Ensino da matemática nos anos 40/50:
- Um camponês vendeu um saco de batatas por 100$00. As suas despesas de produção foram iguais a 4/5 do preço de venda. Qual foi o seu lucro?
Ensino Tradicional - Anos 60:
Um camponês vendeu um saco de batatas por 100$00. As suas despesas de produção foram iguais a 4/5 do preço de venda, ou seja, foram de 80$.
Qual foi o seu lucro?
Ensino Moderno - Anos 80:
Um camponês troca um conjunto B de batatas por um conjunto M de moedas. O cardinal do conjunto M é de 100 e cada elemento de M vale 1$00. Desenha o diagrama de Venn do conjunto M com 100 pontos que representam os elementos desse conjunto. O conjunto C dos custos de produção tem menos 20 elementos do que o conjunto M. Representa C como sub-conjunto de M e escreve a vermelho o cardinal do conjunto L do lucro.
Ensino Renovado - 1990:
Um agricultor vendeu um saco de batatas por 100$00. Os custos de produção elevam-se a 80$00 e o lucro é de 20$00. Trabalho a realizar: Sublinha a palavra "batatas" e discute-a com o colega de carteira.
Ensino Reformado - 2002:
Um kampunes reçebeu um çubssídio de 50 euros para purdusir bué de çacos de batatas o qual vendeo por 100 euros e gastou 80 euros.
Analiza o texto do iserçício, converte euros em escudos e em ceguida dis o que penças desta maneira de henriquesser.
- Um camponês vendeu um saco de batatas por 100$00. As suas despesas de produção foram iguais a 4/5 do preço de venda. Qual foi o seu lucro?
Ensino Tradicional - Anos 60:
Um camponês vendeu um saco de batatas por 100$00. As suas despesas de produção foram iguais a 4/5 do preço de venda, ou seja, foram de 80$.
Qual foi o seu lucro?
Ensino Moderno - Anos 80:
Um camponês troca um conjunto B de batatas por um conjunto M de moedas. O cardinal do conjunto M é de 100 e cada elemento de M vale 1$00. Desenha o diagrama de Venn do conjunto M com 100 pontos que representam os elementos desse conjunto. O conjunto C dos custos de produção tem menos 20 elementos do que o conjunto M. Representa C como sub-conjunto de M e escreve a vermelho o cardinal do conjunto L do lucro.
Ensino Renovado - 1990:
Um agricultor vendeu um saco de batatas por 100$00. Os custos de produção elevam-se a 80$00 e o lucro é de 20$00. Trabalho a realizar: Sublinha a palavra "batatas" e discute-a com o colega de carteira.
Ensino Reformado - 2002:
Um kampunes reçebeu um çubssídio de 50 euros para purdusir bué de çacos de batatas o qual vendeo por 100 euros e gastou 80 euros.
Analiza o texto do iserçício, converte euros em escudos e em ceguida dis o que penças desta maneira de henriquesser.
2 comentários:
A importância da Matematica na Lingua Portuguesa explica-se com o Ensino Reformado : ninguém sabe contar nem escrever !
Adorei os Ensinos Moderno e Renovado !!! Grandes tempos !!!! Essa historia de sublinhar as palavras importantes aconteceu mesmo... o que é estranho é que na época tinha um colega de carteira que sublinhava o texto todo !!
Agora então, como o novo acordo ortográfico, todos poderão afirmar que escrevem português correcto.
Que aconteceu ao nosso bom Portugês ?!
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