07 abril, 2008

Avaliação escolar moderna.

QUESTÃO PROPOSTA:
6 + 7 = ...

RESULTADO APRESENTADO PELO ALUNO: 6 + 7 = 18

ANÁLISE E AVALIAÇÃO DO PROFESSOR
ANÁLISE:
* A grafia do número 6 está absolutamente correcta;
* O mesmo se pode concluir quanto ao número 7;
* O sinal operacional + indica-nos, correctamente, que se trata de uma adição;
* Quanto ao resultado, verifica-se que o primeiro algarismo (1) está correctamente escrito e corresponde de facto ao primeiro algarismo da soma pedida.
* O segundo algarismo pode muito bem ser entendido como um três escrito simetricamente - repare-se na simetria, considerando-se um eixo vertical!
* Assim, o aluno enriqueceu o exercício recorrendo a outros conhecimentos. A sua intenção era, portanto, boa.
AVALIAÇÃO:
Do conjunto de considerações tecidas nesta análise, podemos concluir que:
* A atitude do aluno foi positiva: ele tentou!
* Os procedimentos estão correctamente encadeados: os elementos estão dispostos pela ordem precisa.
* Nos conceitos, só se enganou (?) num dos seis elementos que formam o exercício, o que é perfeitamente negligenciável.
* Na verdade, o aluno acrescentou uma mais-valia ao exercício ao trazer para a proposta de resolução outros conceitos estudados - as simetrias - realçando as conexões matemáticas que sempre coexistem em qualquer exercício...
* Em consequência, podemos atribuir-lhe um "EXCELENTE" e afirmar que o aluno "PROGRIDE ADEQUADAMENTE".

2 comentários:

Anónimo disse...

esta ta boa sim senhor... pena que no meu tempo nao havia professores assim...isto hoje em dia vai de mal a pior.. enfim....

MMV disse...

Gostei do racicionio... Já diria a professora do joaozinho...

Filarmónica em Rock