11 janeiro, 2007

Bodas de Prata.

Logotipo oficial das comemorações - - - - - - - - Logotipo da Comissão Organizadora

Celebra este ano a Escola B+ Bispo D. Manuel Ferreira Cabral em Santana, 25 anos de existência, cujas comemorações oficiais iniciam-se hoje, pelas 10h30m, no 1º Pavilhão da Escola, com uma Exposição dos Livros do Ponto das primeiras turmas existentes no ano de 1982. Uma ocasião para os antigos alunos, recordarem a sua matricula e aquela "carinha" linda constante da foto colocada no livro do ponto há 25 anos atrás! A exposição ficará patente durante o mês de Janeiro, por isso não perca a oportunidade.
De referir que a comissão encarregue destas comemorações prevê actividades todos os meses até final deste ano (Dezembro), sendo o dia oficial da escola o dia 11 de Outubro.

19 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns à Escola e à Comissão Organizadora das Comemorações dos 25 anos da escola.

Anónimo disse...

Agradeço, em nome pessoal, à Comissão Organizadora das Comemorações dos 25 Anos da Escola: Profª Amélia Furtado; Profª Graça Almada; Profª Elisabete Ascenção; Sr. Paulo Andrade e Sr. Marcelino Teles o facto de terem aceite mais este desafio que, com certeza, muito honrará a escola e o nosso concelho.

Aproveito para convidar os ex-alunos, do ano lectivo 1982/1983, como eu, a visitar a exposição e a escola. Vale a pena recordar aqueles tempos...

Anónimo disse...

Muitos parabéns à escola por mais esta iniciativa que por certo muitas memórias irá avivar. Estou ansioso por ir ver o meu retrato no livro!
Um bem haja também a este blogue.

Anónimo disse...

Assim é que é: Festejar durante o ano e não só no dia, assim também posso juntar-me à festa quando for à Madeira de Ferias.
Bom Ano e Parabens à Escola
L. Teixeira (França)

Anónimo disse...

Em 25 anos de história desta escola já saiu muito boa gente, desde doutores, engenheiros, médicos, pedreiros, etc.
è realmente um marco histórico não só da escola mas da comunidade de Santana em geral.
Muitos parabéns a todos e como não poderia deixar de ser, também a este BERDADES que está a fazer um trabalho digno.
R.M.

Anónimo disse...

Não sei a que propósito o sr. das berdades também faz parte da comissão de festas se nunca foi aluno daquela escola!!
Arranjaram-lhe um tacho certamente, o rapaz até tem jeito é verdade, mas se não foi aluno, muito menos professor, como caiu ali de paraquedas?
Pelos vistos este comentário não vai ser publicado pela razões obvias, mas sempre envio, pois o mesmo não é ofensivo.
Parabens á escola.

Anónimo disse...

RECADO ao ATREVIDO, se não sabe pergunta foi assim que me ensinaram, ou não andas-te na escola???

O Sr. das BERDADES aparece aqui como responsavel pela Associação de Pais da referida escola, coisa que no meu tempo não havia e que hoje em dia existe em qualquer escola.

Estou curioso por ir até à escola e ver aqueles livros do ponto.

Ai, ai, ai, faltas que eu apanhava por andar a jogar à bola e chegar atrasado às aulas... Bons e velhos tempos...

Só gostaria de saber se a exposição vai estar aberta ao fim de semana??

Anónimo disse...

Parabéns à Escola, claro... já disseram tudo o que importava.
...
Ainda não foi falado nada sobre os resultados das eleições, da UDS, aqui no Blog. Porque será? Alguém foi "apertado" para que não se fale, ou desta vez correu tudo bem.
Nem greves de jogadores nem nada?...
Daqui a dias já vão inventar tudo e mais alguma coisa.... parece que enquanto eles apresentarem bons resultados no campeonato niguém se atreve, e dizem-se sem medo? Não há nada a comentar? ... pelo menos digam que correu bem, pois desta vez os "corajosos" estiveram amedrontados....Ah, povo enganado!
bragado atento

Anónimo disse...

Parabéns à Escola, a todos os que por lá passaram e em todas as vertentes.
"Realmente quem não sabe deve perguntar"
E a que despropósito vem o comentário do senhor "bragado atento"? Arrume a casa que a deve ter toda desarrumada.

Anónimo disse...

Parabens a Todos. Pelo Aniverssário dos 25 Anos da Escola. Sou daquela geração que teve de abandonar a casa, a família e os amigos e ser internado numa Escola no Funchal. Acompanhou-me na saída do lar meu irmão. Que romou a outra escola, vindo mais tarde, juntar-se a mim, por não ter em Santana uma Escola após o 4º ano.Para fazer face ás despesa daí provenientes, minha mãe teve de se juntar ao meu pai no estrangeiro, o que não foi fácil para nós.
Hoje com muito agrado, regresso á minha escola, todos os anos no dia 31 de Janeiro dia de S. João Bosco.
Espero que todos os Antigos Alunos da Escola B+ Bispo D. Manuel Ferreira Cabral em Santana, também o façam.Recebemos dos nossos pais o bem mais precioso do Mundo que foi a "VIDA", os primeiros ensinamentos e valores. Mas, á Escola aos Nossos Professores devemos muito. Há pessoas na Vida que nunca esquecemos, os nossos Pais e os Professores. Estas Pessoas convidam-nos Sempre a VIVER.
M.J.Freitas

Anónimo disse...

Os parabéns à Escola (todos os professores, alunos, funcionários, actuais e antigos).
Uma especial palavra de agradecimento ao padre Izidro, que se bateu para que a escola ficasse na freguesia Santana. Na altura havia forte pressão para que a mesma fosse instalada em S. Jorge, devido ao forte lobie então existente.
Tive a sorte que um dos alunos que "inauguraram" a escola, e só fico um bocado triste por já ter sido há 25 anos, o que significa que estou a ficar velho!
Já participei no jantar dos antigos alunos realizado no Verão e irei concerteza participar em outras actividades.

Um bem haja todos!

Já agora, o que é que as eleições da UDS têm a ver com este assunto?
Enfim...

Anónimo disse...

Parabéns à escola pelos 25 anos, obrigado à professora Inês que foi minha professora e grande presidente da melhor escola da Madeira e arredores.

sucesso para todos professores, funcionários e alunos

saudades da vida de estudante

Anónimo disse...

Parabéns a escola Bispo D. Manuel Ferreira Cabral por mais este aniversário parabéns à comissão organizadora das comemorações pela iniciativa. Um bem haja a todos aqueles, que de uma forma ou de outra, ajudaram rapazes e raparigas de Santana a tornarem-se no Homens com "H" grande de hoje em dia. E que a escola continue como até aqui, a ter papel porponderante na formação dos jovens. Só falta mesmo referir, ou melhor perguntar para quando a existência de protocolos com as várias entidades do concelho procurando sucumbir a falta de oportunidades, a falta de emprego, e o desinteresse demonstrado pelos jovens de se fixarem na "cidade". Lembremo-nos que a nova Lei das Finanças Locais vem prejudicar ainda mais essa situação.. Julgo que a iniciativa deve partir das principais instituições, e evidentemente que as Câmara Municipal e a única escola secundária do concelho tem que ter papel fulcral nesse sentido, e não é, nem nunca poderão ter sido as eleições da União Desportiva de Santana. Ahhh... antes que me escape.. deixem.me ter a ousadia de perguntar, o que é que o facto de ter estudado ou não naquela escola implicana no facto de o divulgar?!?!? Não sei quem disse mas é certamente gente de Santana, que só anda a procura de qualquer coisa para poder botar a baixo, "quando não é do malho, é do malhadeiro".. Abraço a todos..e como sempre parabéns ao blog porque o trabalho e bom e mantém actualizado quem está longe..

Anónimo disse...

Neste ano de 2007 em que se comemora os 25 anos da Escola Básica e Secundária de Santana e aproveitando a oportunidade que permite este espaço na divulgação de ideias e opiniões , terá interesse em auscultar as opiniões de antigo alunos após o início das suas vivências profissionais sociais e familiares, sobre o contributo da Escola para a sua formação e sua integração sócio-profissional ou continuidade de estudos. Perante as necessidades de formação que possam sentir na sua vida, qual deve ser o papel da Escola actual numa sociedade de mudanças rápidas e imprevistas e em que outros meios e fontes de informação e formação dos jovens surgem para além da escola.
Será um debate virtual que poderá servir de "rampa de lançamento" para um debate "ao vivo" sobre o papel da Escola, família, Comunidade em geral na formação de crianças e jovens.

Anónimo disse...

Sr. Prof. Dinísio Caires,
Reconheço-lhe alguma preocupação na sua intervenção, ou não? E nao é para menos, concordo em absoluto.
Qual será o rumo dos contecimentos à nossa volta?
Pois é. Há vários anos atrás fiz-lhe essa pergunta, e quase fui insultado, e achando que era mais um jovem sem "visão" (que eventualmente não possuo).
Então saiba que ainda tenho mais preocupações que o Sr. Prof. (para além das particulares, como é óbvio) pois tive de sair, e ver sair grande parte da nossa valorosa juventude, do Concelho em busca de "real formação" e condições de vida, que em Santana não pude ter por andarem algumas pessoas à frente dos destinos do Concelho com andavam e se calhar andam:
1 - Em Santana é necessário tanto clube a consumir tanto dinheiro? Porque o Sr. Prof. (que tanto estimei) não criou o clube escola? em vez de ir atrás dos outros criando a sua "quintinha" também?
2 - Se havia pessoas com essas disposições todas como o Sr. Prof, porque não promoveu mais o desporto na nossa escola? O que andou o sr. a fazer durante estes anos todos?
3 - Julgo, que nunca a escola se abriu à comunidade, porque vem através deste bolg o fazer? Ou seja, essa "rampa de lançamento" é oficial? O Prof foi mandatado pela escola para criar a "rampa"?
4 - Qual a política da escola na abertura/criação dos cursos? É dar "taxos" aos professores amigos ou aos dos "cartão" ou promover ensino e formação útil ao Concelho? A este propósito veja-se a quantidade de cursos técnicos, e técnico-profissionais, que outras entidades (sem qualidade) têm vindo a promover em Santana enquanto os professores da Escola de Santana (numa grande maioria) assobiam para o ar, salvo rara excepção.
5 - Será que a escola abriu cursos de informática, secretariado, e outros cursos tecnicos diversos (electricidade, mecânica, construção, serviços e hotelaria, etc, tendo em vista formação e empregabilidade dos alunos ou apenas preocupou-se em promover a empregabilidade dos Srs. Professores?
6 - Será que também pensa que a escola já é tão boa, apenas porque alguns dos seus alunos chegam à Universidade? Ou preocupa-se também com os restantes alunos que esperavam mais da nossa querida escola e ficaram pelo caminho?
Abram um debate sério, sim senhor, e façam as perguntas certas e deixem-se de andar a fingir, pois o Povo um dia destes abre os olhos, e depois lamentem-se.
Pensem no que querem também para os nosso filhos, pois seremos todos responsáveis pelo que lhes reserva o futuro. Primeiro abra o debate num local próprio, pois penso que este fantástico blog, pode ajudar mas não pode dar início ao tema (ou não deveria) apesar do seu contributo.
Srs. Profs. por favor esplanem as sua ideis "lá", em vez de ficar calado à espera a ver o que lhe vai calhar.
Imagine que daqui a anos, repito, anos que irá ser apresentado na escola um "projecto de linhas estratégicas para viabilizar a escola", ideias essas resultantes de uma discussão lançada no blog Berdades no início do ano 2007, pelo Sr. Prof Dinísio, que está (nessa altura) bem reformado e que agora nao pode dar o seu contributo. Agora diga aqui onde está a piada...?
Gostava de participar nesse debate, mas aqui no blog eu gosto é de brincar... perceberam? Pois não corro o risco de perder o emprego, senão... eu faria como alguns professores. Criaria nem que fosse uma Associação Satanária...(ou Santanária, como queiram).
Estimo a escola sim senhor, pelo que me proporcionou... nao lhe devo perdoar pelo que me deveria ter dado e não deu.
Cumprimentos a todos,
Nota: Será que também acha que o Ronaldo está no MUnited, por aquilo que apreendeu no Andorinha? Pela política desportiva desse clube.
Não quiz ofender ninguém, desde já peço desculpas se o fiz, se sim foi sem intenção...
No entanto não posso deixar o nome, apesar de nada temer. Pois o que temia que me fizessem já o fizeram.
Berdades continue o seu trabalho, parabéns por nos dar este espaço de debate, porque ninguém o dá nem deu em mais lado nenhum em Santana. Bem que reclamei bastante, agora...? Que não aconteça como às Maternidades que...
Será que o bardades irá publicar isto? vamos ver...

Anónimo disse...

como antigo aluno da escola agardeço ao berdades a divulgação desta noticia que me fez relembrar os velhos tempos na minha terra.aproveito tambem para deixar um recado ao atrevido:não acuse injustamente os outros dakilo k você é,se o sr compadre fosse dos seus ai,sim não publicaria o seu comentario,e ja agora va ao site dos seus donos ver se a la alguma referencia a este assunto k só dignifica a nossa terra e enobrece todos os que por esta escola passaram,por isso deixesse de devaneios e dê GRAÇAS A DEUS se nao fosse o seu tacho nem internet teria se calhar.
um abraço atodos os ex e actuais alunos e ja agora a comissão de pais da nossa escola

Anónimo disse...

Alexandre Mendoça disse:
"Lembremo-nos que a nova Lei das Finanças Locais vem prejudicar ainda mais essa situação.."

Já agora sr. jurista! diga como?
Pelo contrário, permite às Câmaras devolver parte do IRS aos seus municipes como forma de torna-los mais atrativos fiscalmente.
1982...isso foi há tanto tempo...fui um dos que estreou essa escola!

Anónimo disse...

Já agora (mas falando sem conhecimento de causa)na exposição também tem as fotos dos professores desse ano.Gostaria de rever alguns(na sua juventude)PARABÉNS

Alexandre Mendonça disse...

asmf disse em resposta a: "Lembremo-nos que a nova Lei das Finanças Locais vem prejudicar ainda mais essa situação" dito por mim...

"Já agora sr. jurista! diga como?
Pelo contrário,

permite às Câmaras devolver parte do IRS aos seus municipes como forma de torna-los mais atrativos fiscalmente."

1º- devo dizer-lhe que não sou jurista, e que eu saiba nem é preciso sê-lo para conhecer a lei de financiamento local. Curso em Administração Pública deve chegar.

2º- Vejo que você tem estado muito atento às entrevistas do Engº José Sócrates pois usou exactamente as mesmas palavras.

Quanto á lei de bases em si, repare você no facto de santana ser um concelho rural, onde grande parte do território e floresta, floresta essa que além de ser da laurissilva, é também património da UNESCO, onde é que você, ou qualquer outra pessoa poderá construir? Naqueles sítios e terrenos que pertecem a poucas pessoas, que devido á especulação mobiliária só irão vender os terrenos a preços muitos elevados, e depois como pretende fixar pessoas em Santana, não vê você que nada servirá às Camâras poderem devolverem parte do seu IRS aos municepes, se não houverem municepes. Mas você talvez não tenha reparado nisto porque afinal isto encontra-se subentendido.

AAHHH e mais diga-me quais são as prespectivas de emprego que um jovem recém formado tem em Santana?? E diga-me você se achas que a nova Lei de Financiamento Local não tem nada a ver com isso. Será que mesmo que trabalhe fora me continua a dar uma parte do IRS???

Desculpe a resposta tardia, mas é que só hoje e por mera curiosidade é que vim até este post ver se havia algum comentário diferente e vi o seu...

C'ma Diz O Outro #79