14 janeiro, 2008

Presépio em Festa.



Grande festa a que se viveu ontem, a partir das 14 horas, junto do presépio das Faias, em Santana. Como já é habitual, o povo acorreu àquele sitio para se divertir, comer, beber e também cantar os Reis ao Menino Jesus daquele presépio, cujos versos foram criados pela Srª Ana Fernandes Mendonça, uma das dinamizadoras daquele evento juntamente com a Srª Teresinha Ribeiro. A estas juntaram-se muitos mais colaboradores daquele sitio e sítios vizinhos e assim fizeram um presépio e uma festa digna de se ver.
Para o ano há mais.

Clique nas imagens para ver em tamanho grande

15 comentários:

Anónimo disse...

Muitos parabéns às pessoas que fazem este presépio e também a festa. É desta gente que faz falta nas Câmara e Juntas de fraguesia, porque raramente tomam iniciativas destas nem as apoiam.

Anónimo disse...

Uma FESTA DO POVO e para o POVO, que muito trabalhou e que este ano a BOM da VERDADE contou com a colaboração e apoio da Junta de Freguesia de Santana.

Carlos Alberto

Anónimo disse...

A partir do momento que iniciativas deste tipo passarem a ser organizadas por qualque rintituição, Câmara ou Junta de Freguesia, perde a sua genuinidade. É bom que continue assim.

Anónimo disse...

Caro anónimo:
Eu referi que gente desta faz falta nas juntas e nas câmaras mas não para fazerem esta festa, mas sim para ensinarem como se fazem, porque basta ver o cartaz da festa dos compadres para verem que nem são capazes de fazerem um cartaz em condições: é so erros ortográficos; Ah e vejam o programa do Sábado dia 26: Musica Aambiente (Esta nem lembrava ao diabo).
Admira-me o Sr. das Berdades não publicar o cartaz neste blogue!

Anónimo disse...

Este presépio começou com a Ana Mendonça (Aninhas Rambóia)e com o grande contributo do Manuel João Ornelas, que é fundamental para a montagem do mesmo, a Junta de Freguesia sempre deu o seu apoio e colaboração.

Anónimo disse...

Com a senhora Ana Mendonça e o Manuel João???? e então e a senhora Teresa Ribeiro não conta???? enfim não vale a pena dizer mais nada porque as pessoas decentes de Santana sabem quem foi as pessoas que tiveram esta iniciativa...Então para próxima festa que houver o anónimo que fez o comentário acima veja quem é que realmente trabalha e que organiza a festa!!! porque na festa passada não vi a senhora Ana Mendonça a dar uma mãozinha...Já que para algumas pessoas a Teresa Ribeiro não contribui para nada então digo para a Teresa Ribeiro para o próximo ano não contribuir para nada para vermos se a festa é a mesma coisa...Bem haja

Anónimo disse...

Já agora onde é que param as figuras do presépio??? É que no dia seguinte após a festa quando foram desmanchar o mesmo as figuras principais deste já não estavam presentes... "Parece que as figuras ganharam vida durante a noite e fugiram?!" Ao ponto que esta gente chega enfim temos pena!!! HAAA DEIXO AQUI UM APELO - FIGURAS DESAPARECIDAS SE LEREM ESTE APELO POR FAVOR VOLTEM PARA O PRÓXIMO ANO VISTO QUE O PRESÉPIO SEM VOCÊS NÃO É NADA...

Anónimo disse...

desolador! é o que se pode dizer! ja não há respeito, ja nem digo pelas pessoas, mas ao menos pela Nossa Senhora que está na fonte das faias! tenham juizo e deixem-se de mesquinhices! Nossa Senhora não quer festas mas sim união e oração! e mais: nunca devia ter havido ali festa nenhuma mas apenas um convívio entre as pessoas que fizeram o presépio. Só não sei como este ano não mandaram publicar na igreja outra vez...se calhar a ver se ficavam mais coisas para levar, em cima do carro, para casa! c'a vergonha! nunca vi isto em lado nenhum!um abraço ao sr. das berdades por mais um aninho!

Anónimo disse...

ADOREI VER OS PRESEPIO ESTAVA LINDO A FESTA E SO PARA MEXERICOS ESTAVAO A PREPARAR A FESTA SO PARA OS DE UM SITIO OS DAS FAIAS ESTAVAO ESQUESIDOS A UMA QUE SO QUER MANDAR QUER O NOME EM PRIMEIRO QUEM CONHECE SABE QUE A FONTE PERTENCE AS FAIAS

Carmo Mendonça disse...

Nao vejo necessidades de este bate boca, tanto quanto sei as pessoas empenham-se a fazer este presépio por gosto e não para dar motivos a estas conversas, só isso já estraga um bocadinho o sentido das coisas, as pessoas que fazem, fazem por prazer e é aí que as coisas contam, já agora n.a devia estar com mais atenção nas pessoas que ajudam, atendendo que a a Ana Mendonça é minha mãe e sabendo as horas que passou na fonte é um bocado mau dizer que ela "não deu uma mãozinha", desde que me lembro ela sempre fez presépio em casa e nunca foi com o intuito de aparecer. Há pessoas que fazem as coisas por gosto. E sim o Manuel João o Nélio e essa rapaziada mais nova ajudou, como é obvio não iriam ser a Ana Ramboio e a Sra. Teresa a acartar pedras. Cada um faz o juizo que quiser das coisas, o sentido das pessoas que fazem o presépio não é certamente este tipo de mesquinhices.

Anónimo disse...

Parabéns a Sr.ªAna Mendonça, ao Manuel João Ornelas ao Nélio e a essa rapaziada mais nova pela realização deste presépio..... Mas como este post indica uma "festa" também deixo aqui os meus parabéns a Sr.ªAna Mendonça pela realização desta pequena e divertida festa.....Haaaa como é que se chama a senhora muito divertida que estava na festa sempre para um lado e para o outro a fazer com que a festa corre-se pelo melhor e sempre que alguém precisava de alguma coisa era sempre a esta senhora que iam pedir as coisas. Porque será?? Enfim é uns a trabalhar e outros sem nada fazer e ainda dizem que a organizaram isto é se referindo a festa porque no presépio quem o organiza pode ser a Sr.ª Ana Mendonça mas é com ajuda de outras pessoas de outros sítios então ao anónimo que disse..."ADOREI VER OS PRESEPIO ESTAVA LINDO A FESTA E SO PARA MEXERICOS ESTAVAO A PREPARAR A FESTA SO PARA OS DE UM SITIO OS DAS FAIAS ESTAVAO ESQUESIDOS A UMA QUE SO QUER MANDAR QUER O NOME EM PRIMEIRO QUEM CONHECE SABE QUE A FONTE PERTENCE AS FAIAS"..Acho que então se a Sr.ª Ana Mendonça teve ajuda de pessoas que não são do seu sítio também merecem estar presentes nesta festa porque estiveram na realização deste presépio...Continuações.

Carmo Mendonça disse...

Eu cá por mim a festa podia ser para a Ilha inteira, que eu saiba não tem porteiro a pedir moradas, nem se ajudaram ou não, o convivio é feito para todos os que quiserem estar presentes, pelo menos é esta a ideia que tenho. O meu contributo foi só temperar tremoços e levar umas coisas no carro. loll e não é cá pa me gabar mas o tremoços tavam bons! beijos e ocupem-se com coisas mais construtivas,como as velhotas fizeram.

Anónimo disse...

enfim mexericos
(anonimos )para quem nao os conhece
enfim parabéns a Aninhas pela continuaçao de mais um ano da sua brilhante ideia que teve ja a uns 4 anos a parte.
E tb as pessoal que ajudoupois sei o quanto custa la andar a trb na preparaçaopois tb ja la andei ..
um abralço

Anónimo disse...

Epá nunca pensei que esta FESTA estive a dar tanto que falar, da minha parte só vi boa vontade de um grupo de pessoas que se uniram tanto de um sítio como do outro, para organizar um convívio em que reinou a boa disposição e que contou com mais POVO, este ano superou... Não vejo razão para estes mexericos.

Parabéns aos organizadores.

Manuel Gouveia

Carmo Mendonça disse...

Para quem não sabe das imagens é fácil, os Reis Magos foram TRIPLICAR O SALDO DA TIA A MARROCOS... Os outros talvez fossem com eles... ehehehe

C'ma Diz O Outro #79