os anos, é a tradição não vejo nada de mal, o cortejo e a sentença nesse dia é atracção, a unica coisa que acho que podiam mudar era o programa de sábado acho que merecia mais qualquer coisa, temos bandas boas na região e grupos com outras actividades como malabarismo sei lá uma serie de coisas, mas, os gálaxia parece que é a unica que há na região veêm todos os anos a santana mais de uma vez mas pronto acho que no sábado podia haver outra coisa...Comprimentos

Anónimo disse...

Deviam era pôr a União desportiva de Santana, com os seus atletas e dirigentes, em cima do Palco, para que todos vejam onde vai o dinheiro que supostamente devia ser para o desenvolvimento cultural, em vez de um conjunto Nacional de renome, ponham mas é os jogadores a animar, dê-lhes uma bora e eles fazem umas palhaçadas, pois isso têm jeito, é o que têm feito neste campeonato.

Se a vareação da Cultura já não tem imaginação e recursos, peçam ajuda ao Almada, pelo menos com ele era outra "MUSICA".

Não vou dizer o meu nome, senão estou f....

Unknown disse...

Grande compadre Marcelino e Damião,
Um abraço a ambos, grande prestação como já nos vêm habituando.

Henrique Alves

C'ma Diz O Outro #79