06 fevereiro, 2008

Mascarados em Santana.

Dia de Carnaval e a tradição dos mascarados em Santana manteve-se. Miúdos e graúdos saíram à rua disfarçados das mais diversas maneiras. A nossa reportagem testemunhou dezenas de mascarados pelos vários sítios sendo a maior concentração no centro da cidade. Só faltou mesmo foi a música ambiente "derramada" no Sábado da Festas dos Compadres.
Picasa SlideshowPicasa Web AlbumsFullscreen

20 comentários:

Anónimo disse...

Muito obrigado por mais esta excelente reportagem. Não conheço nenhum mascarado mas gostei de ve-los (se calhar algum deve ser meu familiar) e saber que em Santana ainda se mantém a tradição. Esse casamento ao pé das casinhas tá um espectáculo, assim como os fantasmas, bem organizado.
Um bem haja ao senhor destas berdades que ao contrário do site da CMS nem uma imagem da festa de carnaval.
Um abraço de cuba (Lisboa)!!

Anónimo disse...

Nao teve musica?? :P
pelo menos uns minutos teve! ;)
(Corujeira tambem teve la hehe)

Anónimo disse...

Mas ser� que n�o h� ningu�m com tomates em santana, que pense em fazer qualquer coisa dia de carnaval, para as dezenas de mascarados se devirtir, porque ontem por volta das 10 horas da noite estavam junto � igreja de Santana, dezenas de mascarados � espera da m�sica anunciada, o ano passado fui a jsd, este ano os finalistas? para o ano quem ser� que vai anunciar?
E porque � que a junta de Freguesia n�o paga ao damas para ele vir por musica, n�o pagou para por na fonte das faias?
Pelo menos fui o que fui dito l� que era a junta de Freguesia a pagar, tb um ano pode organizar ao p� da Igreja por volta do carnaval.
Ou ent�o a C.M. que tire um pouco da m�sica ambiente da festa dos compadres e deixa para o dia de carnaval....

Anónimo disse...

Parabéns a Santana por manter bem vivas as tradições carnavalescas e com tanta criatividade e imaginação.

Carmo Mendonça disse...

gostei das imagens sim senhor... Não fazia a ideia que tanta gente se disfarçava... Realmente uma musiquinha para animar os mascarados que teimam em manter viva a tradição, não fazia mal nenhum...

Anónimo disse...

Pove de Santana ! po proxime ane garante que vou comprari uma aparelhage e raie me parta se o povo na se vai divertir! na desanimem! agente vai.se bailar!

Ass: A Roseta!

Anónimo disse...

concordo plenamente k deveria ter havido musica, mas é assim s a jsd se mete em todas e se arranja tempo e maneira de proporcionar aos do arco d s.joege um baile pk razao um elemento da jsd xegou s ao pe d uma finalistas e disse: kerem arranjar o baile de carnaval em santana?é pk nos nao podemos???? resta saber s é podemos ou queremos, mas isso so eles sabem...mas continuando n axo isto justo, visto k o centro da cidade é santana...qto a parte dos finalista é certo k s s comprometeram deviam comprir, mas quanto a isso n posso dizer nada, pk embora eu seja uma finalista n m posso pronunciar pk sou sempre mal vista e tambem porque nem tive a par dessa suposta musica que seria posta por nos... por isso quem s compromete que se desenraske em bom portugues... felicitaçoes compadre jode, e obrigado por nos ter posto no seu blog...

Anónimo disse...

A noite foi muito boa pois o tempo ajudou, infelizmente o ano passado nao houve tanta sorte. Quanto ao facto de nao haver musica tambem acho que é uma falha, mas penso que para o ano o senhor anonimo que com certeza tem tomatos e muita musica para dar, deve colaborar.
Por isso a todos os mascarados fica o convite, e eu tambem la estarei.
É de salientar que ha muita criatividade em Santana. Parabens a todos os que neste dia saem a rua para se divertir, e nao para observar com um olhar critico.

Anónimo disse...

Parabéns ao BERDADES por mais este execelente POST.

Já não é a primeira vez que OS FINALISTAS e outros "ARTISTAS", tudo querem e NADA FAZEM... Porquê senão alguém teria avançado com alguma animação... O que tem é que as coisas também não se fazem à BORLIX, penso que o Damas não deve ser assim tão caro.

Saudações carnavalescas

Manuel Andrade

Anónimo disse...

Falar todo o mundo fala, mas fazer é k ta quieto. Quanto a finalista que eu até sei quem é, mas nao vou dizer, é pena falares da maneira que falas, pq tudo te cai aos pés de graça e com muita facilidade. Mas ainda bem que ha quem nao precise de trabalhar, e que nunca tenhas uma falha. È pena que em Santana só se espere que os outros façam alguma coisa, e nao deitem as mãos ao trabalho. Ah tavas linda na foto, IGUAL a tds as outras!!! (So neste dia) sem ofença.

Anónimo disse...

Todos gostam de falar mal, mas ninguem gosta de trabalhar.
Acho que deveria haver alguma coisa neste dia tal como todos, mas tambem acho que nao é a JSD nem os Finalistas nem nenhum daqueles que pelo menos tentam fazer alguma coisa que têm culpa, pq pelo menos tentam. Parece é que têm tido pouca sorte, e nenhuma ajuda. Parem de reclamar e toca a ajudar.

Anónimo disse...

Eu gostava de saber quem é que disse que a JSD não podia fazer este baile? Pelos vistos ha finalistas pobres e mal agradecidos e pelos vistos postos de parte também. La terão as suas razões. A JSD iria fazer este baile mas em conversa com alguns finalistas ficou combinado que este ano seria os finalistas a faze-lo pelo simples facto de precisarem angariar mais algum dinheiro para a viagem de finalistas. Não pelo facto da JSD não poder nem querer. Até porque a JSD não fez qualquer acordo com a Câmara para a realização deste baile anual. E fica desde já a seguinte informação; a JSD só faz este baile se puder ou «quiser»?.

Anónimo disse...

parabens a todos os mascarados e ao berdades! lamento tal como os demais a falta da musica! tanto trabalho tive com o meu disfarce e nada de dança!
Que é que se passa com esta geraçao de finalistas?!?! Irresponsabilidade?! Imaturidade?! Como é que foram eleitos os seus representantes? nao deve ter sido por apresentarem as melhores ideias, a melhor equipa, enfim o melhor programa de finalistas... Como afirma a finalista, poderiam ter sido outros a organizar o baile, contudo a competencia de todos: alunos e professores e escola, ficou comprometida! até ao ano...

Anónimo disse...

O grupo de branco foram os melhores. Até metiam medo. Boa ideia, continuem seja la quem forem...

Tiago Sousa disse...

Esse grupo de branco tem muito que se diga... muitas semelhanças com os kkk... mas pronto isso é outra historia (para quem nao sabe quem sao.. é so pesquisar)mas como dizem.. "Carnaval... ninguem leva a mal"
___________________________________
comprimentos e larguras para o povo da nossa Cidade...

Anónimo disse...

Tudos falam mas niguém faz nada. è o grande mal da nossa terra. Sabem sempre tudo e estão sempre á frente e o resultado é o que se vê. Parabéns aos mascarados que sairam para se divirtirem com ou sem música. Assim é que é.
Até a próxima!!!!!

Ceregi disse...

A população que aderiu a esta brincadeira e que reavivou esta tradição está de parabéns!

Anónimo disse...

ahaha nem para organizar um baile se ha competencia! SO mesmo em Santana! Querem é protagonismo mas quando chega a hora de verdade simplesmente cancelam tudo a ultima da hora...

Anónimo disse...

toda a gente para falar tem jeito e todos estão dispostos a o fazer mas quando toca a trabalho só se chegam meia dúzia tenho vindo a observar o trabalho dos finalistas e quando corre bem a quem se apresente sempre para receber os louros mas quando da para o torto sacodem sempre a casaca e passam a não ter nada a ver com o assunto é impressionante como as pessoas conseguem ser tão individualistas nem sequer para ajudar a organizar uma festa neste caso um baile deixam de pensar só em destacar-se. e neste caso a culpa não e só de uma pessoa mas sim de todos e não digam que nunca sabem de nada pois para criticar já todos sabem das coisas e começam a criticar antes de as coisas darem po torto pensem em colaborar mais uns com os outros.falem menos dos outros e ajudem mais. acreditem que resulta.

F.A

Alexandre Mendonça disse...

Fantásticas discussões que para aqui andam.

"Ó Gente da minha Terra", mas desde quando é que os finalistas, o mesmo qualquer associação de índole partidária (jotas) tem como obrigação a organização de um baile de carnaval? como alguém já aqui comentou, apenas o fazem se puderem ou quiserem.

Reclamar com quem deveria "zelar" pela realização de actividades culturais (sim porque esses tem obrigação de promover essas actividades) não li nada sobre isso.

Outra ideia que ninguém aborda é a iniciativa também poderia ser realizada por particulares (a questão é: e deixavam avançar? Procurem um Post do Berdades que se não estou em erro tem por título "o que é bom o diabo leva" tirem as vossas conclusões).


Boa a reportagem. É bom ver que as pessoas da nossa terra tem consciência crítica, é pena que ainda seja "escondidos" no anonimato. E porra será que não percebem que as pessoas gostam de dançar umas "modas", vejam lá se para a próxima arranjam um bailarico.

C'ma Diz O Outro #79