11 agosto, 2008

Santana na rota da...lama!

É a vergonha das vergonhas!
Assim se pode classificar o que hoje verifiquei quando me deslocava à praia da foz da Ribeira de São Jorge. A tradicional, e muito concorrida, lagoa de água doce mais parecia lagoa de chocolate de...terra! As imagens falam por si! Basta comparar com o azul do céu e do mar a contrastar com o castanho da ribeira. Este ano até havia condições na praia: balneares e vigilante, mas a lagoa está neste estado sem que ninguém responsável tome providências. Pudera, os responsáveis têm condições para irem a outras praias. Mas, mesmo que não seja para tomar banho, deste modo a lagoa fere a vista dos muitos turistas que diariamente fazem o percurso a pé pela estrada antiga do calhau desde Santana até São Jorge e vice-versa.
Segundo conseguimos apurar junto de alguns banhistas locais a lagoa enche agora de terra, depois a Câmara manda, a quem sujou, limpá-la. Só que em vez de retirar a terra, retira areia que é bem mais rentável. Só mesmo na nossa linda terra!
Até a barraca abana!

9 comentários:

Anónimo disse...

UMA autentica vergonha,,Sr. presidente da câmara e senhores vareadores,,qual será a desculpa agora,,,ha já sei,,os tuneis da via expresso tem de ser feitos,, sim. mas em pleno verão isto é inademessivel e deitar a lixeira pela ribeira abaixo não pode ser,,qual será a penalização para a empresa que fez e faz isto? também ja sabemos,vai tudo por água abaixo,,,INCRIVEL,,

Anónimo disse...

O aterro que está na beira da ribeira logo acima da ponte do senhor Abel Jardim é que provoca tudo isto e ainda há-de provocar muito mais, basta chegar aos dias de chuva. Não se admite que aquilo se faça acolá naquele lugar, um atentado ambiental de todo o tamanho mas a CMS parece que tem aquilo como um presépio e o Menino Jesus o dono das terras.
Depois quem paga é o Zé Povinho!
É verdade que depois ele vai lá abaixo limpar a terra, lá isso sou testemunha, como também sou testemunha que depois de um carro de terra tirado da lagoa tira uns 10 carros de areia para vender...alguma dela se calhar à própria câmara de Santana. Toda a gente sabe dos negócios daquela empresa com a CMS mas tá tudo calado.
Povo de São Jorge vamos fazer barulho já que o vereador da nossa terra só quer fumar de borla, senão ficamos sem a nossa lagoa!

João M. R. Alves disse...

Ouvi dizer que um banho de lama, tem fins terapêuticos, será esse o caso,rsrsrsrsrs

Mas não é caso para rir, principalmente nesta época do ano, a zona balnear, tem que estar asseada, e a água o mais limpa possível.
Pena não termos uma frente-mar como deve ser, um lugar possível era na fajã do Mar, tinha condições para fazer uma praia muito boa.

silvia_vdfr disse...

In Santana and nowhere else !!!! Imagens como estas fazem-me ter vergonha de ter nascido na Madeira e ser Portuguesa !!! Assim vai a vida em Santana...

Anónimo disse...

Cada qual tem o que merece :) Se votámos nestes, porque reclamar agora? :)
Quem manda pode, e quem manda foi eleito. Para o ano as eleições serão antes ou depois do Verão?
A lagoa é de todos os Madeirenses :)
Este é o tratamento que querem dar aos nosso filhos, agora que estão de férias e até fazem bem em irem à "praia".
Se Santana sempre foi maravilha porque haveria de deixar de ser agora?
Afinal não veêm quem anda a afzer negócios com a CMS? Ou isto é pelos apoios que alguns clubes recebem?
Conclusão: Aguardemos para ver se os candidatos a presidente da CMS aparecem aqui paar comentarem, e defenderem a futura "Dama"
Parabéns à Berdadeira Reportagem:)

Anónimo disse...

Venha donde vier esta terra dentro da lagoa é uma vergonha e um desrespeito pelo povo de Santana. Nada justifica isto até porque se não podemos ir à lagoa temos de pagar para entrar numas piscinas que deviam ser públicas.
Não sei porquê o Diário e a RTP Madeira não vem cá ver isto.

Anónimo disse...

Para mim os trabalhos têm de ser feitos. Só que há inconvenientes que não deviam acontecer, mas nem tudo é previsível. Prejudica uns mas vem a beneficiar muita população. Más línguas não faltam em todo o lado. Só andam à espera que aconteça alguma coisa.

Anónimo disse...

Banhos de lama, so fazem bem ao corpo, hidrata a pele, tira os maus cheiros do corpo, experimentem a se meter na agua, depois se colocar de papo para o ar a apanhar o solzinho... RESULTADO, depende da quantidade de LAMA que vem colada no corpo mas deve dar para fazer estatuetas... eh eh eh eh

VIVA O VERAO e VIVA quem disse que as "OBRAS NAO PODEM PARAR" $$$$$$$ Sera????

O "LAMACENTO"

João M. R. Alves disse...

só por curiosidade a RTP Madeira já fez a reportagem sobre o local foi no telejornal de dia 14 de Agosto.

Mas infelizmente parece que não vai dar para desviar o curso de água lamacento...

C'ma Diz O Outro #79