11 março, 2010

Coincidências da tragédia.

Este blogue está a cerca de meia dúzia de milhares para atingir o meio milhão de visitantes desde que foi criado, ou seja, desde Novembro de 2005.
Precisamente no dia que sobre o Sul da Madeira se abateu o temporal trágico, dia 20 de Fevereiro de 2010, atingiu o seu novo record de visitantes conforme demonstra o gráfico abaixo. E, claro está, que essa tragédia foi a razão fulcral desse record muito por culpa deste video que no dia 2 de Fevereiro havíamos colocado online no youtube a dar conta do aumento do caudal das ribeiras do Faial e de S. Jorge, em consequência das chuvas que haviam caído, nesta zona norte da ilha, naquele dia. Nada tinha, nem tem, a ver com o que de facto se verificou 18 dias mais tarde - 20 de Fevereiro. E, não se percebe como muita gente relacionou uma coisa com a outra quando a descrição do video refere a data e os locais!
Logo nesse dia (20 de Fevereiro) a SIC transmitia o nosso vídeo no Jornal da Tarde como se fosse imagens do Funchal. Passado 2 dias, a mesma estação ainda "alimentava" os espectadores com as mesmas imagens!! Depois, seguiram-se vários jornais online nacionais e estrangeiros a linkarem o vídeo, ou a incorpora-lo na própria página [dn.sapo.pt; jm.sapo.pt; tvi24.iol.pt; ionline.pt;  sabado.pt; lefigaro.fr; alfa.lt;  etc..]. Um simples vídeo, que no dia 19 de Fevereiro possuía 2400 visualizações, passou logo a mais de 20.000 no dia da tragédia e hoje já contabiliza mais 52.000! Ainda existe pessoas a ver o filme como se tratasse da tragédia do dia 20!
Com todo isto, o BERDADES voltou ao seu normal número de visitantes, como era de esperar, coincidindo, novamente, com o restabelecer da normalidade das zonas atingidas pela desgraça!

6 comentários:

João Pinto Costa disse...

Engraçado ver os comentários na altura ao vídeo, em que as pessoas já diziam que nunca tinham visto nada igual.Mal sabiam o que os esperava.:(
O importante não é o número das visitas mas a qualidade das mesmas e essas mil e tal já ficaram a conhecer o berdades, apesar de por maus motivos e certamente que voltarão.É engraçado comparar essas estatísticas.Abraço

Bloguótico disse...

Efeitos da publicidade!!

Em situações como aquela, não importa se as imagens recolhidas são ou não actuais... à partida, quem as vê, sem mais, julga que o são!!!

Anónimo disse...

1.222 unique visitors num dia não é muito, É ESPECTACULAR!
Não deve haver muitos blogues que consigam essa marca!
felicito o administrador desta "tasca" pelo feito, mas de facto tem aqui um bom trabalho, disso não haja dúvida.
Abraço
JLM

silvia_vdfr disse...

Em situação de tragédia, penso que o importante foi divulgar ao mundo o que se passava pela Madeira...
Quanto ao n° de visitantes, diria que é "normal": o Berdades foi e é uma verdadeira janela para os emigrantes e, em plena catastrofe, foi o unico contacto que tinhamos com a nossa ilha.

Unknown disse...

Só percebi agora que era da Madeira, espero que esteja tudo bem por aí...

Aleatório disse...

Sendo verdade, esta notícia é uma autentica enxurrada sobre muita mente.
http://www.netmadeira.com/noticias/politica/2010/2/26/muitos-tostoes-de-timor

É que mesmo depois das infelizes cheias, a Madeira ficou em muito melhores condições do que as actuais em Timor.

Filarmónica em Rock