19 junho, 2007

Marchas de Santo António.

A capelinha de Santo António é pequenina mas a festa foi grande e à "francesa". Está, pois, de parabéns a comissão organizadora da festa. Para além das cerimónias religiosas, das barraquinhas de "comes e bebes", a animação foi uma constante ao longo dos dias de festa, com a actuação de diversos grupos. Daquilo a que o Berdades assistiu, e foi apenas no Sábado à noite, salienta-se a actuação das marchas populares, evento que já é um cartaz daquela festa. Ali encontrava-se grande multidão para assistir ao tão desejado desfile, o qual ocorreu logo após a novena em honra daquele Santo casamenteiro. Foram sete os grupos participantes, sendo 3 de fora do concelho:
Grupo de Jovens da paróquia de Santana, Casa do Povo de Santana, Casa do Povo de São Jorge, Casa do Povo de São Roque do Faial, Casa do Povo do Coração Imaculado de Maria (Funchal) e Casa do Povo da Ribeira Brava - Casa do Povo de São Martinho.
Todos, cada qual ao seu estilo, empenharam-se no seu melhor, trazendo muita alegria sendo retribuídos com muitos aplausos dos muitos "romeiros" presentes. Destaca-se o Grupo de Jovens da Paróquia, que para além de muito animado afinado, tinha este ano um elemento novo, o qual que tão bem cantou e dançou, tendo sido um dos mais aplaudidos. Tratava-se do Sr. Padre Rui Pontes que, depois da novena, ainda teve arranjou forças para marchar, o que agradou imenso aos seus paroquianos, pois viram com bom grado a sua participação neste evento sócio-cultural. Razão para dizer, àqueles que não costumam ir à missa, que "Se Maomé não vai à montanha, a montanha vem a Maomé"
Seguem-se as imagens captadas pelo Berdades que, não sendo de grande qualidade, poderão, ser enviadas por e-mail a quem eventualmente demonstre interesse em tal.

9 comentários:

Anónimo disse...

Já tou mesmo a ver que o Berdades pela publicidade que fez e pelo tamanho desta reportagem (diga-se de passagem que está excelente)foi bem pago pela comissão de festas ou então teve na espetada e vinho com laranjada sem pagar!
Já houve festas de maior dimensão e o blogue não se esmerou como agora, mas tudo bem, é livre de fazer o que quiser. Isto não criticando o que agora fez, PORQUE É DE LOUVAR, mas chamar a atenção para o que poderia também fazer em outras ocasiões festivas no concelho. Por exemplo: NEM FALOU DA FESTA DO LIMÃO.

Anónimo disse...

A festa, as fotografias, bem como a reportagem, estão de parabéns e que para o ano haja mais.

Marcelino Teles disse...

Uns foguetes para o comentarista festeiro:
1ª - O Berdades fala daquilo que quer e entende e mesmo assim, SEMPRE QUE SOLICITADO e tem disponibilidade, publica os eventos (o que não foi o caso da festa do limão), sendo também certo que muito boa gente não "atina" com o Berdades por perto. Paciência!
2º - Quanto ao conteudo da "reportagem" (esmerou-se) nem merece resposta, porque, como estamos fartos de dizer, mas repetimos mais uma vez, o blogue é pessoal e fazemos dele o que bem nos apetecer.

Anónimo disse...

AO MEU AMIGO MARCELINO OS MEUS PARABENS POR TUDO O QUE TEM FEITO POR SANTANA E EM ESPECIAL NESTE SEU ESPACO EU CONCORDO CONTIGO ESTE BLOGUE E TEU E FALAS DO QUE TU QUIZERES QUANTO A FESTA DO LIMAO EU PENSO QUE FIZESTE MUITO BEM EM NAO FALAR PORQUE OS LIMOES TEM DOENCA SUFICIENTE E SE LA ENTRA A FORMIGA BRANCA DA CABO DA ILHA.PARABENS AMIGO EU NAO SOU DE SANTANA MAS ADMIRO MUITO ESSAS GENTES EM ESPECIAL OS DA FORMIGA BRANCA

Anónimo disse...

Eu não percebo porque razão o compadre berdades tem que falar de tudo, isto não é nenhum diário ou jornal da madeira, e enquanto essas empresas de comunicação que tem uma centena de profissionais a trabalhar para as ditas empresas o compadre é só um, e por tal não pode estar em todo o lado ao mesmo tempo, e com a liberdade de expressão que tem de escrever o que lhe bem entender, e mesmo assim acho que é de louvar o muito trabalho que uma pessoa já fez.
Realmente seria interessante ter visto imagens da festa do limão, especialmente para quem não esta na ilha e não pode estar presente nas festas que antes estava, mas acho que não é de condenar o facto de não ter, é a minha opinião

Agora em relação ao post da festa d Santo António
Mais uma vez muito obrigado, como disse o berdades tem sido o único a conseguir matar as saudades da minha terra, e como disse em cima esta era uma festa que bem costumava ir e que faz parte da minha inteira vida, e da minha tradição mais uma vês por estar alem mar, não m foi possível estar presente e me divertir como manda a lei.
Espero que este ano a festa tenha superado expectativas, em relação a outros anos, folgo em saber que o Sr. padre Rui, conseguiu se juntar a festa, é uma estreia, e reenforçar o elo de ligação entre o padre e a sua paroquia


Mais uma vês ao “compadre” e ao seu blog
Um bem-haja
Comprimentos de Aveiro

Anónimo disse...

Amigo FESTEIRO!!!
Já devia saber que o berdades é popular mas não é o ideal, pois não esta cá para servir todos, mas apenas alguns...há quem seja pago para servir o povo e não o faça, quanto fará o berdades que é de borla!Assim já é muito bom!É caso para dizer quem tem "amigos" está sempre bem servido! Abraço.

Anónimo disse...

o festeiro said veio falar da festa do limão, ainda há gente que não percebe festa popular como a festa de Santo Antonio e duma festa política para promoção pessoal,há dias outro senhor vinha dizendo que a festa da freguesia de S.Jorge, era de léguas superior a de Santana, temos que seperar as aguas, como alguém conseguem as vezes trazer grupos só lhes pagando o comer etc.outros fazem conforme as suas possibilidades,deixem trabalhar as berdades se tem inveja façam o mesmo,façam o seu blog, não misturem alhos com cebolas ou será dores de cotovelo

Anónimo disse...

Já que o Berdades não fez a cobertura fotográfica ou berdadistica da Festa do Limão, que faça (se puder) a reportagem da tomada de posse do acessor do secretário da Agricultura.ficava tudo pago... tinha mais impacto.

Damas disse...

Ai compadre, a comichão que dá a certos "festeiros", que deitam foguetes apenas no seu "adro", enfim. Continue, pois todos os dias estamos sempre à espera de coisas novas. Eu já nem ligo a Diário de Notícias da Madeira, muito menos ao "NOVO" Diário da Cidade e então muito menos ao JM (meu rico dinheiro)... Um bom leitor agora para se manter informado passa é pelos blogues dos amigos, pois de notícias tristes e politiquices já anda o povo farto.

E como diz o ditado "o que faz falta é animar a malta".

Ah mas antes e para os que querem ver um pouco da "Festa do Limão" passem pelo meu blog e pesquisem pela palavra limão. Ops, ninguém me pagou ou me chamou para tal, apenas aproveitei a ocasião e saquei da minha máquina e pronto, MAI NADA...

C'ma Diz O Outro #79