24 fevereiro, 2007

A escola ao nosso encontro.

Deu-se hoje inicio, em São Jorge, ao 1º Encontro de Pais e Encarregados de Educação dos Alunos dos 2º ao 6º anos de escolaridade do concelho de Santana. Sob a organização da Escola B+S de Santana (Conselho da Comunidade Educativa, Conselho Pedagógico e Associação de Pais) e da Delegação Escolar de Santana, estes encontros visam essencialmente alertar os seus destinatários para as orientações educativas de crianças e jovens. Insere-se no contexto Escola/Família - Estratégias para o Sucesso Educativo e, como tal, serão ministrados 2 módulos distintos, cada um com a duração de cerca de 1 hora e dividido por 3 temas, cujos prelectores são os seguintes:
Drª Gorete Mendes (Características do desenvolvimento da criança); Dr. Nelson Carvalho (Orientações sócio-afectivas nas tarefas escolares - interesses/motivação); Prof. Rui Moisés (Importância da Formação na Sociedade actual); Prof. João Gabriel (Necessidades de hábitos de prática desportiva nos primeiros anos de escolaridade); Dr. Mário Rodrigues (Comportamentos desviantes dos jovens - responsabilidades dos pais) e Drª. Sandra Anjos (Alimentação saudável).
De forma a contemplar todos os pais do concelho, a organização calendarizou os encontros sempre aos sábados, assim distribuídos: 24/2 e 3/3 freguesias do Arco de São Jorge e São Jorge (na escola de S. Jorge); 10/3 e 17/3 freguesias da Ilha e de Santana (na Câmara Municipal); 14/4 e 21/4, freguesia de S.Roque do Faial e do Faial (Escola das Covas 1º Modulo e Escola de S. Roque do Faial 2º Módulo).


Apresentação do Módulo I em S. Jorge - foto Berdades

3 comentários:

Anónimo disse...

Quero parabenizar a E B+S de Santana pela iniciativa! Realmente jé é tempo da escola tornar-se mais aberta à comunidade em que se insere! Como sub-sistema deveria ter sido sempre "permeável" aos restantes, obtendo com certeza, proveito disso! Agora como comemora os 25 anos, já está a ficar adulta e com "juizinho", então empenha-se em realizar projectos e acções de verdadeiro interesse para a população! Apesar dos temas a abrodar serem de pertinência avultada, acho que deveriam ter incluído nesses temas o aspecto da educação para a sexualidade! Do meu ponto de vista este é um assunto que merece a atenção de todos, pais, alunos e professores, de forma a que a nossa sociedade seja cada vez mais possuidora de informação correcta, de conhecimentos actuais, sem nunca esquecer nem deixar desmerecer os valores e as normas que são princípios regentes da vida humana.

Espero que a E B+S cresca e transforme-se num bom exemplo de Escola!

Alexandre Mendonça disse...

Parabéns pela iniciativa, mas ainda assim parece que falta a presença dos principais visados desta iniciativa- os jovens e os estudantes. Mas de qualquer forma é um passo importante, dos muitos que devem ser dados na procura de um melhor ensino.

Anónimo disse...

Parabens à organização destes encontros, realmente os tempos hoje em dia exigem que assim seja: a escola mais aberta.
J. Rodrigues

Filarmónica em Rock