22 outubro, 2008

Matemática através dos tempos.

Ensino da matemática nos anos 40/50:
- Um camponês vendeu um saco de batatas por 100$00. As suas despesas de produção foram iguais a 4/5 do preço de venda. Qual foi o seu lucro?

Ensino Tradicional - Anos 60:
Um camponês vendeu um saco de batatas por 100$00. As suas despesas de produção foram iguais a 4/5 do preço de venda, ou seja, foram de 80$.
Qual foi o seu lucro?

Ensino Moderno - Anos 80:
Um camponês troca um conjunto B de batatas por um conjunto M de moedas. O cardinal do conjunto M é de 100 e cada elemento de M vale 1$00. Desenha o diagrama de Venn do conjunto M com 100 pontos que representam os elementos desse conjunto. O conjunto C dos custos de produção tem menos 20 elementos do que o conjunto M. Representa C como sub-conjunto de M e escreve a vermelho o cardinal do conjunto L do lucro.

Ensino Renovado - 1990:
Um agricultor vendeu um saco de batatas por 100$00. Os custos de produção elevam-se a 80$00 e o lucro é de 20$00. Trabalho a realizar: Sublinha a palavra "batatas" e discute-a com o colega de carteira.

Ensino Reformado - 2002:
Um kampunes reçebeu um çubssídio de 50 euros para purdusir bué de çacos de batatas o qual vendeo por 100 euros e gastou 80 euros.
Analiza o texto do iserçício, converte euros em escudos e em ceguida dis o que penças desta maneira de henriquesser.

2 comentários:

silvia_vdfr disse...

A importância da Matematica na Lingua Portuguesa explica-se com o Ensino Reformado : ninguém sabe contar nem escrever !
Adorei os Ensinos Moderno e Renovado !!! Grandes tempos !!!! Essa historia de sublinhar as palavras importantes aconteceu mesmo... o que é estranho é que na época tinha um colega de carteira que sublinhava o texto todo !!

Daniela Ferreira disse...

Agora então, como o novo acordo ortográfico, todos poderão afirmar que escrevem português correcto.

Que aconteceu ao nosso bom Portugês ?!

C'ma Diz O Outro #81