03 fevereiro, 2008

Julgamento dos Compadres 2008.

PARTE 1/5

PARTE 2/5

PARTE 3/5

PARTE 4/5

PARTE 5/5

10 comentários:

antonio martins disse...

FELIZMENTE,,temos este fantastico blog,das berdades,para muitos como eu,ausentes da nossa terra,a televisâo da Madeira nao quis nos mostrar um pouco,desta festa dos compadres,nem a d. Maria Aurora,,este fim de semana de carnaval e sabendo que há milhares e milhares a ver a rtp i,nao nos mostrou um pouco,,,,,agora ja vi,,bom trabalho compadre,,força,,,,nestas terras distantes á muita gente a desejar o maior sucesso,,belo trabalho,,,esperamos que para 2009,a câmara vaia convidar alguns dos muitos grupos musicais que existe em santana e ponha eles no palco,em vez dessa música que de hambiente nada tem....queremos musica real,dos nossos grupos do concelho..nao matem a maior festa de carnaval da nossa terra,,,força compadre e demais colaboradores....um abraço de londres

Anónimo disse...

ha haaaa ! ta exelente :D parabens marcelino !
um abraço da frança

Anónimo disse...

De facto o programa "Atlântida" da Maria Aurora nem uma imagem deste espectáculo, porque eles aperceberam-se que não tinha qualidade para tal.
Eles viram que este julgamento não teve graça nenhuma, ao contrário do ano passado em que foi dos melhores de sempre. A RTP Madeira tem olhos e ouvidos e a Srª. Aurora já não embarca em tudo.
Parabéns ao Santana que foi ganhar um pontinho a casa do Elvas.

Anónimo disse...

Este COMPADRE BRAGADO deve ser dos INFILTRADOS ou então não sabe reconhecer as coisas quando realmente têm valor, deve ser algum elemento do anterior julgamento... ou alaranjado...

Enfim não gostam de dar o braço a torcer por nada é assim e mais nada, quando não se quer "ENXERGAR", não se "ENXERGA"

Vocês e outros talvez não estivessem à espera que Jodé voltasse mas o impacto que o mesmo tem a nível regional, diga-se ANTENA 3, é que vós lixou o esquema. Bendita a hora em que se lembraram de Jodé para as manhãs da Antena 3, pois na SANTANAFM era uma vez, nunca percebi bem PORQUE acabou... Hum um caso a investigar...

Continue assim a trabalhar pois o resultado vê-se pelo número de visitas e lugares por onde este blog é VISTO e OUVIDO.

Um abraço

António Carlos - Funchal

Anónimo disse...

Ainda bem que se fazem festas destas, reparemos bem, este julgamento não é senão, brincado e com imensa piada uma optima critica à sociedade madeirense!!!
O texto está excelente parabéns ao sr Marcelino Teles e força para a sua actividade berdadeira pois tem aqui um optimo meio de divulgação cultural!!!

Anónimo disse...

Sócio da Casa do Povo

Não posso estar de acordo com o bragado ignorante ao falar assim da sentença deste ano.
O A. Carlos também não deve conhecer as pessaos que fizeram a sentença do ano passado,para saber que não entravam em conflitos.
Pelo que sei são pessoas ligadas à Casa do Povo de Santana e quando foram chamados, só aceitaram à condição. NÃO VIRARAM AS COSTAS PORQUE ESTAVA EM CAUSA A CULTURA DE SANTANA e SEM MEDO e SEM RABO PRESO, representaram o mais fielmente possivel a sentença durante os últimos 4 anos, como já o haviam feito em 1995 e 1996 sem inventar, mas com criatividade e com base em recolhas do presente e do passado. Participam sempre todos os anos no cortejo, com muito empenho e dedicação.
Este grupo existe num contexto diferente e não visa a promoção individual e está consciente do seu valor através do feedback do povo.
É capaz de haver alaranjado(as) surpreendido(as) pela forma como o berdades voltou e não ficaram nada satisfeitos principalmente com quem deu a ordem...via-se na cara deles...hehehe!!!
O Marcelino também aprendeu que ninguém e insubstituivel e enquanto não voltou não descansou...de orelha baixa para promover em grande jodé!
Parabéns!!!

Anónimo disse...

Muitos parabéns ao sr.Marcelino pelo excelente trabalho que tem feito. o berdades e um dos melhores blogs que conheço é sem dúvida alguma um óptimo meio de divulgação cultural esperemos que continue assim.

Fico muito feliz por ter voltado a fazer o julgamento dos compadres, o julgamento foi muito bom e divertido adorei mesmo muito continue assim. sei que as criticas não o rebaixam apenas o incentivamos a continuar cada vez melhor. muitos parabéns pelo excelente trabalho que tem vindo a realizar.

Marcelino Teles disse...

Lá tenho que intervir na mediação destes comentários, nomeadamente do Compadre Bragado, A. Carlos e Sócio da casa do Povo, até porque sendo anónimos até podia não publicá-los, mas assim publicados, ficamos na certeza do seguinte:
1 - o Compadre Bragado emitiu a sua opinião - não gostou - e nada mais podemos criticar, é o gosto individual de cada um;
2 - O Sr. "A. Carlos" insinuou que aquele comentário deveria vir de alguém pertencente ao grupo do ano passado. Disso, TENHO A CERTEZA QUE NÃO FOI, quiseram arranjar chama onde nem sequer existe lenha para queimar, até porque me dou bem com todo esse grupo e que nada têm a ver cm isto; de alguém alaranjado? Aí sim, quase de certeza. O berdades não embarca nos comentários para julgar de quem e de onde vieram. Anónimos vem de todos os lados e se fazer passar por pretensas pessoas para enganar o Berdades, essa já não pega.
3 - O Sócio da Casa do Povo refere que o Berdades voltou?! Voltou onde? Depois fala em sr. Marcelino voltou de orelha baixa?! Voltou onde? Aprendeu que não é insubstituível?! Insubstituível onde? Deve ser de memória curta, pois se se referem ao julgamento dos compadres, que já tem muitos anos de história, o Berdades nunca o fez, por isso nunca poderia ter voltado; o Sr. Marcelino apenas participou por 5 vezes, tendo declinado o convite por 3 vezes e, em todas essas ocasiões se fez e manteve a tradição; Para promover "Jodé" também não será, porque mais depressa Jodé promove Marcelino e mesmo assim nem precisa de fazer este julgamento para tal. Portanto, a promoção individual não existe senão apenas na cabeça de quem insinua.

Anónimo disse...

Sócio da Casa do Povo

Desculpe! Mas esta imagem trifacetada, faz alguma confusão.De facto o berdades não voltou! Foi a primeira vez que publicitou a sentença... desde o aparecimento do blog.
Não foi posta em causa a continuação da tradição no trabalho do Sr. Marcelino quando participou...
De resto, a sua memória também é curta. O sr. Marcelino voltou porque já tinha participado e deixou de participar na sentença...
voltou ao palco e depois de ter declinado o convite 3 vezes, só aceitou agora. Não interessa saber porquê, ou não convém a algumas pessoas saber-se...
É de opinião geral que a crítica deste ano e muito menos contundente que a das suas últimas 4 sentenças,(voltou de orelha baixa)!
Aprendeu que não é insubstituivel para fazer a sentença, após ter deixado a organização dependurada perto da realização de outra edição.Talvez pensou que desistindo, e sabendo do seu valor, "os laranjas" poderiam dar o braço a torcer?
Por último nunca ouvi Jodé falar d o Sr Marcelino, mas sim, o Sr Marcelino na televisão...dizer, que quem ia ser julgado era o compadre Jodé, um personagem habitual das manhãs de sexta feira da antena 3...Para ser mais correcto só passando a peça... toda essa publicidade a Jodé foi passada na comunicação social escrita e falada e até durante o cortejo no palco...
Obrigado por ter voltado ,não sei de onde... mas a tempo porque é um talento!
Acho que a sua participação na sentença e uma forma de Santana agradecer tudo o que faz pela promoção desta terra.
Parabéns ao Sr. Marcelino, ao berdades e a Jodé e aos seus colegas que participaram na sentença!!!A festa dos compadres é do povo e como tal todos os intevenientes devem ser "anónimos",porque o mais importante é a nossa tradição.

Marcelino Teles disse...

O anónimo Sócio da Casa do Povo, se bem que referenciado já pelas "coordenadas" que emana, ripostou ao nosso esclarecimento mas ainda um pouco impreciso e com misturas de elogios e parabens, que agradecemos. É uma no cravo, outra na ferradura. Pena também pertencer ao anonimato para alguns! Realmete faz-lhe, e deve fazer a muito boa gente, confusão a tal imagem trifacetada do Marcelino e confundem alhos com bogalhos. Já estou acostumado nem me importuna se, de facto, referirem as coisas e as personagens no lugar certo. Ora, o Berdades não voltou "...porque foi a 1ª vez que publicou a sentença... desde o aparecimento do blog." Diz o sócio ou a sócia. Realmente foi a 1ª vez que coloquei na integra, pois já havia colocado um pequeno video do ano 2003 e este ano apenas coloquei a sentença porque encontreia-a no Youtube donde obteve o código HTML para postagem no blogue. De resto tb não filmou nem fez upload para o Youtube. Acresce que se encontrasse no Youtube, ou noutro qq servidor, o video de anos anteriores o colocaria online no Berdades;
Marcelino nunca deixou a organização pendurada por causa de ter desistido: Comunicou o facto por escrito em Nov. 2003 à CMS, por motivos e factos que só nessa data surgiram, e a Festa dos Comapdres foi em Finais de Fevereiro. Se isto é em cima do tempo! E quando apresentei a minha indisponibilidade não esperava por mais, porque não iria mesmo fazê-la em 2004; Sabia que não era insubstituivel, pois, como já disse, em outros anos não era eu que fazia, nem substituí ninguém: Sei estar nos lugares e sei sair!
Por último: Nunca ouviu Jodé falar de Marcelino. Pois, e nunca vai ouvir. Fez confusão com "promover" e "falar" Foi vc que referiu, porque o que era apontado por vc no 1º comentário era que Marcelino...voltou... PARA PROMOVER EM GRANDE JODÉ". e eu apenas referi-me à promoção, não a ter falado. Pois, e repito o que acima escrevi: "... MAIS DEPRESA JODÉ PROMOVE MARCELINO". Agora fala-se que se fez a promoção e falou-se bastante de Jodé. Claro, mas esqueceu-se que já antes da Antena 3, a personagem Jodé, por mim inventada, já fazia parte dos julgamentos dos Compadres que eu fazia, bem como na Rádio Santana no programa "Da Boca P'ra Fora".. Portanto este Jodé já existe há muito tempo. Mais algum esclarecimento? Aqui não, ligue-me e digo-lhe pessoalmente.

C'ma Diz O Outro #79