09 janeiro, 2007

Festa rija!

Domingo, junto ao presépio da Fonte das Faias, em Santana, realizou-se a já habitual (no 1º Domingo de Janeiro), grande festa, participada por muita gente, vinda dos mais variados sítios da freguesia. Foi um convívio agradável, onde juntou mais de 2 centenas de pessoas de todas as idades, desde as 15 horas e prolongando-se até às 23 horas. Muito divertimento, cantigas, despique, etc, sendo a animação musical e som a cargo do DJ Damas (Damasceno Ribeiro). A acompanhar tudo isto, os comes e bebes e fogo de estalo. Uma festa que já se afirma naquele espaço de adoração a Nossa Senhora e, por esta altura do ano, ao Menino Jesus presente no presépio ali construído.
As grandes dinamizadoras daquele convívio e do presépio são as senhoras Teresa Ribeiro, do Pico Tanoeiro e Ana Mendonça, das Faias que, a cada ano que passa, tudo fazem para melhorar, tanto o presépio como o convívio. Desde já o Berdades aproveita para enaltecer as suas dedicações e endereçar-lhes os mais sinceros parabéns e que, por muitos mais anos, nos possam contemplar com esta festa e tradição.

8 comentários:

Anónimo disse...

Fabuloso! Para mostrar aos "manda-chuva" que a humildade e o ser genuíno também tem o seu valor. Não conhecia esta iniciativa, mas louvo-a com grande admiração, é com carolice desta que se conseguem realizar iniciativas em que todos se sintam parte de uma verdadeira comunidade e em harmonia, e não naquelas cerimónias em que a distinção salta à vista. Gostava que a mesma se prolongasse durante muitos anos, com este carácter empreendedor e de confraternização, e vamos ver até quando os "cromos" do costume aguentarão sem se colarem à iniciativa, à espera de mais alguma notariedade e de algum X no boletim.
Muitos Parabéns e um grande VIVA para as senhoras aqui citadas.

Anónimo disse...

No próximo ano tb quero ir a esta festa, basta que sinalizem o local em Santana e divulguem em algum lado. Acho interessante fazerem isto, faz-me lembrar o "panelo" que se faz no Seixal.
Parabens a este blogue que está muito giro, descobri-o hoje ao ler o jornal da madeira.
João Paulo - Funchal

Anónimo disse...

Realmente é de louvar estas 2 senhoras pelo excelente trabalho que desempenham na elaboração do presepio e da festa, muitos parabens, mas também não podemos esquecer os outros que as auxiliam, porque sozinhas não conseguiam fazer isto tudo.
PARABENS A TODOS.

Anónimo disse...

Com pouco se faz muito e por vezes com muito não se faz nada, é o que acontece aqui e na Câmara de Santana, respectivamente. No entanto, reconheço que na Câmara até se faz mas é para os senhores de lá e seus afins. Parabéns a esta iniciativa que deve ser para continuar!

Anónimo disse...

É o segundo ano que lá vou e para quem quiser participar é muito simples no próximo ano apareçam levem qualquer coisa, desde uma bebida, pão, bolo, aperitivos, sumo, etc, enfim qualquer coisa pois o espírito desta festa é que com o pouco de cada um faz-se um convivio salutar.

Anónimo disse...

MUITOS PARABENS A ESTAS DUAS SENHORAS,PK AINDA MOSTRAM K MESMO COM POUCO DINHEIRO AINDA SE FAZ FESTA,AO CONTRARIO DE OUTROS K TEEM MUITO E NADA FAZEM,SE PODEREM AINDA ROUBAM.MAIS SE DIZ K A CMS NAO EMPRESTOU DUAS GAMBIARRAS PK ESTAVAM DE ENCOMENDA PARA A CASA DO NOVO VAREADOR.....

Anónimo disse...

parabens a todos em especial às senhoras fomentadoras desta iniciativa, que nasce julgo eu à volta do já famoso presépio das faias, só espero que esta iniciativa se mantenha com a sua espontaneadade e o seu cariz popular e sem apoios de entidades oficias, pois estas quando entram estragam a genialidade popular, e muitas vezes querem não directamente algo em troca.
Bem hajam.

Anónimo disse...

O presépio das Faias começou por uma ideia da Sra Aninhas Ramboia,pessoa com créditos e premios ganhos nessa área.Parabéns pela sua juventude!Resulta da espontaneadade também, de alguns vizinhos...a gosto de uns ou a desgosto de outros, o importante é que cada um dá o seu melhor!O presépio não vai a concurso!
Não esquecer o contributo importante da Sra Teresinha Ribeiro sempre incansàvel! Caso para dizer que ainda está bem tesinha!
O convívio é salutar, agora tem cariz mais generalista, mas não deve ser organizado por alguém com o intuíto de obter protagonismo político, deve-se ouvir a opinião de todos...não devem de esquecer as entidades que muito tem apoiado...unam-se e não deixem a politica entrar!Essa fonte das Faias, segundo pessoas com mais de 80 anos era conhecida pela fonte das flores, por ai nascerem muitas maravilhas e outras especies...façam uma recolha, obtenham dados concretos e oficializem com rigor!Parabéns pela iniciativa de tornarem este local um local de oração,convívio e agora porque não de reflexão... e ao blog!

Filarmónica em Rock