04 março, 2008

Música do Mar

Recebido, ontem por email:
Órgão do Mar - na cidade de Zadar, Croácia
Situado na costa de Zadar uma cidade da Croácia, encontramos o Órgão do Mar, degraus cravados em rochas que têm em seu interior um interessante sistema de tubulações que, quando empurradas pelos movimentos do mar, forçam o ar e, dependendo do tamanho e velocidade da onda, criam notas musicais, sons aleatórios.
Criado em 2005 e ganhador do prêmio europeu para espaços públicos (European Prize for Urban Public Space), o Órgão do Mar recebe turistas de várias partes do mundo que vêm escutar uma música original que traz muita paz.
O lugar também é conhecido por oferecer um belo pôr-do-sol, o que agrada ainda mais as pessoas que visitam a localidade. Zadar é uma bela cidade litorânea da Croácia e foi duramente castigada durante a 2º Guerra Mundial.
A criação do Órgão é também uma iniciativa para devolver um pouco do que o lugar perdeu com tanta destruição e sofrimento. Veja a estrutura interna das 'escadas'. O detalhamento das cordas e notas musicais que somadas a energia das ondas criam sons.

3 comentários:

Ceregi disse...

Quando a engenharia e a criatividade juntam as mãos, aparecem grandes obras! O prémio ganho é mais do que justificado!

Anónimo disse...

Este orgão é necessariamente um Hino à Paz, à Liberdade e à capacidade de sofrimento de um povo. Quase todas as gerações desde a antiguidade conheceram a guerra. Zadar era uma cidade apetecível para o comércio. Romanos, Venezianos, Turcos, Otomanos, entre outros, conquistada e reconquistada ao longo de vários séculos, chegou a ser vendida pelo seu soberano a Veneza. Ainda apresenta sinais do bombardeamento Sérvio nos anos 90. Agora a luta é pela sua afirmação na Europa e aí estão claramente na linha da frente.

Casa do Povo São Roque do Faial disse...

São ideias, como a apresentada, para aproveitar as potencialidades da natureza que a humanidade necessita...

C'ma Diz O Outro #79