18 julho, 2009

Ceifa do trigo em Santana.

É cada vez mais raro em Santana, mas ainda existe alguém que tenta preservar as tradições. Neste caso, o Sr. Leonel ainda se dedica à plantação de trigo no intuito de colher o grão e o restolho para a cobertura das casas típicas que, também, já vão sendo coisas de raridade. Homens, mulheres e crianças lançam mão às espigas, endireitam-as e colocam numa gavela que depois de atada é ceifada com uma foice de ceifar, ficando assim desdobrada em 2 partes: a paveia (parte das espigas) e o restolho que será depois sacudido e endireitado e atado com espadanas, constituindo assim os maranhos de restolho.

5 comentários:

Anónimo disse...

uma boa iniciativa da sua parte divulgar o que é tradição em santana.. mas que eu saiba nao se apanha trigo com luvas isso não é tradição...

silvia_vdfr disse...

Isto sim é tradição !!! Estas fotos fazem lembrar momentos de brincadeira que ja têm mais de 20 anos...
O Berdades além de ser uma janelinha aberta para a nossa terra também é uma janelinha para o nosso passado !!!

Anónimo disse...

Força berdades , para alguma coisa te pagam...sempre ouvi falar numa paveia de restolho, e já sacudi muitas paveias...a parte das espigas tinha o nome de gavelas que cruzadas em grupos de 6 ou 8 , formavam um molho, eram em nº par para o molho não ficar torto e não desmanchar-se.
É sempre bom recordar...

Vamos apanhar o trigo
Vamos lhe escolher a veia
Para fazer uma rosquilha
Pr`o nosso ceifão pr`a ceia

Este nosso ceifão de hoje
Merece uma rapariga
Daquelas que andam na serra
Tirando os grelos à silva

E outras há.....bem me lembro, até das mulheres porem um troço de couve no meio da paveia para ver o ceifão se lixar a serrar...fortes tempos.
Abraço

CVP * disse...

Concordo Com a Silvia.. Vêm à memória recordações de quase vinte anos... Os Cheiros, As travessuras, Pessoas que já cá não estão, a comida.. Sinto falta desses tempos !... Por estas bandas já não se encontram os campos de trigo mas ficam as memórias que são intemporais :)

Parabéns Por esta Janelinha Aberta para o mundo direcionada para aqueles que por uma ou outra razão não podem estar cá ! *

José Pitta disse...

Simplesmente inesquecíveis as memórias da "ceifa do trigo". Sinónimo de pão e de diversão. O canto das cigarras, os ninhos das codornizes, as joaninhas, as papoilas vermelhas. Que nostalgia... Obrigado compadre, por esta recordação, e um bem haja!

Trigo loiro, trigo loiro
Trigo da cana amarela
À sombra do trigo loiro
Namorei uma donzela

Abraço

C'ma Diz O Outro #79