31 outubro, 2007

O que lhe vai na alma - V.

Eis o nosso convidado de Outubro:
Dr. Hélder Spínola

34 anos, natural de Santana, licenciado em Biologia e doutorado em Citogenética e Biologia molecular. Fundador do Núcleo Regional da Quercus na Madeira, do qual foi presidente entre 1995 e 2000. É actualmente presidente da Direcção Nacional da Quercus desde 2003, estando a cumprir o seu terceiro mandato neste cargo.
Em 1990 foi um dos fundadores do Grupo de Animação Lírios do Norte e entre 1996 e 2006 foi vogal da Direcção da Banda Municipal de Santana, onde também foi Saxofonista entre 1993 e 1998. Entre outras publicações, foi co-autor, em 1999, do Roteiro Turístico de Santana.




16 comentários:

Anónimo disse...

Mais uma excelente entrevista do sr. Berdades. A personalidade também não podia ser melhor, aliás, uma pessoa que muito bem poderia continuar na política, mas no partido do poder e não metido com comunistas nem socialistas. Não se admirem com isto, pois já viram se tínhamos uma pessoa destas a governar a nossa Câmara? Ah, pois, seria outra música! Nada comparado com que hoje em dia lá temos.

amsf disse...

santaneiro disse...

"[...]uma pessoa que muito bem poderia continuar na política, mas no partido do poder e não metido com comunistas nem socialistas."

Sem comentários!!!

Anónimo disse...

Afinal de contas o(a) amsf preocupou-se com o meu comentário, em vez de comentar a entrevista e arremata: sem comentário!! Mas fê-lo sem dizer nada!
Pois então eu esclareço-o: quando me referia ao partido do poder (sem socialistas nem comunistas) é porque nesses partidos nunca o teriamos em lugar nenhum a governar aqui em Santana, tome nota disso! Os PPD's desta terra se não sabe, fique sabendo, vão ganhar eleições até daqui a 100 anos, porque em Santana ainda anda muito boa gente de olhos fechados. Foi isso que eu quiz dizer e não a minha vontade, porque para mim o Dr. Helder Spinola a governar seja o que for, porque partido for, será sempre a mesma pessoa e nada lhe retira mérito profissional, aliás como muito bem tem demonstrado à frente dos interesses e a defesa do meio ambiente na quercus.
Agora já que meteu o bodelho, tenha a coragem de comentar a entrevista e não os comentários dos outros como eu fiz, excessão feita a este desabafo que acho ter sidooportuno.
Tenho dito.

Anónimo disse...

Boa Helder!
Parabéns pelo exemplo, pelo percurso e pela luta.
A causa ambiental, todos deveríamos contribuir no nosso dia a dia.

Anónimo disse...

Boa entrevista. O Berdades mais uma vaz foi feliz, na pessoa e nas perguntas formuladas. Não sabia que o Drº. Helder Spínola tinha pertencido á Banda Municipal de Santana. Penso que teve uma infância como qualquer um de nós.
É Fácil chegar onde ele chegou?
Não sei!... Nesta terra pequena, ou somos filhos de pais importantes, ou Primos. Aí talvez seja mais fácil de trepar e estar em lugares de destaque.
Ou enveredamos por pertencer ou simpatizar por partidos políticos.
Quando estes estão no poder, é mais fácil. No caso concreto, penso que existe uma apetência do intrevistado pela CDU. Talvez se explique aqui o seu Sucesso.
Poderá dizer-se: É competência. Sem dúvida. Mas, é sempre preciso mais alguma coisa.
Por vezes os partidos (do poder) menosprezão pessoas mais utéis e valiosas, (formigas brancas) e vão boscar paus mandados.
E assim as pesoas instaladas á volta do poder, conseguem mandar e dispôr o seu tempo para organizar as suas Vidas Empresariais. Veja-se o que acontece na nossa Câmara de Santana por exemplo. Onde o poder alí instalado serve plenamente uma família, que faz tremer os eleitos pelo Povo.

Anónimo disse...

ah pois é se realmente estivese ca no poder em Santana a cantiga seria outra ja andavam todos na linha, sem se julgarem uns aos outro como acontece...ass. ana maria

MMV disse...

O Sr. amsf pode confirmar... Mas eu vi o curriculo do Dr. Helder e ele não é natural de Santana, muito menos da Madeira... Nasceu em Moçambique!
contudo pelos anos que vive na Madeira faz dele um madeirense!

Carmo Mendonça disse...

Gostei muito desta nadinha! Tive o prazer de ser colega do Helder Spinola na nossa escola de Santana! Ao contrario de outras opiniões, acho que não devia continuar em politicas, está muito bem onde está e certamente consegue fazer mais, toda gente sabe que políticos são apenas políticos, nada fazem. O ambiente tem um grande defensor, mas essa defesa deve passar por todos nós, começar dentro das nossas casas. Bem hajas Helder és um orgulho para a nossa terra!

Anónimo disse...

Bem uma personalidade relevante de Santana..
K leva o nome de Santana a ser conhecido...
Eainda mais sendo Director da Quercus, pode se fazer mais plo concelho, uma vez k conhece as dificuldades em concreto...
So lamento o Berdades nao ter colocado nenhuma pergunta sobre a Laurissilva..
Uma ve k esta havendo varios ataques contra a nossa floresta..
Em relacao a "ma experiencia" como candidato pla CDU!!!!
Bem foi mesmo so Indepente.
E para quem nao saiba A CDU 'e a colicagaco do P.C.P e dos Verdes...
No meu ver todas as experiencias sao boas...no ponto onde se retem experiencia...
Represalias ca na Madeira, ja sao uma constante..
Claro se o Sr.Dr estava a espera de estatuto..
Falhou um bocadinho....
Mas knd lutamos por causas em k acreditamos convictos...
As opinioes de meia centena d "iluminados", sao descrediveis...

Saudacoes de Uma Jovem Comunista Marxista e Leninista...

Anónimo disse...

De facto a úncia maneira de chegar à Câmara era através do ppd e com a benção da família real, o que não irá acontecer, até porque já existe um passarão a se fazer ao piso. Uma pista: O nome josé veiga diz alguma coisa? Até já se aproximou intimamente da familinha, ele não dá ponto sem nó.Além disso tem vários tubarões do lado dele.
Mas quanto ao Dr. Helder é de facto um orgulho para o concelho, ter uma figura tão ilustre.

Anónimo disse...

Antes de mais muitos parabéns ao berdades por mais uma bela entrevista, depois ao entrivistado pela sua invejável carreira tanto académica como profissional. Acho que deve ser orgulho para todos nos "bragados" termos individualidades da nossa terra ao ocuparem cargos de tamanha importância.


Só tenho mais uma coisa a dizer acerca dos comentários: tristeza, é talvez exactamente por conversas como as que estão em alguns comentários que pessoas com as competências que tem o Helder não voltem para Santana, ou quando podem de lá saiem.

Abraço a todos, até mais perto da festa, lo0ol

Anónimo disse...

Parabens por mais esta interessante entrevista, com perguntas pertinentes que escapariam a muitos jornalistas...
Força, continuem!

Anónimo disse...

Muitos parabéns, tanto ao editorial do blogue como pelo desempenho e sucesso do Doutor Helder.
Grande Helder, o sucesso que conseguistes e apenas com essa idade, aguenta-te firme porque o futuro reserva-te coisas boas. Seja onde for, felizes aqueles que de perto privarem e trabalharem contigo.
Apesar de tudo, lamento o teu calculismo nas respostas, pois nota-se muita prudência nas respostas, muito "politicamente correcto". Então aquela do verde em relação à UDS é demais, a rossar o cinismo ou falta de frontalidade que te fez chegar onde chegastes. Não dizes nem criticas outras coisas? E então as britadeiras e poluição nas Ribeiras? As casas das borgas que bem sabes onde são e para que servem violando o Parque Natural? As corrídas de Jipes no meio das Serras em terrenos privados que tantos danos causam à mãe natureza? O Teleférico da Rocha apenas para os "amigos" fazerem o que fazem no Mar? Até me admira não tocares nisso... tanto te admiro pois, mas nota-se aqui e ali um certo aproximar ao regime? O que dizes sobre a doença dos Pinheiros ou o que se faz para diminuir os seus efeitos? Qual o teu interesse com esse tipo de respostas?
Que tenhas muito sucesso, mas sem deixares de ser o que eras.
Eu defendo o ambiente também, mas não preciso desse recorte de hipocrisia característico dos políticos de meia tigela que tem na nossa terra. Ainda alguém acha que ías endireitar Santana. Realmente há com cada uma... de bradar aos...

Anónimo disse...

Primeiramente queria dar os parabens ao Berdades por mais uma boa entrevista e por o grande trabalho ate agora desenvolvido.Em segundo lugar dar tambem os parabens ao Dr Helder Spinola pela sua carreira e pelo grande empenho em prol de todo o meio ambiente e que como ja aqui foi referido todos nos temos o dever de contribuir de forma positiva para a sua preservacao.Em terceiro e ultimo lugar queria comentar aquando do "perfil" atribuido a esta personalidade que o Dr Helder Spinola nao foi um dos fundadores do Grupo de Animacao Lirios do Norte.Sei de facto da propria boca dos fundadores que o Dr H.S.nao foi um deles, foi sim um dos bailarinos uns tempos depois do grupo ser fundado.Nao quero incriminar ninguem mas se estas declaracoes foram prestadas ao Berdades pelo proprio Dr H.S.nao acho ficar muito a condizer com sua posicao andar a dizer coisas nao muito "berdadeiras".

Anónimo disse...

Educar a população, é uma “missão”, muitas vezes inglória, mas que com persistência se conseguem resultados a curto e longo prazo... Nesse sentido e fruto da informação divulgada, os indivíduos, gradualmente, mostram-se receptivos para alterar hábitos em prol da conservação do ambiente.
Estão despertos e conscientes que existem alterações ambientais, principalmente climáticas, que são fruto de décadas de desleixo (apesar de sempre ter havido quem tentasse chamar à razão)
Parabéns pelo empenho e determinação que o Dr Hélder Spínola tem empreendido nas batalhas ambientais que tem travado.
Continue o excelente trabalho!
Congratulo a redacção do Berdades, não só pela personalidade escolhida, mas também pelas questões colocadas!

Anónimo disse...

E SO INVEJA LOL... Deixem o rapaz em paz.ele so esta a fazer pela vida.com a crise k vamos vale tudo.o k nao se pode esquecer e de quando era pobre.devemos ser sempre humildes e nao cheios de vaidade.....ou caganca como se diz em santana.quando somos sr DOCTOR nem BOM DIA SE DA AO POBRES.

C'ma Diz O Outro #79