26 julho, 2006

Clube único.

+ = ?

Com o repto lançado no 25º aniversário da União Desportiva de Santana, no passado dia 22, para mais uma "união" desportiva na freguesia de Santana, criando-se deste modo um clube único, o Berdades abre aqui um espaço de discussão aos seus visitantes, nomeadamente aos sócios dos respectivos clubes, para que expressem a sua opinião comentando este post, de preferência identificando-se. De igual modo, foi lançado um inquérito on-line onde podem também votar.

29 comentários:

Anónimo disse...

Boa noite!
Penso que entendi tudo mal, o que eu tinha percebido, era que um clube pretendia, exterminar o outro não sei porquê! talvez por complexo de superioridade dos seus derigentes, que se acham mais importantes só por terem uma equipa de futebol na 3.ª divisão, ou por terem sido campeões nacionais de bademinton, Mas esqucecem-se da função social de um pequeno Grande clube, que têm muito mais atletas do que sócios e simpatizantes, e que desempenha um papel importante na formação e aproveitamento de tempos livres dos jovens e dos menos jovens do concelho de Santana, e apesar, acho eu não ser essa a sua preocupação principal. também têm campeões nacionais e atletas internacionais. Mas afinal esta é apenas uma questão de União, e não de fusão ou de exterminação do Santanensse. ainda bem. Porque a acontecer esta união dezenas de jovens deixarão de ter oportunidade de praticar desporto.

É pena mas tenho que ser anónimo.

Anónimo disse...

Acho que essa intenção de querer fazer, outra vez, a fusão dos clubes de Santana é mau, porque uns trabalham e os outros gastam o dinheiro. A pensar-se fazer um clube único é como pensar-se fazer apenas uma associação recreativa e/ou cultural. Já pensaram unir a Banda ao Grupo folclórico? ou então unir os dois grupos folclóricos? Claro que não se pode pensar sequer nisso e a Câmara Municipal nem devia acolher essas ideias malucas. O que se deve fazer é contemplar aqueles que mais tranbalham e desenvolvem actividades para OS JOVENS DA TERRA e não para aqueles que só desperdiçam dinheiros públicos com jogadores do continente português, brasileiros, africanos, etc. Para esses os sócios que paguem se querem ter um clube, não é com o dinheiro dos nossos impostos. Não conheço o clube Santanense em promenor, mas a UD Santana tenho acompanhado e sei que o dinheiro que se gasta com estes dois clubes dava para criar mais duas bandas de música e mais dois grupos de folclóricos só com gente da terra.Os clubes que empregassem "estrangeiros" que se governem pelos próprios meios, isso sim, é que deveria ser

Anónimo disse...

Estimei muito o comentário anterior, do a. freitas... gostei mesmo... ainda bem que há, quem conheça mais alguma coisa para além do que fala!
Então ainda promponho o seguinte, que se deêm subídios/patrocínios/apoios, etc mas em função das actividades a realizar em Santana ou RAM, tendo em conta a população residente no Concelho (mesmo estrangeiros), e que por essa via paguem impostos aqui, que mais tarde revertam para o mesmo Concelho.
É claro que não se pode imaginar a Autarquia a patrocinar, por exemplo: "uma escalada à Serra da Estrela, por um grande atleta e residente" pois neste caso seria só um ATLETA, mas a comitiva teria de ser de pelo menos mais 10 elementos (tradutores, rouperios, massagistas, secretárias, etc), fora o aluguer de duas viaturas topo de gama para os levar até ao sopé da Serra... já viram o valor que isto levava...
Fiquem bem, e divirtam-se... ai como eu gosto disto! Só fico triste quando não posso deixar o nome, mesmo triste, senão... mas também não ofendi ninguém, OK?
Isto só se aplica a pessoas de bem, para os outros eu nada tenho a dizer... aliás nem há pessoas que não sejam de bem. PARA MIM TODOS SÃO HONESTOS.
Penso eu de quê...

Anónimo disse...

Caros amigos:
A situação é séria e complicada. Antes de mais parabéns ao Berdades por colocar este assunto em discussão. A minha sincera opinião é que não se cometa o erra cometido há 25 anos atrás com a fusão do Pico Ruico e Cultural de Santana. Veja-se por exemplo o que aconteceu com os sócios que eram do Pico Ruivo, onde estão agora? Receberam medalhas de 25 anos? Pura e simplesmente foram excluídos da lista de sócios.
Por isso não concordo que se volte a cometer a mesma asneira, sob pena de se fechar o Santanense que é 100% da terra e para a terra, neste caso Santana. Ao contrário da U.D. SWantana que existe só para meia duzia de Santana e mais nada. Cada um que se governe á sua maneira e os governantes têm é que ponderar a atribuição de verbas em função dos atletas e jovens da terra e não em função dos titulos obtidos por "estrangeiros".
R.M.

Anónimo disse...

Concordo com um clube único mas não apenas na freguesia, mas sim em todo o concelho e que esse clube não dependesse das verbas da Câmara para poder pagar dividas de ordenados a jogadores ditos amadores mas que ganham mais que alguns profissionais.
As outras instituições de solidariedade social e cultural merecem mais apoios da autarquia que os clubes.
A Cidade Solidária por exemplo desempenha um papel social muito mais importante que o Santana e quais os subsidios que recebe comparado com o que eles (Santana) recebe?
Por isso... fundam-se todos e formem apenas um clube e já agora sugiro um nome: Clube Unico Santanás
JLR

Anónimo disse...

Eu não percebo sinceramente porque razão o Sr. Presidente do Santana quer a união! Um clube como é o Santana, com muito prestigio e titulos não deve misturar-se com clubezinhos sem história alguma. Não chego a compreender mas se for posto á discussão dos socios vou votar contra.

Anónimo disse...

Não sou de Santana, mas como visitante assiduo do berdades não posso deixar de dar o meu contributo nesta discussão e plo que julgo saber a questão está nas mãos do sr. presidente da CM Santana: acabe com os subsidios chorudos aos clubes e vão ver que eles mesmo por si fecham as portas. Concordo com o que disse A.Freitas, pois as outras instituições "empregam" só gente da terra e recebem uma miséria. Isto sim, é uma vergonha.
Outra sugestão: em vez de se unir os clubes, a CM Santana que funda os subsidios num e então divida por igual para todos.
Parabéns ao berdades.
C.S.

Anónimo disse...

Caro R,M. Se consultar a lista dos sócios da União de Santana verá que estão lá os que transitaram do Pico Ruivo. Para receberemo emblema dos 25 anos de sócio têm é de pagar as quotas.Aliás alguns fizeram e receberam o emblema de prata

Anónimo disse...

Este último comentário demonstra que não é só a formiga branca que se passeia por este blog, também passa por cá o sistema (pois têm o cuidado de esclarecer o pessoal do contra), isso é bom, para verem que um dia a casa vai pegar fogo!

Anónimo disse...

Como é que querem fazer uma fusão de clubes se o Santanense nem tem sócios? Concordo é que se faça a desmembração, se assim se pode dizer, da U D Santana e se regresse 25 anos atras. Ai que saudades eu tenho do meu Pico Ruivo! Não tem nada a ver com isto de agora e com as condições que hoje tem esta gente, não tenho dúvidas que o concelho de Santana estava melhor servido.
Um sócio lá do Pico bem alto.

Anónimo disse...

A formiga branca também já está a deitar as antenas de fora.Um é presidente da JSD concelhia e outro presidente do Conselho Directivo da Escola. E ainda aqui vamos...

Anónimo disse...

A culpa disto tudo é do Sr.Presidente da Junta de Freguesia, Joaquim Rosa que abandonou o clube e deixou-o ir para as mãos de quem nada percebia. Enquanto ele lá esteve isto andou bem governado e se ele não volta isto vai ser um descalabro. Unir os clubes não resulta, resulta melhor mudar as pessoas senão nada feito. Eu também tenho saudades do meu "Cultural" aquilo sim, eram lindos tempos.
Parabens a este blog que ainda assim permite abordarmos, ainda que sob anonimato, estas coisas que jamais seria possivel em qualquer outro lugar.

Anónimo disse...

É só para dizer ao cometador, que refere que o Santanensse não tém sócios. concordo perfeitamente consigo. Mas também quero dizer que o Santanensse é um clube, com vida, com muita actividade desportiva e de lazer, e tem uma coisa muito importante que são os seus muitos atletas(muitos mais que a UDS) nas suas diversas modalidades, não sei se sabe, que neste momento estão a decorrer férias desportivas para miudos no concelho de Santana, sabe quem as organiza? claro que não sabe! mas eu digo è o Santanensse. Portanto não venha cá com a historia dos sócios que isso não pega.

Para terminar, quero referir, que não estou ligado ao Santanensse ou a qualquer clube. sou apenas uma pessoa que se interessa pelo fenónemo desportivo no concelho de Santana, e que de uma forma isenta tenta valorizar quem merece, e neste caso, acho que o Santanensse merece e muito.

O OBESERVADOR.

Anónimo disse...

Se alguém souber explicar que explique:
Como é que um clube que não tem sócios, faz eleições, aprova planos, relatório de actividades, contas, etc.? Deve ser aprovado pela direcção apenas! Que rico Santanense, assim até eu era dirigente desse clube.
Deve ser essa a razão so Santanense não querer a fusão não acham?
Obrigado berdades por este espaço.

Anónimo disse...

Causa grande admiração o Santanense não ter sócios, mas devo dizer que tem tudo em dia e aprovado e mais: NÃO DEVE NADA A NINGUÉM, nem passa cheques carecas.
Agora o que eu gostava de saber é como se tem 400 sócios e as contas e relatórios ainda não foram aprovados, isso sim!Se calhar ainda não estão feitas, mas já deviam estar prontas até 30 de Junho. Por isso não devem unir os clubes, senão vão unir credores com devedores, não acham?
Um "santanense" de gema

Anónimo disse...

Que bem apregoa o sr."santanense" de gema...!
Sr. santanense de gema, diz bem quando diz" NÃO DEVE NADA A NINGUÉM e não passa cheques carecas" Claro!Os cheques passados são da conta de alguns "nabos"que pagam para trabalhar nesse clube e que até hoje estão à espera de receber( e olhe que dá para mais do que uma maçaroca).
Contas e relatórios aprovados! tinham de estar, porque nunca encontrei ninguem que não aprovasse as suas próprias contas!
e mais, sabe que dizer mal de si próprio dá cadeia?

Anónimo disse...

O espaço aberto para discussão não eram ataques de parte a parte mas sim sobre a eventual fusão dos 2 clubes e é disso que me vou pronunciar:
Defendo que cada clube deve prosseguir o seu caminho como até aqui e que deve haver um dialogo entre ambos de forma a não prejudicar as modalidades de cada um.Julgo, não estou muito por dentro das modalidades de cada clube, que não existe modalidades comuns entre os mesmos, pelo que não existe razões para unir nada.Também concordo que os subsidios deveriam ser dados em função do numero de praticantes regionais.

Anónimo disse...

Se fizeram a fusão o Sr. Arnaldo Gomes, do Santanense, vai ser o presidnete da direcção porque se não me engano ele já esteve na outra fusão há 25 anos. É obra!

Anónimo disse...

O que precisam renovar são os 2 ou 3 directores do Santana, porque se lá tivesse o professor António Joaquim nem se ponha esta questão de fusão de clubes. Também penso que o professor Dionisio não a quererá, porque tem o seu clube bem organizadinho e com gente séria.

Anónimo disse...

Eu cá concordo!E vou mais longe. faça-se a fusão de todas as instituições existentes em Santana, desde as desportivas às recreativas passando pelas culturais.
Até já tenho um nome para a nova instituição: UDRCSPSTSCMS - União Desportiva, Recreativa, Cultural e Social,Para Sacar Todos os Subsídios da Câmara Municipal de Santana.
Já agora, defendo também que seja nomeado um restaurante oficial para a nova instituição, sendo o principal critério de selecção o de possuir pelo menos um campo de ténís.

Anónimo disse...

Não troquem as bolas aos socios da U.D.Santana, devem juntar mas é as varias cabeças da direcção e ver se conseguem uma sã, e assim levar a boa maré o desporto de Santana.
Juntar Santana + Santanense = a falta de mente...
Continue Berdades

Anónimo disse...

Ao contrário do que aqui já foi dito, o Santanense tem sócios. Eu, como sócio dos dois clubes, sou totalmente contra a fusão, uma vez que considero existir duplicação de tarefas.
No entanto, isso só porderá acontecer com a anuência do sócios,quer de um, quer de outro clube. Caso essa votação venha a contecer, naturalmente que votarei contra.

Anónimo disse...

Já agora e só por curiosidade, e para comparar com alguns clubes daqui do funchal, gostava de saber quantos sócios tem cada clube e qual o preço das quotas de cada um.
Obrigado a quem responder.

Anónimo disse...

Meus amigos. Antes de mais nada, endereçar os meus parabéns à direcção do Santanense, por todo o trabalho que tem desenvolvido em prol da população deste concelho. POr favor, abram os olhos. Quem não se lembra das guerras protagnizadas entre a direcção da A.D. de Machico e a sua secção de Volleybal? Tudo deveu-se ao facto de, a referida direcção, desviar sistematicamente para a sua equipe de futebol, as verbas das suas modalidades amadoras. Para quem não sabe, para além dos subsidios, o IDRAM paga ainda uma verba aos clubes por cada atleta federado. São estas verbas que interessam ao Santana, as quais serão canalizadas para o futebol.

Anónimo disse...

Não se esqueçam de quem criou o Santanense foi o professor Dionísio e o Almada

Anónimo disse...

O que era o desporto em Santana antes de surgir o CDR Santanense há 12 anos? Não existia desporto feminino; o único desporto praticado era o Futebol; Não havia desporto de lazer. Segundo a demografia federada de 2005 -dados oficiais e divulgados pelo IDRAM, o CDRSantanense teve 267 atletas (109 femininos) federados em Andebol, futsal, Esgrima, Hóquei em Patins, Natação, Corridas em Patins e Patinagem Artística; UDSantana teve 187 atletas (17 femininos) em Atletismo, Futebol, Badminton e Motociclismo; O CDRSantanense obteve 15 títulos nacionais com 4 atletas internacionais; UDSantana obteve 14 títulos nacionais com 4 atletas internacionais; Ainda segundo dados da Associação da Madeira de desporto p/Todos, organismo responsável pela coordenação e orientação da Actividade física de lazer e recreação na Madeira, o CDRSantanense movimentou 360 pessoas entre crianças e adultos masculinos e femininos do Concelho de Santana em Ginástica de Manutenção, Natação, Hidroginástica durante todo o ano, Torneios de Futsal e Férias Desportivas para crianças dos 5 aos 12 anos na Páscoa e no Verão; Da UDSantana não consta qualquer actividade;
Ainda segundo informação tornada pública a UDSantana auferiu da Câmara Municipal de santana em subsídios directos o valor anual de 156 000 Euros(13.000 mensais) e o CDRSantanense recebeu 31 200 Euros(2.600 mensais).
São dados para reflexão e que sejam analisados para que se venha a valorizar as instituições que mais contribuem para melhorar a qualidade de vida da população e criar condições para fixar os jovens neste Concelho, contribuindo também para a criação de empregos.

Anónimo disse...

O que era o desporto em Santana antes de surgir o CDRSantanense há 12 anos? Não havia desporto feminino; o único desporto em Santana era o Futebol; não existia deporto de lazer.
Segundo a demografia federada de 2005, dados oficiais e divulgados pelo IDRAM, o CDRSantanense teve 267 atletas (109 femininos)em Andebol, Futsal, Hóquei em Patins, Esgrima, Natação,Corridas em Patins e Patinagem Artística; UDSantana 187 atletas (17 femininos) em Atletismo, Futebol, Badminton e Motociclismo. O CDRSantanense obteve 15 títulos nacionais com 4 atletas internacionais, UDSantana obteve 14 títulos nacionais com 4 atletas internacionais. Na actividade física de lazer e recreação segundo dados da Associação da Madeira de desporto p/ Todos, organismo responsável pela coordenação deste tipo de actividade, o CDRSantanense movimentou 360 pessoas entre crianças e adultos femininos e masculinos do Concelho de Santana em Ginástica de Manutenção, Natação, Hidroginástica durante todo o ano, Torneios de futsal, Férias Desportivas para crianças dos 5 aos 12 anos na Páscoa e no Verão. Da UDSantana, nada consta.
Ainda segundo dados tornados

Anónimo disse...

Perante os dados, do comentário anterior "um cidadão atento ao fenómeno desportivo" fiquei com uma ideia. Até que enfim alguém manda cá para fora os dados de quem anda e quanto anda a comer do que nós paga.
Ora vejam, então não é que por sinal, se estiver enganado alguém que corrija por favor:
1. A UDS recebe mais que os bombeiros, por exemplo. E serão estes que nos hão de acudir.
2. A UDS recebe sózinha, mais que o Santanense, 3 Bandas de Música, 2 Grupos foclóricos, um grupo de teatro, e mais alguns grupos de cantares. Isto é obra, reparem ... a UDS já é campeã pois consegue gastar tudo e ainda deixa aquilo em falência técnica.
3. O grupo de Cantares os Antigos não recebe nada de apoios e tem mais gente de Santana do que a UDS no Futebol sénior.
4. O mesmo grupo referido anteriormente, consegue juntar mais gente de Santana a vê-los numa actuação do que a UDS consegue em todas as modalidades (se eles fossem contados todos numa só vez, excluíndo os repetentes)... imprecionante mesmo.
Tenho dito, é isto que me revolta, pois comem-me os impostos e ainda se riem na minha cara ao fazerem o que todos juntos, não conseguiriam fazer, um Concurso de RIFAS.
Muito obrigado a todos, principalmente ao "Cidadão atento ao Fenómeno Desportivo", ao que parece alguém bem colocado... secalhar mais do que um cidadão atento, ou até pode ser Dirigente. Se é porque não dá o nome? tem medo de que para defender o seu "clube"? Neste caso refiro-me ao Clube dos Cidadãos Atentos ao Fenómeno. Ah! Povo triste...

Anónimo disse...

só queria um pequeno esclarecimento do senhor "cidadão atento..."os 267 atletas do Santanense federados são só isso "FEDERADOS",mas não praticantes.são federados para fins de contagem de subsidio "à cabeça".o cidadão atento pensa que anda tudo cego.números são apenas números que são acrescidos aquando as ferias desportivas em que todos os participantes são inscritos nas várias modalidades.pois porque é assim que funciona o subsidio à cabeça.agora pratinates preto no branco ou melhor no recinto desportivo dia a dia...o vento de leste já não trás tanta areia, anda cego quem quer.

C'ma Diz O Outro #79