17 setembro, 2007

Desfolhada do Milho.

A Casa do Povo de Santana, através do Grupo de Folclore, procedeu à desfolha do milho como oportunamente aqui demos conta. Aconteceu Sábado passado, junto do Edificio do Paços do Concelho. Foi o reavivar de uma tradição, feita ao vivo, para delicia dalguns estrangeiros que ali dirigiram-se. Não faltou animação e comes-e-bebes. A finalizar, após a coloção das pinhas de milho no gastalho (plantado no jardim municipal), foi servida a tradicional ceia que se fazia neste tipo de actividade - semilhas maçarocas e feijão. Ficam as imagens captadas pelo Berdades para... mais tarde recordar.
Clique nas imagens para ver ampliadas


7 comentários:

Anónimo disse...

Agora é repetir a festa quando for para esbangar o milho...

Anónimo disse...

Por acaso é de louvar estas iniciativas, só que a divulgação das mesmas é que não se pode louvar. Só soube desta actividade através deste blogue, nem jornais, nem rádios, nem tv.
Será que a divulgação foi remetida a todos, ou apenas ao berdades?
Os hoteis e residenciais do concelho também tiveram conhecimento do evento?
Acho que era coisa até para publicar nas missas mas pelos vistos não fizeram.
Parece-me e segundo ouvi dizer quem esteve na desfolada foram os elementos do bailinho e pouco mais meia duzia de pessoas e o berdades, claro, porque tinha uma mesa com fartura!!!
A Casa do Povo é sempre a mesma coisa: FAZ COISAS BOAS, mas peca sempre na sua divulgação atempada de modo que apareçam mais pessoas.

Anónimo disse...

Sim, foi feita alguma divulgação, foram postos alguns cartazes pelos vários negocios da freguesia e fora da freguesia informando e convidando a população para o evento. Como também foi enviado para os meios de comunicação, mas os correspondentes não deram atenção ao pedido de divulgação, incluindo a rádio (foi o que eu ouvi os elementos do grupo estarem a comentar, o que é da verdade também se diz). Também ouvi outro comentário em que diziam que haviam convidado outras entidades a nivel do Concelho e governo, incluindo o Presidente da Câmara, mas como estava chovendo e havia jogo (desculpa esfarrapada) eles não apareceram, mas se fosse em tempo de campanha eleitoral o rebanho estava em peso. Quanto aos que estavam na desfolha foram poucos mas bons, ainda se diz que não se faz nada na terra, quando se desenvolve uma actividade seja ela qual for, o povo está sempre ocupado, mas para criticar é tão facil....abrir a boca......
Quanto a mesa com fartura, foi pena o nosso amigo espigão e todos os outros não estarem presentes, caso contrário também tinha saboreado da mesma.
É pena que na nossa terra se dê mais prioridade à bola que às outras actividades que só se realizam uma vez no ano... mas, com tempo isto vai mudar...
Força, malta não desistam independentemente de serem criticados ou não...
Fico à espera da esbanga do milho...

Anónimo disse...

gostei de ver as fotos se eu setive-se ai tambem ia.Nao liguem as criticas e continuem .Obrigado sr.berdades por ter mostrado estas fotos

Anónimo disse...

Quando esbangarem o milho, guardem os carrilhos para atirar aos críticos destas iniciativas...

Ou deixem os carrilhos nos paços do Concelho, para a Srª Câmara atirar quando precisar... eh eh eh

MAs voltando ao trabalho da esbanga sou do tempo, que quando se estava a fazer esse trabalho, após tirar o milho fica o carrilho, para atirar aos mais distraídos, levavam com cada carrilhada... ui.

Força pessoal da C.P.S.

Anónimo disse...

Mais uma vez o sr. berdades em cima do acontecimento....na sabes que é?

Estas actividades são de louvar independentemente de quem as organiza, mas como a maioria das pessoas de Santana não aparece para estas actividades, limitam-se a critica-las, ainda por cima anónimos....

Bem hajam...

Juan Batista...

PS: Obrigada sr. Berdades por mais esta divulgação.

Dakini disse...

Olha ke bonito nao sabia :)) por isso gosto sempre de passar por aki tem sempre coisas novas e mt boas *****

C'ma Diz O Outro #79