21 dezembro, 2008

Missa do Parto em Santana.

Uma tradição que perdura no tempo. Em Santana as missas do parto continuam a ser muito participadas. Actualmente, ao contrário dos anos anteriores, a animação é maior. Logo pelas 5:00 horas da manhã surge os primeiros foguetes para acordar "os pastores". às 6:00 horas começa o Terço" e às 6:30 horas a Missa com seus cânticos litúrgicos próprios destas celebrações. Depois, a animação segue no adro da igreja, com musica e onde toda a gente confraterniza junto da barraca onde já se encontram as pessoas responsáveis pelos sítios [por quem foi intencionada a missa] nos brindarem com as iguarias típicas da época: canja, sandes de galinha, cacau, broas, licor, poncha, bolos, etc. Eis aqui um registo (video de fraca qualidade, feito por camera de fotografia) da missa do dia de ontem, cujos sítios responsáveis eram Pico Tanoeiro, Faias e Caminho Chão (parte), onde se pode apreciar e relembrar esta velha tradição.

4 comentários:

Ceregi disse...

São tradições que perduraram e que actualmente assistimos a um reavivar das mesmas. (Ainda bem que assim é!)
Aproveito para vos endereçar os votos de um FELIZ NATAL. Que o seu sapatinho (ou no caso de jodé - a bota) seja recheado de alegria amizade, saúde, prosperidade e vivacidade!

silvia_vdfr disse...

FELIZ NATAL !
Paz
União
Alegrias
Esperanças
Amor Sucesso
Realizações Luz
Respeito Harmonia
Saude Solidariedade
Felicidade Humildade
Confraternização Pureza
Amizade Sabedoria Perdão
Igualdade Liberdade Boa sorte
Sinceridade Estima Fraternidade
Equilibrio Dignidade Prosperidade
Fé Bondade Paciência Brandura Força
| |
| |

Desejo a todos uma Feliz Quadra Natalicia e um Bom Ano 2009 !!

Anónimo disse...

bravo marcelino fizes-te um trabalho explendido em filmar a missa do parto do nosso sitio muitos parabens e boas festas a todos.....que o deus menino fique entre nos.

Anónimo disse...

FOI BONITO,pena ser pouco,mas sempre deu pra matar as saudades..na internet ainda ouvi alguma vez,via RADIO SANTANA...mas um video e outra coisa,,obrigado berdades,,,,aproveito pra desejar feliz natal aos funcionarios da E.E.M,EM SANTANA,,FELIZ NATAL

C'ma Diz O Outro #79