01 fevereiro, 2007

Da história e cultura de Santana.

"Olá People do Berdades!!!Sabiam que o hino do grupo folclore de Santana foi um hino feito para um grupo que em tempos existia que se chamava "Os Fartinhos ".!? Eram todos irmãos. Esse grupo existiu durante 7 anos. Houve alguém que pertence ou pertencia ao grupo folclore de Santana e pediu a um dos elementos a permissão de utilização desse hino no grupo folclore. Apenas quem o fez deveria ter pedido a todos os membros que ainda restam desse grupo ou mantido o Verdadeiro nome do hino ( “ O Hino dos Fartinhos” ) mas pronto….Isto é desconhecido por quase todos os SANTANEIROS lololololololo
Aqui vai a foto do grupo para prova da sua existência."

***
Texto e foto recebidos por e-mail do nosso conterrâneo Gonçalo Pontes, algures no Continente Português, a quem o Berdades agradece.

10 comentários:

Anónimo disse...

ola sr compadre sou eu o marco leça sera k podia m facilitar o contacto do gonçalo ou saber se ha algum registo musical deste grupo?
um abrço e obigado
adorava ouvilos ja agora sabe me dizer algum site onde pesquisar musica da madiera?
marco_leca@hotmail.com
obrigado por nos por a par da nossa terra um ABRAÇO..

Alexandre Mendonça disse...

Pelos vistos em Santana tende-se a esconder sempre a origem das pesquisas, pois como todos sabemos os grupos folclóricos, baseiam-se numa pesquisa. É pena que isso acontença, pois as nossas raizes pertencem aos nossos antepassados e não aos autores da pesquisa, embora os mesmos tenham muito mérito pelo trabalho efectuado. Eu também não tinha conhecimento destes facto apresentado pelo Berdades, mas dou os parabéns aos autores do Hino pois tenha ele o nome que tiver será sempre um excelente hino...
Um abraço a todos, em especial ao Gonçalo, um amigo de infância que já não encontro faz muito tempo... abraço

Anónimo disse...

Espectacular este registo cheio de muita história de Santana e a foto é bem elucidativa disso.
R.M.

Anónimo disse...

Curioso o assunto. Ainda há cinco minutos atrás em um programa da RTP-Madeira dedicado às festas dos compadres, a apresentadora questionou o sr. vereador da CMS (penso que o da Cultura), se a tradição da queima dos Compadres sempre existiu, qual a sua origem, e por aí fora. O sr. respondeu, pois como vereador da Cultura ou pelo menos como convidado do programa documentou-se muito bem, respondeu que: "Desde que me lembro que se queimam os compadres."
Ou seja não fazia a mínima ideia do que é a Queima dos Compadres, qual a sua simbologia ou respresentatividade. Já agora podia ao menos recuperar o nome verdadeiro da Festa, pois sempre foi Festa dos Compadres e das Comadres.
Quanto aos pelouros da câmara deviam ser entegues a quem sabe da poda, ou ao menos arranjavam um acessor bem informado. Viva a cultura genuína do povo!

Movimento Lombo dos Clérigos a Cidade Já


Sr. Berdades para quando um post ou sondagem a questionar qual a validade/utilidade daquela estrada, além de destruir património natural do concelho?

Anónimo disse...

É bom saber estas noticias, porque o que temos aqui é uma violaçao da lei de autor, qualquer quer que seja a obra, que seje reproduzida por outros difusores, tem de ter a permissao legal do autor ou autores neste caso. Mas com tanta pirataria no mundo da musica por causa da internet, esta noticia na é de espantar.

Anónimo disse...

Sr: Estave said...

lolol
o assunto não é piratiar nem ganhar dinheiro com isso, apenas o motivo desta informação é para apenas quem quiser saber a verdade que á oiça pois verdades á muitas mas verdade é uma

um abraço
G. Pontes

Anónimo disse...

Compadre, o Gonçalo não identifica os senhores na foto? Seria bonito e também uam valorização do nosso património se ainda um deles estivesse disposto a relatar as suas vivências. E ainda existem umas famílias em Santana que ~sao os Fartinhos, ou não? No PInheiro? Um grande abraço

Anónimo disse...

Parece ser pessoal do Sítio do Pinheiro!

Anónimo disse...

Caro amigo!! Anonymous said...

Eu sei isto porque o meu pai é um deles lolololol. E graças a Deus que ainda é vivo.

Mesmo agora nas ferias do natal ele teve-me a contar a historia deles como saidas deles tais como: romarias; idas a festa da Ponta delgada( a pé naquele tempo); e até ao funchal, foram cantar á quinta Vigia.....

Saudações Santanenses

G.Pontes

Anónimo disse...

Epá! A única Boys band da família na net!
Estes é k eram artistas a sério!O seu amor à música conseguia mesmo mover montanhas! Tinham até um "maneija" (o pai) k os seguia p toda a parte!
Quer dizer, seguia-os também para evitar as zaragatas, porque a animação era muita por quer que passassem!
A verdade é que sinto um orgulho enorme por descender de um dos elementos deste grupo. Para mim sempre foi uma delicia ouvir as aventuras e desventuras k viveram, contadas sempre com muita alegria pelo meu avô.
Gonçalo e Compadre, muito obrigada por este esclarecimento, foi uma prenda como ha muito não recebia!
Um beijão enorme a todos os Fartinhos no Pinheiro em geral e no mundo em particular!!!

C'ma Diz O Outro #79