11 outubro, 2009

Rescaldo das eleições autárquicas.

O desafio é simples e modesto. Conhecidos os resultados eleitorais, lançamos o repto para que os nossos leitores nos digam o que mais gostaram ou apreciaram nestas eleições autárquicas.
Vamos lá então comentar, de preferência identificando-se.

10 comentários:

Anónimo disse...

O PSD incentivou o CDS, pensando que metia pelo menos 4 na câmara, pois nem o CDS conseguia meter um verador e o PS perdia um. Foi o k sucedeu... só que, pasme-se, saiu-lhes o tiro pela colatra: o PSD perdeu a Junta de Freguesia de S. Jorge. Ou seja: foi pior a emenda que o soneto... Carlos Pereira teria melhor resultado!

Anónimo disse...

1º- Em relação ao domingo eleitoral:- Há prazos pra se fazer campanha eleitoral, e no domingo era dia de exercer o direito de voto, e não de campanha eleitoral, se não reparem: e dou apenas dois exemplos:- Nos locais de voto, deparavam-se, com os vários candidatos, de praticamente todos os partidos, aos vários orgãos sociais á porta das secções de voto. - o PS em redor das várias secções de voto, numa distância de 50 metros, e que em algumas secções de voto, essa distância parecia não ser respeitada, lembrou-se de deixar caír ao chão vários panfletos a identificar os seu candidato e o seu programa.-Esta é a nossa democracia "tão badalada e respeitada"2º- Em relação a minha freguesia de Santana:- espero que este novo presidente eleito, possa ser útil ás pessoas do concelho, e que seja ele "presidente", a decidir sobre o concelho, e não como foi até então.- espero ter uma junta de freguesia mais activa, e não apenas uma junta que se limita a fazer um jantar para os universitários, sendo eu um ex. universitário, acho mais importante, olhar pelos jovens que ficam na freguesia, até porque 99% dos universitários não voltam á freguesia a fim de exercer a sua profisão, por isso acho que é tempo de olhar pelos que cá ficam.- á assembleia, apenas digo: como é que é possível eleger alguem que fez tão pouco ao longo dos anos pelos interesses de  Santana, já em relação de outros interesses tem feito muito.4º- E foram as eleições, e sigo a velha maxima. " o meu partido é sempre aquele que ganha."

Anónimo disse...

Com Carlos Pereira o PSD tinha perdido em S.Jorge também para a Câmara.

Vilão da cidade disse...

A única novidade e de que gostei bastante foi a junta de são jorge ter mudado de mãos. O dr. Alirio é uma excelente pessoa e tenho a certeza que irá fazer por s. Jorge muito mais que o sr. João Reis.
Uma conclusão que também se pode tirar é que as pessoas também já vão sabendo votar nestas eleições e votam nas pessoas e não no partido e o exemplo claro disso foi em S. Jorge em que votaram para a freguesia e assembleia municipal no CDS e para a CMS no PSD.
Quanto ao PS desceu 1 vereador e foi bem feito porque a figura do candidato à Câmara não é bem vista no concelho, acredito que se fosse outro candidato mantinham os 2 vereadores; e depois também se notou uma revolta até no pessoal do PS quando acordaram de manhã e viram panfletos do PS espalhados pela cidade toda: FOI UMA VERGONHA!
Outro facto notório é que foi na freguesia de Santana que o PSD registou a pior votação para a assembleia de freguesia!Dá que pensar, não?
Parabéns ao Rui Moisés porque foi graças a ele esta grande vitória e julgo que vai fazer um excelente trabalho, claro está que terá de se aplicar a fundo e acabar com certas e determinadas raízes, senão daqui por 4 anos estaremos todos a dizer: "AFINAL DE CONTAS ERA SÓ GARGANTA E NÃO PASSOU AOS ACTOS".
Viva o PSD, viva o Rui Moisés!

Dina disse...

O que eu mais gostei nestas eleições foi o magnifico resultado obtido pelos JPP - Juntos Pelo Povo no concelho de Santa Cruz.
Muitos Parabéns Filipe Sousa e sua equipa isso é que foi trabalhar no duro e com seriedade.

Anónimo disse...

O jornal da Madeira de hoje(12-10-2009) falava em 5-0 estavam lá as figuras de todos os 5 candidatos do psd, e do Adelino Silva nem vê-lo, o que será que se passou????
Boa vitória do Rui, mas tem agora 4 anos para provar o que vale...vamos ver se tem "bolas de aço", hehehehe

Ceregi disse...

Em primeiro lugar, penso que o facto deste ano ter sido “sobrecarregado” de eleições, não favoreceu a motivação nem o ímpeto de participação pelos cidadãos Portugueses nas mesmas.
Concretamente estas últimas eleições foi de certo modo uma incógnita até ao veredicto final, dado que o aparecimento de forças políticas (que embora recentes e quiçá de menor expressão não devem ser ignoradas), fez com que alguma população tivesse mais opções na votação e daí assistimos à diminuição da influência dos partidos com renome ou “tradição” em algumas autarquias.
O resultado que assistimos do Partido Socialista, nada mais foi do que o “culminar do descambar” (pois quando pensamos que o PS a nível regional não pode piorar, vem o seu líder actual e prova exactamente o contrário! lol)
Uma vitória, a meu ver, muito meritória foi a do movimento JPP, pois traduziu-se num anseio de uma população que com afinco delineou um projecto, lutando para conquistar o poder de expressão e de decisão, numa autarquia que lhes é querida! Digamos que foi uma luta com o coração e quando assim é, a força e a fé move montanhas e aí temos o resultado.
Um aspecto que considero negativo e que quero aqui expressar é o nível de abstenção verificado no acto eleitoral. È necessário incutir na população a responsabilidade e o dever de participar! É grave o que vamos assistindo a cada eleição que é disputada (apuramos que o valor dos abstencionistas aumenta!) e acho que deve ser um motivo de preocupação para os dirigentes. Concluo, tal como comecei, a relembrar da importância de todos nós participarmos no futuro do nosso País!

Anónimo disse...

Para esclarecimento do Vilão da Cidade, aqui vão os votos no PPD/PSD para a Assembleia de Freguesia de Santana nos três útlimos actos eleitorais autarquicos .
2001 - 1149
2005 - 1188
2009 - 1154

Vilão da cidade disse...

Realmente eu enganei-me ao afirmar que no concelho de Santana a freguesia de Santana tinha obtido o pior resultado do PSD à assembleia de freguesia. Pelo facto peço desculpas e rectifico que a pior votação para a assembleia de freguesia no concelho de Santana verificou-se na freguesia de São Jorge, onde o CDS saiu vencedor!A freguesia de Santana ficou assim em 2º pior!!!
Mas para que o "anónimo autarca" que aqui veio colocar números não se desvie do que aqui afirmo, deixo as percentagens de votos no PSD em cada freguesia do concelho, para cada assembleia de freguesia e vejam em qual o PSD obteve menor percentagem de votos:
Arco de S. Jorge - PSD 63,31%
São Jorge - PSD 45,57%
Ilha - PSD 72,9%
Santana - PSD 53,35%
Faial - PSD 64,47%
São Roque do Faial - PSD 66,67%.
Como vê, senhor autarca anónimo, estes foram os resultados obtidos este ano e nunca me referi a dados anteriores.
Tou certo ou tou errado?

Dulce disse...

Só não estava à espera deste resultado do CDS em S. Jorge quem é cego. Votaram com inteligência e maturidade democrática num candidato dinâmico e capaz. A constante falta de ideias novas do PSD para essa freguesia, também por parte de candidatos novos, tem sido regra geral. Só não perderam a Câmara por terem na lista o Prof. João Caldeira. Quanto à assembleia, o eleitorado dessa freguesia deu a vitória ao PSD mas acredito da próxima vez não será assim, o CDS está cada vez mais forte e já aniquilou por completo o PS local(sem candidatos minimamente capazes).

Vejamos:

- Para a Câmara Municipal a votação do CDS em São Jorge passou de 12,2% para 29,9%;

- Para a Assembleia Municipal passou de 11,4% em 2005 para 32,4% em 2009;

- Para a Assembleia de Freguesia, de 10,6% para 45,5%, ou seja, mais que quadriplicou o numero de votos, sendo vencedor incontestável.

Não esqueçamos que o investimento camarário em S. Jorge tem sido insignificante, basta comparar com o Faial para ver o notório desinteresse por parte da edilidade, e o Sr. Carlos Pereira e Dr. Miguel Mendonça têm as suas responsabilidades neste fiasco do PSD. O Povo de São Jorge não se esqueceu que a promessa de elevação a vila já foi feita a mais de 15 anos, e é mais que merecida tendo em conta que é a freguesia-mãe do concelho, e uma de suas filhas - Santana - já é cidade! Rui Moisés levou pré-aviso de cartão amarelo, e não vai conseguir conquistar os são-jorgenses a troco de "macarronadas", como já deu para perceber.

C'ma Diz O Outro #79