16 abril, 2006

Novela da TVI.

A ler no Correio da Manhã On-Line, a noticia sobre a preocupação de dois Magistrados do Minsitério Público sobre a violência doméstica:
Maus Tratos - ‘Dei-te quase tudo’ dá um 'Péssimo exemplo'.
"Magistrados lançam ataque à novela da TVI
Bêbado e agressivo, ‘Gonçalo’ vai prometendo deixar de beber e bater na jovem ‘Sara’, a mulher com quem vai ter um bebé e está casado há pouco mais de um ano. Não resiste à tentação e, meses a fio, o drama repete-se à chegada a casa. Em ‘Dei-te Quase Tudo’, telenovela da TVI em horário nobre, ‘Sara’ foge para longe de Lisboa aconselhada pelos amigos, porque “não ganha nada em queixar-se à Polícia
”.
Um exemplo que, para dois magistrados do Ministério Público, Carlos Figueira e Plácido Fernandes, “é péssimo para a sociedade” no combate a “um dos grandes flagelos do século – a violência doméstica”. E, ainda por cima, tratando-se de uma novela “vista diariamente por dois milhões de pessoas”.E tudo porque, segundo defenderam os dois procuradores, em seminários sobre violência doméstica na Amadora e em Cascais, “no guião da telenovela, a vítima é desencorajada a recorrer à Justiça e foge para longe com o bebé – caso contrário nunca irá ter descanso..."

1 comentário:

Anónimo disse...

Aqui no Brasil tambem temos muitos temas polemicos nas novelas. Mas o autor sempre trabalha em cima e no fim "tira-se" uma lição do assunto. Não será o mesmo que acontecerá??? Ás vezes é bem-vindo a exposição de temas assim, mobiliza organizações e o próprio governo a fazer campanhas de conscientização para todo país.
Mas vale ressaltar que ainda assim, devemos conversar sobre isto em nossos lares e, principalmente, com as crianças.
Texto bem posto.
Vivian Cerimele

Filarmónica em Rock