15 março, 2007

Marca(ram) distâncias.

Agora marcam recordações. Já nem lhes prestamos atenção, daí que quase nem se note a sua ausência. O desenvolvimento e progresso dos tempos fez com que os marcos da Estrada Regional "antiga" do nosso concelho desaparecessem no tempo. Encontrá-los inteiros e originais, nem pensar. O Berdades encontrou na freguesia de Santana (Sitio do Lombo do Curral) o "quilómetro 50" na E.N. 101, todo pintado de branco, onde as letras cravadas eram a preto. Com maior frequência, por ser de 100 em 100 metros, também encontrávamos o marco do "hectómetro". Era pequenino, pintado de branco e vermelho, com inscrição a preto. Também descobrimos um, o "hectómetro 9", com referencia ao quilómetro 50, na mesma freguesia (Sitio do Serrado), quase todo enterrado pelo alcatrão.
Tudo se acabou e na memória de muitos fica a recordação dos tempos em que íamos a pé para a escola ou para a missa e sabíamos de cor onde encontrá-los. Tanto encurtavam como distanciavam nossas distâncias.
Contemplemos agora os marcos da via rápida e da via expresso, que até são mais modernos.

7 comentários:

Anónimo disse...

Espectacular este post. Realmente o berdades só nos surpreende a cada dia que passa com seus post's. Ao contrário de alguns comentários que vi há tempos no blogue, onde se dizia da falta de imaginação do autor do blogue, eis aqui a prova em contrário e como não deve ser fácil postar diariamente noticias, muita coisa o berdades faz.
Muitos parabens por este post que vem realmente recordar tempos antigos da nossa madeira, se bem que ainda exista marcos da estrada noutras zonas da região onde as vias expresso ainda não chegaram, efectivamente em Santana existem poucos e eu nunca me tinha apercebido de tal facto. Foi preciso o berdades vir abrir a minha memória.
Acho que também deviam preservar os que ainda existem, pois como demonstra as fotos estes 2 marcos estão ao abandono.
M. Freitas

Anónimo disse...

Este hectómetro escapou pelas orelhas porque está próximo da Câmara Municipal, senão! o do Quilómetro escapou porque está ao pé da casa da Srª. ex-deputada. Como se vê tudo tem uma lógica, até nos marcos quilométricos de Santana.
HF

Anónimo disse...

Será que não havia outra coisa para colocar neste blogue do que pedaços de pedra que nada dizem?
Não concordo com o M. Freitas, pois este blogue deve é espicaçar mais a ver se o povo de Santana abre os olhos para as coisas reais e não para fantasias, neste caso enterradas no alcatrão.
A propósito: porque é que o Berdades não fez noticia aqui que o sr. presidente da junta de freguesia de santana, professor Joaquim Rosa perdeu o cargo de "presidente" dos veteranos do clube para o sr. vereador socialista, nas eleições feitas há dias?
Algo já vai mudando nesta terra e é isso que o blogue deve anunciar para que as pessoas saibam o que se passa na terra.

Anónimo disse...

Já li por aqui algures, que o Blogue só volta à "cena" após o dia 6 de Maio. A princípio fiquei intrigado com essa teoria, mas com estes temas que têm vindo ultimamente à baila, começo a acreditar que é verdade. Pois apesar de reconhecer o quanto é difícil postar todos os dias coisas novas e diferentes, também é verdade que em Santana, não falta é conteúdo digno de postagem diária.
Não sei se o Dr. AJJ não tem razão, quando refere que tudo se resume a "ter ou não ter testículos" (comentário que também já li por aqui no Blogue).
Conclusão: Até ao dia 6 Maio, não é possível nem conveniente levantar muita "poeira".
Pois é Bragado Atento, tudo tem uma lógica. Quando andava por aí achava que era coincidência, mas....?????
E esta!?

Anónimo disse...

Só faltava essa!meter política nos veteranos.Para esclarecimento do bragado(des)atento,nos veteranos todos são eleitores e todos podem ser eleitos.Cada elemento vota no colega que acha que deve coordenar os jogos e outros eventos dos veteranos nesse ano. Votaram 23 pessoas,o Adelino teve 10 votos,o Joaquim 9,o Luís 2, o Avelino 2 e o Samuel 1 e claro que os restantes tiveram 0.Nada mais transparente e democrático. Os 3 primeiros formam a Comissão Directiva. Quando quiser emitir opiniões acerca dos veteranos apareça nos jogos!

Anónimo disse...

De facto isto vem mesmo recordar a minha infância, muito bem escolhido.
Acho que não se deveria publicar os comentários que nada dizem respeito ao post, mas quem sou eu?
R.M.

Anónimo disse...

olá berdades!! muito interessante este post! algo que nos passa muitas vezes despercebido, mas que outrora era parte integrante da paisagem da nossa terra! mas se percorrermos com alguma atenção a nossa antiga estrada ainda se encontra alguns desses "ícones"!!!
quanto aos senhores que fizeram comentários descabidos relativamente ao post, parece-me que sentido de oportunidade e timing é coisa que desconhecem!!! oh que gentinha impertinente!!

C'ma Diz O Outro #77