19 junho, 2007

Atipico de Santana.

Estarão estas casinhas incluídas no roteiro turístico do concelho de Santana? Ou nem sequer foram inventariadas para inclusão no mesmo? É que cobertas com este tipo de "colmo" existem muitas...centenas, e até de outras cores!

5 comentários:

Anónimo disse...

São as casas típicas da Cidade de Santana, Cidade do Século XXI. Será que na urbanização do Guindaste no Faial, após a aprovação do Novo Plano Director de Santana vai nascer destas habitações? Esperemos que não!... Pois 900 metros quadrados dá para fazer melhor!...
Enfim!... São os pecados do Concelho mais pobre do País. Onde o Srº. Coronel ainda consegue manobrar tudo e todos, colocando os familiares nos lugares chaves do Concelho. Onde os mais Cultos e com mais Formação, não teem hipótese de chegar. Porque são filhos de parentes pobres.

Anónimo disse...

Não acredito que existam destas casas em Santana. E tão pouco que habitem pessoas nestas casas. São reliquias. Não é? É!... Pois claro!... O concelho já tem habitações sociais para resolver estes casos.

Anónimo disse...

Essa até podia ser uma das sete maravilhas da Madeira.
É um exemplo da forma como as diferentes entidades regionais, nomeadamente governo e câmara municipal olham para aquele que é um dos cartazes mais importantes de promoção da região.
Há uma interroagção que gostaria de deixar para que alguém possa responder : será que os rios de dinheiro gastos no parque temático não seriam melhor empregues, se fossem derramados na valoriazção de toda a paisagem de santana, com as suas casas típicas ?

João M. R. Alves disse...

Se todas as casas tipicas estivessem abafadas a restolho (colmo), deixariam de ter interesse, assim como temos poucas, é uma forma para que quem as procura, percorra o Concelho, conhecendo assim o mesmo, e a nível de preservação, é mais fácil preservar 10 do que 100.
Quanto a questão colocada pelo anónimo sobre o Parque Temático, acho tb que muito mais podia ser feito, acho que tem espaço e potêncialidade para ser mais bem explorado, mas quem sou eu?!

Anónimo disse...

Boas tardes!!
Isto é tudo muito bonito mas por alguem tem por acaso a noção de quanto é gasto para "abafar" este tipo de casas com Colmo(restolho)??
Pois dou uma dica.
Em restolho em caso ser uma ou duas camadas (considerando que já tem colmo) dependendo do tamanho deve levar pelo menos umas 4 a 5 duzias de maranhos( é o nome tipico que se chama aos molhos). Em tempos ano 2000 já custavam mais ou menos 5euros ou mais agora deve andar muito mais caro (devido á pouca produção de trigo) 10 15euros .
-Depois é as varas que deve levar umas boas duzias delas. admitindo 250Euros.
- Mais os vimes admitindo 250Euros
-Mais mão de obra onde esta no ano 2000 era na ordem dos 50euros por pessoa agora é mais. preciso pelo menos 7 8 homens para conseguir abafar toda a casa num dia(dependendo da casa)

Somando isto tudo dá por volta dos
8pessoas*50e + 500e(de varas+vimes)+ 15e*48(maranhos) = 1620euros

Há que ter em conta que os preços podem já nao ser bem estes a isto tudo temos que somar a alimentação.

Outra coisa isto tem de ser feito mais ou menos 4 em 4 anos logo:

Conclusão: há apoios para isto???
O meu pai tinha uma e colocou a zinco pois o apoio que davam era de 500euros.

Vale mesmo a pena: Trabalhar faz calos))))))

Saudações Santanenses

Gonçalo Pontes

C'ma Diz O Outro #79