06 março, 2010

Santana d'antigamente.

Postal adquirido na Feira do Livro - 2009 - Funchal
Sitio do Atalho (Lamaceiros), freguesia de Santana. Não sabemos precisar ao certo há quanto tempo foi obtida esta imagem que consta dum postal, mas pela existência de vários palheiros e casas de colmo, terá certamente mais de 30 anos.
Agora comparem com esta foto de 2010, do nosso arquivo!
Foto Nokia N95 - Março 2010

6 comentários:

Bloguótico disse...

Digamos que em 30 anos (pelo menos) houve um acréscimo populacional, mas a "Berdade" é que não está tão diferente assim! O que me parece bom! :D

Pegadas disse...

30 anos depois faltam as Hortensias! Que tão bem ficavam nas bermas das nossas estradas e que tão boas e bonitas recordações me trazem da Madeira da minha infancia! Gosto muito de fotografia antiga.Este tipo de recordações então, considero fascinantes! Obrigado por mais este momento "delicioso"! Bom fim de semana!

silvia_vdfr disse...

Bonito flash-back fotografico !! 30 anos depois la se foram as hortensias e o pinheiro lol !!! No entanto, a mudança não é radical, o que é um ponto extremamente positivo !!
Bom fim de semana !

Daniel disse...

Evidente é o abandono das terras e da agricultura. È verdade que a semilha não dá dinheiro a couve apanha doença e o vinho nao vende. Mas seremos então obrigados a importar também alimentos ao estrangeiro quando podemos produzir cá na nossa região?

Boa semana aos Berdadeiros...

Anónimo disse...

Não podemos deichar de mencionar os palheiros que estavam cobertos de colmo,e agora estão a zinco, uma vergonha, mas é verdade e sabem porque???? porque infelizmente preferem gastar dinheiros sabe-se la em que e as ajudas para quem tem estas casas são bem pocas, deviam cortar subsidios para o futebol e darem para ajudar a recoperar estas casas.....mas coitadinhos de nós nada podemos fazer, a não ser po-los de zinco mesmo...... tenho 3 e sem ajudas nada poderei fazer o que em breve farei é memso a sua mudança de palha para zinco...depois não se queixem que as tradiçoes ja nao são o que eram..

Ceregi disse...

Interessante como a mesma paisagem, na mesma perspectiva num intervalo de tempo de cerca de 30 anos, consegue ter tantas diferenças!... Realço a substituição do colmo pelo zinco que torna a paisagem mais fria! Os campos (que me parecem de trigo) abandonados, enfim marcas da evolução...

C'ma Diz O Outro #79