05 fevereiro, 2007

Festa dos Compadres em imagens.

Reportagem fotográfica do Berdades realizada no dia de ontem na cidade de Santana, com milhares de pessoas a assistir a esta tradição carnavalesca.



Seguem-se os 2 desistentes do cortejo, ambos por por avaria mecânica, a "abelha de praça" nem iniciou o frete e o "centro móvel" abortou a meio do percurso.

21 comentários:

Anónimo disse...

Não sabia que a festa agora era internacional, fez-me lembrar o EUROFESTIVAL DA CANÇÃO. O apresentador este ano esteve mais sério que sóbrio - AINDA BEM. Agora a Apresentadora/tradutora a falar francês e inglês, não havia necessidade. o Bom foi ve-la anunciar a sentença e depois não houve tradução da mesma!
Julgo que a haver apresentadora/tradutora deveria ser para Ucraniano.
Parabéns à festa e esse povo (português) que lá foi como eu.
R.M.

Anónimo disse...

Realmente concordo com o R.M. - o mais ridiculo, mas porque é carnaval aceita-se - APRESENTADORA E INTERPRETE - Não sei porque não falou Castellano, (no JM diz que foi em Francês e Inglês)!!!
Mas que falta de imaginação!
Já repararam que o Jornal da Madeira também gostou? A julgar pelo que acabo de ler, porque não fui à festa, até parece que quem faz os bonecos sem piada daquele jornal é que fez o texto do julgamento para enviar à CMS,ou seja, ATACAR O SOCRATES e defender AJJ.
Cheira-me a esturro!
Um aviso ao Sr. Bloguista:
O Berdades em vez de publicar tantas fotos deveria também escrever, porque ultimamente tem escrito pouco e fotografado muito e isso também cansa. Ou já lhe falta imaginação?
Um abraço e bom carnaval a todos
HJVieira

Anónimo disse...

O sr. berdades de certeza estava dormindo na hora da sentensa porque nao publicou nenhuma foto da sentensa mesmo assim muitos parabens e que continue sempre

Anónimo disse...

Foi a melhor festa de sempre, bem organizadinha. Dois dias de festa em cheio. Obrigada à CMS por estes dias.
Andam aqui só para dizer mal, mas acho que a ideia da apresentadora traduzir para francês e inglês foi o que deu um toque mesmo bom, era isso mesmo que faltava, pena a sentença não ser traduzida, mas penso que podriam fazer isso para o ano, porque a maioria dos estrangeiros iam apreciar.
Não me lembro de festa igual.
Assim, sim apetece a ir à festa e para o ano se lá chegar estarei novamente.
Mais uma vez, parabéns à Câmara Muncipal de Santana especialmente ao departamento da cultura que está a fazer um bom trabalho na divulgação das tradiçõe se costumes.

Anónimo disse...

A festa podia ter sido boa, mas fiquei decepcionado quando lá me desloquei e não vi representado no cortejo nem na sentença o que mais marcou a vida dos santaneiros no ano de 2006, para muita estranheza minha.
Ninguem falou das Rifas do Jeep que siau ao presidente do clube, à irmã e ao gajo do stand (porque será que nem um piu sobre isso?)
Um prédio parado por violação do PDM, excesso de indice de construção, afastamentos e nem sei que mais, foi falado na sentença mas para atacar o vereador do PS que não queria a farmácia no centro, quando as ilegalidades graves são da CMS; Outro prédio ao lado deste que ultrapassa nem sei quantos pisos o PDM, o ,execsso de construção, também não falaram; A falta de ordenamento da cidade nem um piu; As eleições do clube da terra que agora é só funcionarios da CMSe meteu outra vez o deputado lá nas listas para pedinchar no Funchal; Um caminho ao lombo do clero só para meia duzia; Um campo de ténis que custou 80 cts. devia ser flado, m as nem um piu; O Presidente da junta que armou-se em presidnete dos veteranos para andar em guerra com os séniores e quer arranjar tacho em treinador ou coordenador do clube; da rádio local que é só publicidade e não dá nada de jeito, anda a reboque da calheta e JM; Umas contabilidades bem feitas em Santana que agora os contribuintes tão recebendo cartas do Fisco para pagar milhares de euros por causa do contabilista malabarista;
Porque será que nada disto foi visto ou falado na festa?
Se calhar ninguém sabia disto.

Anónimo disse...

esse senhor ou senhora H.J.Vieira que veio para aqui dizer que são muitos retratos devia tar era aqui da frança para ver se não gostava, até pedia por mais.
obrigado ao sr. desta internet de por estes retratos porque aqui no estrangeiro as pessoas matam bastantas suidades da terra natal. Eu não sou natural de Santana mas tenho aqui muita gente amiga daí que me ensinou a vir aqui ver estas coisas e eu gosto bastante de ver os retratos da madeira e o que o senhor escreve. Quando poder veija se também poe algum retrato de Santa Cruz.
Obrigado e ponha mais, a festa parece que foi boa e tava bom tempo ainda bem que deus ajudou.
Gorete de França.

Anónimo disse...

O nosso(a) amigo(a) HJVieira, por não vir à festa é que distorce a realidade...eu estive presente e achei e as traduçoes foram úteis...Vi um espectacular cortejo etnográfico e o trapalhão muito pouco contundente.A sentença dos compadres foi ao nivel dos anos com mais qualidade!Teve muito humor, sal e pimenta a gosto...a maior crítica política foi direitinha para a Câmara de Santana e no que respeita a sua critica, independentemente da minha cor politica...acima de tudo eu sou Madeirense...pois o Povo é que sofre as consequências!Espero que para o próximo ano haja igualmente uma critíca tão abrangente, forte e independente.É salutar!Bem hajam!
L.J.Gonçalves

Anónimo disse...

Realmente essa das rifas do clube não sei como passou em claro, era uma galhofa de partir a cabeça a rir com essa história, mas de facto ninguém satirizou tal "aldrabice" ,nem no cortejo nem na sentença. Foi pena!!

Anónimo disse...

ao contrario do que foi dito, o berdades postou uma foto da setença dos compadres 2007, ainda que embora muito distante, pois não deu para reconhecer os figurantes. o que o berdades poderia ter feito, acho eu, era ter feito publicidade da mesma uma vez que é um dos momentos mais esperados da festa. taobem o ano passado fiquei decepcionado por nao ter visto nenhuma foto relacionada com a mesma e mais triste fiquei ainda quando fiz um comentário acerca disso e não foi postado. este ano, ainda mais que os outros anos gostei daquilo que vi e ouvi. muitos parabéns ao sr. manuel joão que tem uma criatividade incrível no que concerne a manter viva a tradição bragada!

um abraço também ao sr do berdades, e não deixe de fazer aqueles comentários 'malucos' que nós adoramos ver associados às fotos, porque nao quero preferir outros blogs em detrimento deste.

Anónimo disse...

espero que nao seja verdade tudo aquilo que foi dito na setença, porque sendo assim irei ficar com má impressão do blogger. 'fazer campanha negativa' da setença dos compadres? onde é que passou isso que eu não vi? só se foi alguém que se fez passar pelo berdades'author para lhe denegrir a imagem, porque á vista está a quantidade de pessoas,que assistiu a este 'espectáculo', foram às centenas, as pessoas presentes tanto o ano passado como este ano, e à maneira que aplaudiram demonstrou que se deliciaram com o que viram e ouviram.
até a minha avó que ouviu através da rádio disse: 'aquele marcelino cada vez tem mais jeito para fazer aquilo'!

Anónimo disse...

Senhor Zé do Estrume,perdeu a grande oportunidade da sua vida.
participar no cortejo...!com tanta informação(sabia que havia prémios?) Ficava em 1º lugar e destacado como o Caniçal.
Pela sua intervenção agora, aquilo que achei bom de mais,parece-me que foi um rascunho.
Onde andava(estava de serviço?)quando abriu as inscrições na CMS para o cortejo?A língua não dói e o anonimato também não, é preciso é ter T....tes, e deduzi que não os tem...talvez no sitio.
Mas já agora ainda bem que não se apresentou, porque todo os outros grupos ficariam sem hipóteses.
Dou-lhe um conselho leve essas suas ideias ao cortejo Trapalhão. vai muito bem servido,quem sabe vai parar ao Guiness.

Anónimo disse...

A festa foi boa e dou os parabens ao senhor presidente Carlos Pereira por manter viva esta tradição bem bonita.
Gostei do cortejo e da sentença mas acho que o sr. presidente poderia avisar para não dizerem tantas asneiras porque se fica alcançados e muito asneirenta.
Até ao ano

Alexandre Mendonça disse...

Aii!! Saudades... Parabéns pelas fotos, e também a todos quantos mantém viva esta tradição, tenho pena de não ter estado para poder ajudar... Mas voltarei... hehe

Anónimo disse...

Em primeiro lugar quero dar os meus parabéns a este maravilhoso blog que dia após dia, seja escrito, fotografado ou falado, dá-nos noticia do que se passa na terra e assim "mata" saudades aos muitos emigrantes.
Em segundo lugar endereçar também os parabéns à Câmara de Santana pela organização desta festa e manter viva a tradição (tradição que começou na Achada da Cruz e não em S. Jorge).

Anónimo disse...

sr jode um abraço do alentejo e obrigado poer nos fazer viver a festa a kem ta deste lado...
infelizmente a sempre santos a criticar ,aproveitem vao ao site da cms ver as fotos...eu nao as acho por la...
depois o berdades é k é mau,tenham vergonha

Anónimo disse...

Os meus parabens a Festa dos compadres k este ano ate nao foi má. Tenho pena k no local onde estava a ver o cortejo ja tinha havido as 2 desistencias, k parece k estavam castiçes. Ao pessoal do carro de praça (pessoas k eu conheço) espero k pro ano ponham a Abelhinha a andar e acabem o cortejo pq ate abelhinhas como aquela(Peugeot 504 Grd) ja nao se muitas por ai.
Ao Sr.Berdades e a todos os compadres um abraço.

Anónimo disse...

Antes de mais, os meus parabéns pelo seu trabalho nas manhãs da 3 e obrigado por me fazer acordar mais bem disposto às sextas-feiras :)

O compadre Jodé este ano colocou uma foto da sentença. Já estou gostando mais...
Já vejo a sentença há 5 anos, acho que estão melhorando cada vez mais e a de este ano foi de longe a melhor de todas.
Sendo o compadre Jodé um pessoa da comédia, já estou desejando de chegar a sexta-feira para ouvir o que vocemecê tem a dizer sobre a sentença. Ou não vai dizer nada?
Se não disser nada...é como o outro...mais vale estar calado do que dizer mal...como no ano passado na TV...
Vamos ver este ano na rádio como vai ser...
Continuações.

Ricardo Cunha

Anónimo disse...

Também sou de acordo que não se deve dizer asneiras...mas estas é que arrancam muitas gargalhadas do quem está do nosso lado. Não se esqueçam que segundo eu entendo, a sentença é a representação de muitos usos e custumes... infelizmente ainda existe muito calão na nossa sociedade...acho bem,pois ali eles representam aquilo que o povo faz e diz...

Anónimo disse...

OH Zé do estrume de merda,parece que nunca vais ao blog do berdades...acho que devias vir ao cortejo,para ver-te trabalhar,já que és um falhado opositor,nem falar sabes!Garganta!...

Parabéns para a sentença e cortejo!

P.S. Acho que o berdades ainda faz muito pela festa dos compadres...quanto às fotos da sentença devia estar menos rancoroso...Abraço

Anónimo disse...

Da sentença ainda tem foto,agora a escola do Porto da Cruz é que parece que foi esquecida não sei porquê!Será que não merecia também aqui uma foto?
Francamente e até estava muito engraçada.
Ou ponha de toda a gente ou então não ponha nada, assim parece que tem amigos e só publica o que lhe interessa, mas não é justo porque também gostamos de nos ver aqui, já na televisão também não apareceu.

Anónimo disse...

ao nosso amigo ze do estrume acho melhor que se calasse. se soubesse das asneiras que faz pela calada e aquilo que faz por traz, a camara nao precisava de oposiçao. p.s.para o ano o bolo rei sera maior.compadre jode es e seras sempre o maior.

C'ma Diz O Outro #79