Já são raras, mas ainda existem as pinhas de milho a secar nos telhados das casas. Era também umas das tradições na secagem do milho para quem não possuía um "gastalho" e que também tinham casa de telha. Outra raridade era também encontrar-se as massarocas encarnadas, que se dizia ser milho-rei e que fazia a felicidade de quem as encontrava durante a desfolhada.
Aqui fica o registo berdadeiro encontrado este ano no telhado duma casa em Santana.
8 comentários:
Santana terra do milho? hum...então os filhos da terra alimentam-se deste delicioso cereal? acho que encontrei um milho rei...felicidades muitas...ele é forte, robusto e delicioso!! um bruxo de milho rei que brilha em meu telhado ao sol de cada dia!!
boas memorias, bom pormenor, só ao alcance de um "olho" atento, diria que quase "clínico" como só o Berdades tem. Obrigado por este momento nostalgico! Abraço ao Berdades a quem realmente nada escapa!
Fotografia espectacular. Muitos parabéns.
Bonito pormenor !!
BEM APANHADO COMPADRE...........ESTA SEMPRE ATENTO.
Divinal esta fotografia, carregada de muita nostalgia. Recordo-me assim da minha infância que adoravamos encontrar uma massaroca vermelha; Destes telhados com bonecos (pombas, folhas, etc)nas esquinas; das pinhas de milho sobre as casas.
Tantas saudades, tantas recordações de Santana.
Muitos parabéns pelo excelente registo.
M. Freitas (England)
Imagem muito bem apanhada!
A isto se chama optimização dos recursos : aproveita a figura do anjo/menino (antigamente muito colocada nos beirais madeirenses, para protecção, felicidade e/ou boa sorte)e põe a secar o milho-rei!
Gracejando agora um pouco... observando a foto, diria que é de um parente próximo do Bob Marley!
Lembro me de andar na desfolhada... Muita a gente reunida a volta de massarocas e de ficar contente quando encontrava uma massaroca toda vermelha . Era sinal de Sorte..
Bem... entao no fim reuniamos todas as massarocas vermelhas e faziamos uma ``pinha´´, que depois era posta a secar..
Bela foto!.. Gostei,,,
Enviar um comentário