É cada vez mais raro em Santana, mas ainda existe alguém que tenta preservar as tradições. Neste caso, o Sr. Leonel ainda se dedica à plantação de trigo no intuito de colher o grão e o restolho para a cobertura das casas típicas que, também, já vão sendo coisas de raridade. Homens, mulheres e crianças lançam mão às espigas, endireitam-as e colocam numa gavela que depois de atada é ceifada com uma foice de ceifar, ficando assim desdobrada em 2 partes: a paveia (parte das espigas) e o restolho que será depois sacudido e endireitado e atado com espadanas, constituindo assim os maranhos de restolho.
BERDADES DA BOCA P'RA FORA - Uma "mercearia blogosférica" do Norte da Madeira para todo o Mundo
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
-
Festa dos Compadres 2013 - Spot Promocional from ecproduções on Vimeo .
-
SE "JESUS" ESTÁ EM TODA A PARTE PORQUE RAZÃO SÓ AGORA CHEGOU AO BENFICA? Dê-nos a sua resposta através dum comentário até ao fim d...
5 comentários:
uma boa iniciativa da sua parte divulgar o que é tradição em santana.. mas que eu saiba nao se apanha trigo com luvas isso não é tradição...
Isto sim é tradição !!! Estas fotos fazem lembrar momentos de brincadeira que ja têm mais de 20 anos...
O Berdades além de ser uma janelinha aberta para a nossa terra também é uma janelinha para o nosso passado !!!
Força berdades , para alguma coisa te pagam...sempre ouvi falar numa paveia de restolho, e já sacudi muitas paveias...a parte das espigas tinha o nome de gavelas que cruzadas em grupos de 6 ou 8 , formavam um molho, eram em nº par para o molho não ficar torto e não desmanchar-se.
É sempre bom recordar...
Vamos apanhar o trigo
Vamos lhe escolher a veia
Para fazer uma rosquilha
Pr`o nosso ceifão pr`a ceia
Este nosso ceifão de hoje
Merece uma rapariga
Daquelas que andam na serra
Tirando os grelos à silva
E outras há.....bem me lembro, até das mulheres porem um troço de couve no meio da paveia para ver o ceifão se lixar a serrar...fortes tempos.
Abraço
Concordo Com a Silvia.. Vêm à memória recordações de quase vinte anos... Os Cheiros, As travessuras, Pessoas que já cá não estão, a comida.. Sinto falta desses tempos !... Por estas bandas já não se encontram os campos de trigo mas ficam as memórias que são intemporais :)
Parabéns Por esta Janelinha Aberta para o mundo direcionada para aqueles que por uma ou outra razão não podem estar cá ! *
Simplesmente inesquecíveis as memórias da "ceifa do trigo". Sinónimo de pão e de diversão. O canto das cigarras, os ninhos das codornizes, as joaninhas, as papoilas vermelhas. Que nostalgia... Obrigado compadre, por esta recordação, e um bem haja!
Trigo loiro, trigo loiro
Trigo da cana amarela
À sombra do trigo loiro
Namorei uma donzela
Abraço
Enviar um comentário