02 abril, 2008

Futebol "bragado" há 30 anos.

Foi há 30 anos atrás - 2 de Abril de 1978 - que se deu inicio ao futebol federado em Santana.
Para assinalar esta efeméride, a Junta de Freguesia de Santana elaborou um pequeno programa que irá ser cumprido no dia 12 de Abril (Sábado).
O objectivo é proporcionar o encontro de todos (atletas, dirigentes e treinadores) que fizeram parte do plantel nesse ano de estreia. O inicio das comemorações têm lugar pelas 11 horas com uma romagem ao cemitério de Santana, para uma homenagem aos atletas já falecidos (Jorge e Azevedo), em cujas campas serão depositadas flores.
À tarde, na Rocha de Navio, terá lugar um almoço-convívio e onde serão entregues placas comemorativas oferecidas pela Junta de Freguesia.
As fotos publicadas são registos fotográficos de 2 equipas de Santana desse tempo, do arquivo do Estúdio 40, e ainda, em baixo, um breve historial da autoria do Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Santana e antigo atleta, Prof. Joaquim Rosa.




11 comentários:

Damas disse...

Bons velhos tempos e grandes glórias, lembro-me de ir à bola, com o meu Pai e irmãos, a pé claro, pois nesse tempo não havia tanto carro.

A barraca das bebidas com uma "costaneira" a servir de balcão, ali guardavam-se também as pódoas. Lembro-me das pedras a "voar", de vez em quando para a equipa de arbritragem e a Polícia a tentar descobrir quem atirou. Zaragatas pelo meio, enfim havia de tudo um pouco. Não quero com isto dizer que as pessoas iam apenas ao futebol com o intuito de descarregar energias desta forma.

Hoje, o pessoal já é mais civilizado, eh, eh, eh, tem outras ocupações e as bancadas ficam vazias. Claro que nesta altura não se pagavam as entradas.

Guardo BOAS RECORDAÇÕES do Municipal de Santana e dos amigos que se juntavam para ir ao futebol.

Anónimo disse...

É verdade,quantas vezes após a missa eu e as minhas amigas lá íamos ver e apoiar os nossos atletas santanenses.
Bons tempos!!!
Grandes euforias,comparar a beleza de uns e de outros.
Felizmente ainda os encontramos por aí um pouco mais velhos,mas ainda com o seu charme...
Um bem haja a estes atletas que contribuiram para o futebol santanense...

Anónimo disse...

Parabéns a todos. Bons velhos tempos Nunca mais esqueço o cheiro dos cedros,o gosto dos tremoços da mãe do Chalana,o sabor dos ovos cozidos no bar do campo, assistir à palestra do treinador debaixo da sombra dos pinheiros,ouvir o barulhos dos pitões na entrada dos jogadores, participar no apoio à equipa,jogar à bola no intervalo do jogo,ir a pé para o campo,comer peros e ameixas pelo caminho,etc.....Nunca mais esqueço as recordações da minha infancia!

Anónimo disse...

Coincidência ou não o Jornal da Madeira também publicou esta história e as mesmas fotografias só que com uma diferença: as legendas do Jornal estão erradas o que significa que o Berdades é superior ao JM grátis do Sr. governo!
Vejo com muita nostalgia esta reportagem e lembram-me como muitos o gosto que tínhamos em ir assistir aos jogos do Cultural e também do Pico Ruivo. Eram tempos diferentes mas com mais amor à camisola. Apetecia ver jogadores de Santana jogarem, até mesmo os que vinham do Funchal já estavam identificados com o publico de Santana, isso hoje já não é assim. Já ninguém conhece os jogadores nem os jogadores conhecem o público.

Anónimo disse...

PARABENS a SANTANA,por mais um aniversário da equipa de futebol..é verdade,lembro-me muito bem dos primeiros jogos,pois ia a santana e ao funchal apoiar a equipa muitas vezes,,,no pelado da choupana foi o primeiro jogo,um empate,e em santana nao perdia um jogo,,,,nessa altura era futebol,,hoje querem saber é se teêm um bom ordenado,nâo todos mas a maioria,,,,,entradas gratis a horas que muitos podiam ir ao campo,,todos eramos amigos,todos vizinhos ,nao havia bancadas mas em volta do campo eram pessoas a apoiar a equipa até nos barrancos,,,,a separar o campo das pessoas era varas de urze,,,lindo tempo,,,,PARABÉNS A TODAS AS MODALIDADES DA NOSSA EQUIPA DE SANTANA,,,força nos próximos jogos,,,

Anónimo disse...

Não deveria ser o clube a organizar esta comemoração?
Porquê ser a Junta de Freguesia?
Acho muito bem que se comemore, mas também o local talvez não seja o melhor...
Só se for para restringir a presença de mais adeptos...
Vão ver que irão aparecer mais adeptos nesse dia do que no campo de futebol, num domingo de jogo.
Srº Presidente da Junta de Freguesia, volte aos comandos da U.D.Santana.

Anónimo disse...

Antes de mais dar os parabéns aos atletas e dirigentes que nesses tempos já idos tiveram a audácia e a coragem de iniciar um percurso que com certeza terá sido árduo mas ao mesmo tempo gratificante em prol do desporto na zona norte.

Segundo gostaria de dizer o seguinte, lo0ol o que eu me farto de rir ao ver estas fotos, "co loucos" meu pai ta com um cabelo, lo0ol "espetacular"...

Anónimo disse...

Como o tempo passa...
Muitos dos comentários feitos fizeram-me reviver o tempo em que ir ver um jogo de futebol era uma festa. Apesar de ser criança na altura lembro-me de ir ver, com a minha mãe, o "machiqueiro" Lucas. Como ele corria... e era ligeirinho. Parabéns ao meu Pai e a todos aos seus colegas de equipa pelo esforço da altura... Um bem haja a todos.

Anónimo disse...

alexandre quase que nao saia o que querias diser no primeiro paragrafo

segudo,nao goses de teu pai que tb ja tiveste um cabeliho quase parecido
HAHA

agora a serio
ainda ca nao tava ha 30 anos,so a 24,e é claro que nao sai da barriga da senhora enfermeira e foi ver o jogo da bola,mas tenho em memoria de ir ver os jogos com meu pai tb,e de ver meu tio a arbitrar,lembro me bem das arvores a volta,daquele tubo branco a volta do campo, de ir a lavandaria do outro lado por equipamento,tb ainda dei um pezinho de bola no campo,mas a minha carreira futebolistica nao vingou,hehe
parabens ao santana

João M. R. Alves disse...

De facto jogavam á bola por prazer nesses tempos, não como hoje, que têm que ser pagos para jogar, outros tempo....
No meu tempo de Juvenil e Junior, iamos 8 ou 9 no Jeep velho da câmara os outros no Peugeot, até ao Porto Moniz, fazer jogos, chegavamos todos mal-dispostos, mas com vontade de jogar, no fim do jogo por vezes havia uma sandes como recompensa, água quente??!! nem por sombras, muitos iam ao poço de rega que existia acima do Campo...e os arbitros, levavam com cada fisgada nos jogos...que até fazia pena...

Anónimo disse...

Alexandre, andas aí no gozo com o cabelinho do teu pai, mas repara bem quem era o único que em 78 já usava botinha branca... ah pois é, José Manuel Daniel... ehehe não faças confusão! :) Grande Equipa, falta Martinho com a sua bigodaça, tenho uma ideia que na altura tinha ido para o Estrela da Calheta... (os milhões falaram mais alto ahahaha) Força Santana!

C'ma Diz O Outro #79