15 maio, 2007

O homem dos 7 instrumentos.


Ganha a vida assim. Toca instrumentos tradicionais, como sejam: gaita, bombo, ferrinhos, rebeca e ate o brinquinho. Por vezes, também canta musicas tradicionais do nosso folclore. É residente em Santana mas passa a maior parte do tempo a tocar na cidade do Funchal, junto do mercado dos Lavradores ou na Rua Fernão de Ornelas. Parece que agora assentou arrais à porta das casinhas típicas, ao lado do edifício da Câmara Municipal de Santana.
Garantiram ao Berdades que as autoridades já lhe apreenderam o bombo ao que, suspeita-se, por eventual poluição sonora!
Siga a música!

17 comentários:

Anónimo disse...

Durante o tempo que o homem tocava "bombo" numa lata de plástico ninguém mandou apreender nada. Comprou um bombo novo, pois foi-lhe logo sacado.

Anónimo disse...

Infelizmente penso que a mudança de local deve-se aos ultimos acontecimentos passados no mercado.
Para quem nao tem conhecimento dito senhor foi assaltado pelo um toxicodependente, a sua salvação foi quando um transeunte daquela via ao se aperceber de tal situação deu uns valentes socos no ladrão, deixando-o inconsciente na passadeira.
O Transito fico condicionado por 15 minutos enquanto nao chegou a policia.

Anónimo disse...

Toudos temos direito a viver,
deixem o homen trabalhar ,
comprimentos compadre.

Anónimo disse...

Pois é,
A vida está dura... não sei se tenho de elogiar o papel da autoridades ou se o do "artista".
Mas tenho cá uma coisa que não compreendo.
- Como é que é posível isto estar a acontecer no ano de 2007? (ninguém faz nada?)
É provável que quem tem o poder nas mãos deve estar à espera que este "artista consiga um trabalho a sério". Pergunta-se: Se gastamos tanto dinheiro a apoiar quem pode trabalhar, vulgo subsídios a diversas entidades da terra, porque não gastamos uns "cêntimos" com estas pessoas? Sim porque em Santana existem mais alguns "artistas" - infelizmente.
Outra teoria... é:
As autoridades deveriam estar à espera desta situação, pois anda "muita gente" a tentar provar que Santana é uma Cidade, (para além do que já está provado apenas no Papel), ou seja, nas cidades existem destas coisas, portanto, concluí-se que isto é mais uma característica de Santana ser uma Cidade?
Há com cada uma que nem lembra a... ninguém. :)
Porque o Berdades foi lembrar-se de postar isto (e bem)? Poderá ser a sorte do artista... será que alguém irá descruzar os braços? Vai uma aposta (que não)? :)
Continue Berdades :)

Anónimo disse...

talvez se pegasse numa enchada e desse dias fora ganhava mais .. e nesse meio nao falta trabalho .

Anónimo disse...

Ditar regras a este Artista, não é fácil. Pois difícilmente respeita e obedece a alguém. Penso que será sempre um Artista Ambulante. E agora que está viciado neste feitio de ganhar o seu pão, nunca deixará de actuar nos seus lugares de costume. A solução passará, por pedir ao Artista que baixe o volume da sua aparelhagem sonora.
MJFreitas

Anónimo disse...

Será que algum dos comentaristas sabem que este "artista" chega a ganhar por dia 60, 70 ou mais euros de esmolas? Bom proveito lhe faça, por isso acho bem que se tem folego e força para tocar instrumentos, deverá também de obedecer a regras e as autoridades existem para isso. Não vamos agora chamar de coitadinho, porque não é. Poderá ter alguma defeciência fisica, é certo, mas como muitos outros que a têm e respeitam as regras. Pelos vistos este exagera no barulho. É diferente o barulho do tocar gaita do que o barulho do bombo, não acham? Mas apreender o bombo num dia não significa que o artista não trgaa outro, ou até uma lata (como já vi), um dia depois. Por isso o rapazinho só tem mesmo que cumprir com as regras e ordens que a autoridade lhe der!
Só me resta dar os parabens ao blog porque de facto aborda várias temáticas de Santana, todas elas surpreendentes e de qualidade. Fico ansiosa e curiosa por saber (e ver)o que será lançado pelo berdades.
Continue comapdre jodé para nosso contentamento.

Anónimo disse...

Deixem-se de lamentos porque a presença do artista neste local atrai mais turistas à zona e de certeza que alguns comentários aqui feitos será de alguem do parque temático, pois estão invejosos dele não ir para lá actuar e por conseguinte atrair mais visitantes.

Anónimo disse...

realmente o comentario do bragado atento tem logica, e sinceramente axo que esse artista tem o direito de tocar. Mas também é berdade que por vezes nao respeita as autoridades, mas isso só demonstra o amor que ele tem pelo que faz. Ali há talento não acham? apesar das limitações fisicas e mentais que tem sabe manobrar muito bem aqueles instumentos, há que lhe dar o devido valor porque merece, e ele é concerteza uma nova atração para os turistas sem dúvida. E ja' agora se ele ganha esses tais 70€ de esmola, pensando que as pessoas não lhe dêem esmola por pena, é porque reconhecem a sua qualidade. finalmente acho que não havia lugar melhor onde se podesse enquadrar, pois assim mostra melhor o que é santana, a sua cultura. abraços a todos.

Anónimo disse...

Meus amigos, até estou admirada com tantos comentários feitos a este post! Pois, por aqui tem aparecido tanta noticia e tantas fotografias e hoje não sei porque razão toda a gente vem comentar o "homem dos 7 instrumentos" ! Pois eu também vou comentar o post e não o "artista" como muitos comentaristas de "1/2 tigela" o fazem: o titulo do post refere 7 instrumentos; no texto da noticia, se bem contei, aparece apenas a menção a 5!! Só por aqui se vê que o sr. bloguista distraiu-se, mas isso ninguem comentou! Isso é grave, é induzir em erro os leitores. Depois, e já que fotografou o "artista" devia ter fotografado os instrumentos todos os cinco) porque assim dava a conhcer aos que não conhecem que "gaita" o homem toca, porque existe vários tipos de gaitas! Outros existem (cubanos) que não sabem também o que é um "brinquinho";
Bombo (ou bumbo?) e tambor também são diferentes e ficamos sem saber afinal o que ele toca (até há quem comente que seja uma lata;
"Rebeca"?! O que é isso sr. bloguista? Eu também não conheço;
(...)
por aqui me fico, no entanto acho o blogue muito interessante e cultural, mas que deve ter o cuidado que acabo de escrever (que nem sei se você o publicará). Tá no seu direito.
Um abraço
MPTF

Marcelino Teles disse...

à comentarista MPTF:
O Berdades não fotografou os instrumentos, nem os devia ter fotografado, se quiser aprender música dirija-se ao Conservatório de música, lá aprenderá que tipo de gaita este "artista" toca. Na verdade, o homem é dos 7 instrumentos e estão todos lá referidos no texto. Não falta nenhum, conte bem! Veja os "ferrinhos", por alguma razão está no plural, e como tal são 3 ferrinhos e formam um tringulo e esse vê-se bem na fotografia.
E por aqui me fico. Siga a música maestro!

Anónimo disse...

Por favor, por respeito á activade artistica e aos outros artistas de renome e com verdadeiro talento, não o xamem d artista. POr favor vão ver o k ker dixer a palavra asrtista e depois vão ver as diferenças. E há mais mas na digo k ofende olhos e cabeças politicamente correctas.

Anónimo disse...

Olha berdades essa dos "ferrinhos" e mesmo muita boa, e bem engracada e tem logica.Continua com o bom trabalho que aqui fazes.

Anónimo disse...

Se pararem um bocadinho para pensar ou melhor para acordar os neurónios o "bezerro" que mais berra é o que menos tem fome. Senão vejamos;
Se está sempre a berrar tem força, logo não é com fome que a terá. Isto para dizer que na minha modesta opinião e concordando com alguns comentaristas, este senhor não é pobre,nem coitadinho e nem está a beira da pobreza;como muitos "habituou-se" à "mama" e se a sociedade lha dá sem esforço que melhor.
Quantos - e não fazem poluição sonora, porque têm fome - pegam no cabo da enxada esses sim são gozados.Nesta Madeira livre é tudo contradição.Pois tudo o que parece quase nunca o é e tudo o que é quase nunca o querem parecer que é.

Anónimo disse...

Atenção!... O Homen usa algumas das suas capacidades mentais para ir buscar algum. Não é tão coitadinho, nem tão bruto. Nem sei se aquilho é uma mama. Dá dinheiro quem quer. Não existe nenhuma imposição por parte do artista para lhe darem algum. O volume da aparilhagem naquele local é que pode ser incomodo, para muitos que trabalham sem descanço ali á volta. Se o Artista optar por fazer os seus espetaculos das 9 ás 11 horas, não incomoda ninguem. Aquela hora os postos de trabalho estão ainda vazios. Penso até que deve haver alguns que estão vagos na parte da manhã. Se me permitem até vou ter a coragem de dizer o dia todo.
Resumindo: O Artista aparece a tempo e a Horas para ganhar algum, pondo as suas capacidades á prova. Outros, que deveriam estar alí por perto, pondo as suas capacidades no bem público, estão ausentes, ganhando muito dinheiro.

Anónimo disse...

De todos os comentarios tenho a certeza que ninguem passa o dia a ouvi-lo tocar o bombo como passo eu quando estou numa das casas, ou minha tia e outros...
E segundo os comentarios dos estranjeiros e portugueses, aquela musica na atrai assim tanto...
mts comentam que akilo eé um barulho infernal, outros que aquilo é uma vergonha pa santana...
concordo que ele tenha direito a vida, mas s de vez enkuando coloca-se o bombo de lado nao fazia mal algum, pois todo o dia a ouvir aquele "bum bum" irrita...

ass: Tatiana

Anónimo disse...

qual a lei que proibe o homem de estar a tocar esses instrumentos? as autoridades que vão levar no "bombo" e deixem o homem em paz!

C'ma Diz O Outro #79