08 maio, 2007

Rústico e raro.

Mais uma raridade que o Berdades encontrou em Santana: uma cozinha rústica, a lenha, coberta de colmo. Mesmo à moda antiga. Situa-se no Sitio da Silveira e valia a pena preservá-la, não acham?

13 comentários:

Anónimo disse...

sao estes exemplos que que o psn-madeira de baltazer e gil canha defendem.

Alexandre Mendonça disse...

Sem sombra de dúvida. Abraço

Anónimo disse...

Realmente, é uma daquelas coisas que a gente já não está muito habituado a ver.
As Câmaras Municipais ao serem alertadas para a existência deste raro patrimonio deveriam ajudar os proprietários para o preservar.

Anónimo disse...

... Muito bonito...
que saudades de ver destas cozinhas.... ui!
Deveriam fazer tudo e mais qualquer coisa, por este tipo de património.
Deveriam depois promover visitas, de Escolas, Turistas e outros interessados a este tipo de património ou locais, de forma a que se conheça a realidade madeirense, os costumes, etc de há muitos anos a esta parte.
Infelizmente, o que acontece é que nem os professores conhecem estas coisas, vá-se lá saber porquê.
Não entendo esta criatividade (eskape), é que há gente que até nisto consegue ligar Política. Isto não tem nada a ver com Partidos Políticos, apenas tradição, costumes, história, enfim.... deve ser alguém ainda com o ra.. a doer depois do resultado das eleições, ou à espera de mais uma nomeação para algum lugar, que não é capaz de a ter por capacidde ou mérito próprio....
Parabéns ao Blog...

Anónimo disse...

Devemos preservar o nosso património cultural, concerteza. Mas, para isso existem os chamados museus etnográficos, publicações, levantamentos e monografias, etc. Mas, Mister Alex, não confunda património com condições infra-humanas de existência. Vamos continuar com a cidade de Câmara de Lobos, repleta de crianças na pedincha, muitas se possivél (não usar o preservativo, impede a transmissão de doenças venéreas, mas faz mal ao abono) com muito "ranho" à mistura e sobretudo sem sapatos, descalças (sabe, ainda há gente nesta terra que tem dificuldade em comprar sapatos - apesar de Portugal ser um dos maiores produtores de sapatos da Europa e do Mundo.
Os estrangeiros que visitam a Madeira, não gostam de betão (porque no seu país existe betão em maior quantidade e sobretudo qualidade). Por exemplo, a Irlanda tem menos betão mas tem mais "instrução", se calhar não tem Sociedades de Desenvolvimento. Coisas de "Povo Superior". Mister Alex, por acaso você não é arquitecto ou engenhiro civil?
Vende cimento? Ferro?. O seu papá vende?
Não me diga que quer ser funcionário público, "chefe" de preferência (menino do carro prêto), vem cheio de ideias novas ("pugressistas"). Força, você merece, não podemos desperdiçar tamanha criatividade e talento.

Anónimo disse...

acho que é possivel ter um museu vivo a funcionar e porque não apoiar os proprietarios desta casa??, seria tb uma forma de melhor as condiçoes de vida dessa mesma familia. matava-se dois coelhos com uma cajadada: 1- apoiar na reconstução dessa casa-museu ao vivo, pois não seria possivel ter um museu ao vivo nestas condiçoes e aqui a camara deveria ter um papel mais activo
2 ponto Ao ajudar essa familia na reconstrução e dessa casa museu vivo seria tb uma forma para essa mesma familia obter uma fonte extra de rendimentos pois assim já melhorava um pouco as condiçoes economicas dessa mesma familia.
quero tb solicitar o verdades e as pessoas que leem o verdades por forma a ser criado um espaço aqui para apresentar ideias construtivas e dinamizadoras para que possa desenvolver o concelho de SAntana pois como se vê esta bem atrasada e assim não pode continuar, o que acham da ideia??? seria uma forma de potencializar o desenvolvimento de santana

Anónimo disse...

caros amigos, é com agrado que leio os vossos comentários e que vejo a vossa preocupação para a preservação do nosso património cultural e urbanístico, o que é de louvar. Mas tambem lamento que se faça comentários por fazer. Pois ja temos em Santana algum deste património requalificado ou seja recuperado, graças a um programa de requalificação deste nosso património posto em prática pela nossa Direcção Regional dos Assuntos Culturais (DRAC). Podendo ser confirmado ao vivo, deslocando-se ao Sitio da Silveira (ao pé do bar Estrela) e ao sitio do Pinheiro ( ao lado de cima do Bar o Caçador).Tendo sido recuperadas as fachadas das mesmas casas, coberturas e interiores, assim como os quintais (mais conhecidos por terreiros), sendo substituido o vulgar cimento , pela nossa tradicional calçada. Concordo que ainda esteja algum deste património por requalificar, mas para la caminhamos.

Anónimo disse...

Julgo que o dono desta cozinha não está à espera de subsídios para recupera-la ou até para viver em melhores condições, como referem aqui num comentário.
Também ficamos a saber pelo comentário antes que afinal existe programas de recuperação,ainda bem que o berdades aqui postou estas belíssimas fotos!

Anónimo disse...

se me permite gostaria de dar uma resposta ao que se chama espião : caro senhor õ objectivo final não é dar subsidios ou mas sim ajudar essa familia na reconstruçao dessa casa que iria funcionar como museu vivo. Como é que sabe que ele tem condiçoes economicas para reconstruir essa cozinha??? por acos é dedução superficial ou houve efectivamente o interresse em analisar se há nessa familia condiçoes economicas para a sua reconstrução??? As vezes os nossos julgamentos são equivocados pois eles dependem da nossa edução, formação, e o ambiente externo.
Deixemos os interresses pessoais e pensemos um pouco nos outros seria melhor para santana

Anónimo disse...

Ora pois agora é que já percebi tudo: Este anonimato todo mas a dar explicações como se tivesse por dentro do assunto; e claro que está, porque só pode ser de gente que está a ser paga para secretariar alguém com responsabilidade na governação da nossa terra e como nunca ninguém sabe o que faz dentro do edificio vem ao BERDADES espreitar e colocar os comentários anónimos para dar respostas aos leitores que porventura estejam mais desatentos. Quem é cá da terra sabe naturalmente donde vem este anonimato mal disfarçado, porque todos sabemos que o berdades é lido em pelo menos 99% das instituições do concelho. O que não sabem é que nem todas essas instituições existam secretárias ou secretários pessoais para nada fazerem senão ler revistas, net, jornais e "mai nada".
Portanto, mantenho o que disse e mais direi quando achar necessário.

Anónimo disse...

por acaso nao, sou do pinheiro e de santana e meu nome é antonio david para saber mais acerca de mim ou da minha familia sabe quem são os fartinhos do pinheiro e dos pontes ?? pertenço a essa familia , como vé as nossas conclusões as vezes não são as mais
correctas,
mas... deixemos esta conversa de treta ou melhor dizendo os nossos orgulhos proprios de lado , pois o objectivo do meu comentario não era e não é esse, foi de dar uma ideia do que poderia ser feito em prol dessa situação .... felicidades para quem quer que sejas e muito sucesso Antonio david
P.S. este comentario vai dirigido ao que se denomina espiao

Anónimo disse...

Meu caro anónimo "António David":
Parece que a resposta que agora me deste não corresponde ao comentário que eu fiz, pois se leres bem referi-me a "secretário pessoal" de alguém mas isto era relacionado com o 7º comentário, a contar de cima, o qual começa por "caros amigos, é com agrado que leio os vossos comentários e que vejo a vossa preocupação para a preservação do nosso património cultural e urbanístico, o que é de louvar..."
Pois se este comentário foi feto por ti, tens toda a razão e as minhas desculpas! Se não foi feito por ti, pois então a tua resposta cai em saco roto e diz então qual foi o comentário que fizeste, porque eu apenas respondi a este em particular.
Por isso mantenho o comentário anterior e, claro está, não é dirigido a ti.

Anónimo disse...

caro amigo espião, julgo que se tenha por muito esperto e muito sabedor de tudo o que se passa no nosso concelho. Se critica as pessoas que secretariam seja lá quem for e se diz que elas não fazem nada para alem de ler revistas, jornais, net, etc..., não julgue toda a gente pelos actos dessas pessoas e que pelo que noto tambem os seus, visto estar bem por dentro de tudo o que se passa em todas as secretarias. Por acaso você está no desemprego?
É que se estiver, pronto tem tempo para se inteirar do que os outros fazem ou deixam de fazer, mas se não está.... POR FAVOR TRABALHE E NÃO CRITIQUE OS OUTROS, SE TAMBEM PASSA A VIDA NA NET, portanto é igual ou ainda pior que os que critica, pois passa a vida a fazer comentários e sempre para a negativa.
Se pensa que trabalho em SANTANA em alguma secretaria, lamento informá-lo mas não trabalho no sector público como o senhor. Trabalho no sector privado e não é em SANTANA.

C'ma Diz O Outro #79