22 junho, 2007

O que lhe vai na alma - II.

Natural de São Roque do Faial, Santana, e aí já não residente. Eis a personalidade do mês que o Berdades decidiu entrevistar nesta rubrica e que diz muito do que, efectivamente, lhe vai na alma. Trata- se do Dr. Rogério Freitas Sousa, licenciado em Direito, Advogado e sócio fundador da RFS Rogério Freitas Sousa & Associados – Sociedade de Advogados, RL. Assistente convidado da UMA onde lecciona a cadeira de "Introdução ao Direito". Blogger com directriz.blogspot.com. E ex-jornalista. Entrevista apoliticamente incorrecta que o entrevistado acedeu em dá-la, pedindo que não se a leia.

foto in Tribuna da Madeira online




23 comentários:

Anónimo disse...

Bom dia a todo Mundo,
Os meus sinceros parabéns ao Sr.º Berdadeiro, desta vez realmente apresentou uma personalidade da Terra. Pois julgo que as personalidades devem refletir um "estatuto" adquirido a "pulso" e não pelas "familias" ou "casamentos arquitectados", pois em termos prático alguns desses nada fizerem nem sabem fazer, creio ainda que mesmo que sejam os mais humildes agricultores (não é necessário serem Doutores ou Engenheiros), estes também são e serão personalidades que representam a nossa terra por estas paragens. Ai, que saudades de Santana...uff
Ao Dr.º Rogério, parabéns pelo que conseguiu a título pessoal e profissional, por se um Excelente profissional naquilo que faz, lembro-me dele na Escola de Santana, nem sempre foi tão independente como o é, felicito-o por isso. Andava eu ainda na Escola de Santana, e já lhe dizia (e a outros) que, não só Santana, mas também S. Roque estava (e ainda está) dominado por uma "familia"...
Portanto, não compreendo é, como esta personalidade ficou TÃO independente? será que foi por ter sido aldrabado em S. Roque, e também por ter sido Jornalista do JM?
Será que todo o Povo terá de ser Jornalista do JM, para Santana "abrir o olhho"?
Para terminar, concordo em 200%, "Santos da Casa não fazem milagres", isso vê-se a cada esquina, pois quando vou a Santana noto que muita gente "cospe" no prato que come, e "compra" o lixo que vem de fora a preço de Ouro, mas é a vida, como dizem os familiares que ainda tenho por aí, "é só inveja"... e, ou entram no sistema ou vão a outra paragens. A maioria continua a "fazer-se ao piso", a colar cartazes, a falar bem do sistema e tal e coisa, até ver de onde sairá a "taluda"
Bom dia a todos (novamente), não deixo o nome senão inventam qualquer coisa contra a familia...

Anónimo disse...

Como em todas as Terras, Santana também tem gente que subiu à custa de suor e lágrimas, e óbviamente tem de ter "lambe-botas" inuteis, malabaristas, interesseiros, etc.
Gosto de todos (principalmente dos que trabalham para conseguirem..), claro, até que um dia os principais lesados (POVO) exijam dos responsáveis governativos, a respectiva factura. Esperem para ver quem vai pagar a conta.
Parabéns à Personalidade Escolhida, é de respeito e mérito sim senhor, pelo exemplo que pode ser para muitos jovens cheios de esperança que ainda vão existindo em Santana.
Felicidades a todos

Anónimo disse...

O que vai na alma deste ilustre entrevistado é o que vai na alma de muitos Bragados, onde me incluo (de naturalidade apenas) se bem que é preciso ter “tomates” para dizer o que aqui vem escrito, pois eu, como muitos – até o anónimo anterior – têm medo de represálias. Também é verdade que esta rubrica neste blogue ainda vai no 2º mês, sendo que a 1ª já fez a mossa que fez (deixou o entrevistado Paulinho sem clube para treinar), esta fará certamente muito mais, nem que seja para muito boa gente cuspir línguas de fogo de tanta raiva. De resto tá tudo dito, resta-me dar os parabéns ao entrevistado pela forma corajosa como “abriu” o livro, pois só o conhecia, como refere o berdades – Advogado das Acções Populares – mas realmente o homem tem muito mais sangue nas veias e na guelra!!
Igualmente parabéns ao berdades, que por se tratar de um simples blogue publica coisas do “arco da velha” e esta então nem se fala. Era merecedora de publicação nacional!

Anónimo disse...

Isto é que vai uma açorda!
Será que o compadre Jodé vai hoje dormir a Santana ou vai ficar pelas redondezas do mercado? Por esta entrevista vão -lhe caçar a licença de vender tomates no Mercado e apreender a fragnete.
Também não há problema porque já tem advogado à altura que até nas férias trabalha.
Parabens Berdades, demonstraste uma vez mais porque é o mais visto e lido na Madeira e nesta entrevista foste buscar a pessoa certa.
Já espero pelo próximo convidado no próximo mês, mas acho que a rubrica devia ser quinzenal.

Anónimo disse...

Esta entrevista e este blog só merecem ser comentados do seguinte modo: EXCELENTE!
P.S. - Bem que poderia ficar em 1º lugar das 7 maravilhas da Madeira (da blogosfera.

Anónimo disse...

meu amigo DR ROGERIO admiro muito desde os nossos tempos de escola e desde ja dou-lhe os meus parabens por ter coragem de dizer coisas que outros pensam(incluindo eu)mas nao podem dizer desde ja rogerio e preciso ter coragem e caracter que desde sempre te carecterizou dos nossos tempos de escola . ainda te vejo como um moco (menino) que chegou a santana com muito tedio que com o passar do tempo se esfumegou. es um DR. com muito orgulho e trabalhas para ti .forca rogerio de um amigo da escola do 9 ano que belos tempos ja tenho saudades de rever muitos amigos nossos um abraco desculpa nao posso me identificar porque o medo guarda a vida

Anónimo disse...

Esta de ter sido jornalista do JM e chamar pasquim ao DN da Fernão de Ornelas não será também inveja? É que sinceramente não percebi muita da linguística utilizada nalgumas partes da entrevista e julgo que a maioria dos bragados não atingirão o alcance de certos misseis. Nota-se pois que é realmente de alguém que já foi jornalista e estudou bastante e como eu apenas tenho o 12º, fico-me por aqui.

A Professorinha disse...

Hum... não conheço o senhor, mas conheço Santana. Gostei... tive pena de não conseguir descer à Rocha do Navio (é assim que se chama?)...

Anónimo disse...

Quem pudesse convidava este senhor doutor advogado para a sentença dos compadres do próximo ano. Não tenho dúvidas que os compadres em vez de levarem fogo do rabo eram absolvidos.
Pensem no assunto senhores organizadores e ponham este senhor em cima do palco de microfone na mão!!

Anónimo disse...

Eh pá! Não sabia que na Madeira também haviam Paulos Morais! Ainda bem. Pois que os hajam com força e não temam vir à liça a bem das berdades que este país (Madeira incluída) precisam conhecer sobre o urbanismo versus politiquismo que está a destruir a esperança da juventude no futuro.
O Cubano Jorge Ferreira

Anónimo disse...

Mais uma vez o berdades teve a intenção de abalar o comodismo e a inércia e presenteia-nos com a entrevista bombástica do Dr Rogério. Permite constatar que existem pessoas lutadoras, dinâmicas e acima de tudo insatisfeitas com as injustiças que surgem! Parabéns ao Sr Berdades pela afoiteza!

Anónimo disse...

Muito bonito mesmo,
Isto é que é falar, quem fala assim não é gago.
Este "Hómem é do Nuorte, carago" é necessário "tê-los no sitio", ora aqui está um tipo que não precisa de dizer que "os têm lá", simplesmente quem quer ver, que observe...
Verdadeira personalidade, a personificação do que muita gente gostaria de ser e ou saber ser, e que pela cobardia que graça a Céu Aberto, nem sequer nos atrevemos a deixar a "simples" identificação aqui neste espaço. O mea culpa, pois apesar de pensar com esta elevação, sou por demais cuidadoso em relação a certas e determinadas coisas, eventualmente estúpidas, no entanto não devo nada ao sistema que corrói esta Linda Terra e, tenho familia que pode ser sériamente prejudicada...
Dr. Rogério, os parabéns, por ser o que é (pelo menos do ponto de vista profissional) e poder ser considerado uma verdadeira referência. Regogijo-me, com mais esta vossa intervenção, muito oportuna, aliás como nos habituou.
Gostei de toda a entrevista, já a li uma quantas vezes, e ainda irei lê-la mais algumas vezes, mas .... aquela das "7 Maravilhas" foi demais, está divinal, foi a "Cereja no topo do Bolo" momento de grande inspiração, se fosse poeta, concerteza também teria muito sucesso.
Parabéns, Dr. Rogério.
Parabéns também ao Blogue, fico é triste, porque o Berdades muito dificilmente conseguirá (nos próximos tempos), mais uma
personagem deste gabarito.

Anónimo disse...

Pessoas como estas ,sendo doutores ou não que maltratam e renegam a sua terra não devem ser grande coisa.Se gostasse um bocadinho que fosse aconselharia e criticava mas com sentido positivo,se calhar reconhecendo que algo tem sido feito ,nem sempre bem ,mas será que ele como advogado nunca perdeu uma causa?Ele esteve em santana e não conseguiu cá manter-se porque simplesmente não arranjou clientes porque era muito antipático ,nem um bom dia derigia ás pessoas ,agora por uma entrevista já é considerado o maior cá do burgo.Dê-se valor a quem tem e este sr.Doutor ainda não fez nada por Santana para merecer tanta "honraria".julgo eu ,se calhar mal.
,mas é a minha opinião .

Anónimo disse...

Parabéns ao berdades, o Dr. Rogerio foi uma óptima escolha e hoje muitas BERDADES foram ditas.
Apenas mais 1 exemplo do sintoma do mal que afecta a nossa terra: afastam-se os bragados competentes para deixar o lugar para os "familiares"... Mas eles andem aí: os bragados competentes e atentos...
Mas o aviso maior fica ao todos os bragados em geral: ACORDEM todos têm capacidade de falar e reclamar, mas todos se conformam. O PDM, o licenciamento de novas areas comerciais,... tudo casos devido à inacção e pasmaceira dos bragados, ACORDEM E NÂO SE CONFORMEM!

Anónimo disse...

Este senhor é a prova irrefutável de que no concelho de Santana- apesar de todas as adversidaeds para quem não nasceu em berço d´oiro- se consegue singrar com muito trabalho e dedicação! Um bem--haja a todos aqueles que não têm os "tais papás" e que mesmo assim conseguem vingar a pulso, sem amiguismos e compadrios!

amsf disse...

http://pensamadeira.blogspot

Tanto elogio anónimo! E eu que pensava que os bragados os tinham no sítio!

Persistência, coerência e coragem!
De um colega do 9º ano (1986?).

António Manuel SPINOLA de Freitas

Anónimo disse...

Qualquer dia ta na hora de ser o amigo berdadeiro a ser entrevistado...

Anónimo disse...

Realmente este homem a escrever desta maneira não merece uma entrevista num simples blogue, mas muito mais. Mas pelo que me apercebo, na terra de sua Majestade AJJ a comunicação social não lhe dá ouvidos. Oh homem, tente o Expresso ou coisa parecida!
Alfacinha curioso

Anónimo disse...

Apesar de Santana ser um caso perdido, já vi muito boa gente, com menos estudos e sem usar vocabulário avançado,a (tentar ) fazer mais por Santana, do que certa gente...como disseram a maior parte dos anónimos, o entrevistado tem "Tomates" sim, a questão que coloco é?
Estará disposto a usar parte da "tomatada", para uma eventual transformação no Concelho?
Quanto ao Berdades não é um simples Blog como refere o Alfacinha curioso, é um projeto pessoal, que muito tempo leva ao seu editor, e é sem duvida na actualidade dos mais lidos blogs.
sem mais assunto...

Anónimo disse...

Não sei se este caso, a se juntar a muitos outros que por aí se acumulam, não será matéria para um CSI NY ou Santana. Já explico: é triste e lamentável haver por aí tão criativas e iluminadas personagens que se arrogam de ter sempre as soluções para tudo. Aparecem, como chuva, os Pseudo moralistas e pseudo bem-fazedores de todas as coisas, mas que na hora de dar a cara têm sempre pouco tempo.... e pouca disponibilidade.... Reconheço que há coisas a serem mudadas mas também não acredito que tudo o que foi feito foi mau como muitos tentam transmitir. Talvez o CSI não seja o organismo mais indicado para esta investigação, talvez o Dr House tenha mais sucesso e consiga encontrar essa virose que se alastra nesta terra, ao sopé da serra plantada, e que como sintomatologia mas evidente mostra-se capaz de fazer crer aos seus portadores que são eles os herdeiros legítimos do sebastianismo de outrora e que serão eles com a sua crítica, muita das vezes, desprovida de conteúdo, que operarão o milagre de fazer mudar esta nossa terra.

Anónimo disse...

Quer se goste ou não a verdade é que o Dr. Rogério deu aqui uma lição. As criticas, como é óbvio, não agradam a quem porventura tem de enfiar o barrete, mas isso é próprio de uma democracia, ou não? Por outro lado, acho que o modo e tom critico usado pelo Dr. Rogério não lhe retira qualquer mérito, pois quem o conhece sabe muito bem que ele apenas "disse" o que lhe vai na alma. Aliás, quem visita o seu blogue (www.directriz.blogspot.com) disso dá logo conta. Depois, acho eu, que em nada deve ser relacionado com o que possa ter feito para, ou vir a fazer para, desenvolvimento de Santana, pois que eu parte saiba ele não é responsável autárquico nem membro do governo (antes fosse)! Compreendo que foi contundente em certas partes, mas aquilo era e o que deveria ser dito. E dito está e muito bem! Parabéns ao entrevistado e ao Berdades.
Fico esperando a próxima e, naturalmente, visitando diariamente este maravilhoso BERDADES que não vive só de entrevistas.

Anónimo disse...

Começo por dar os meus sinceros parabéns ao autor do blog, mas não tantos quanto os merecidos pelo Sr. Dr. Rogério Freitas Sousa! Pela capacidade e qualidade de trabalho que tem, e sempre teve, pela sua seriedade, dignidade e coragem.
Temos aqui uma pessoa de grande valor para a nossa terra, afirmo-o de forma convicta e é com imenso agrado que vejo as suas qualidades serem reconhecidas por mais do que alguns!
E ainda aqui vamos, pois, é longo o caminho a percorrer, mas será vitoriosa a chegada, sem margem para quaisquer dúvidas.
Um bem haja para o Mui Distinto e Ilustre Advogado que temos o prazer de ter como conterrâneo!
Assumidamente, Maria José de Araújo.

Anónimo disse...

A entrevista tem muita coisa que se lhe diga e os comentários também.
O que não se compreende é como os anónimos, tipo "alcoólicos" manifestam opiniões, a maior parte favoráveis ao pensamento do entrevistado, e depois temem por represálias. Mas a que propósito? Santa ignorância do povo (inferior).
Certo é que se não fosse o blogue berdades õnde é que esta entrevista saíria? Por isso, e ao contrário de alguns comentaristas, o mérito não pode ser só do entrevistado, mas também do blogue e esta rubrica da alma vai de certeza prender muitos visitantes aqui, e só por isso o blogue já vale muito. Parabéns e continue porque já esperamos pela ALMA DE OUTROS.

C'ma Diz O Outro #79