09 outubro, 2009

Esbangar o milho: ao vivo em Santana, dia 10-10-2009, pelas 20:30 horas.

É já amanhã o evento organizado pela Casa do Povo de Santana, cujo comunicado recebido na nossa redacção da conta do seguinte:
:
"Próximo Sábado dia 10 de Outubro pelas 20:30 o Grupo de Folclore da Casa do Povo de Santana vai realizar no Jardim Municipal de Santana a "Esbanga do Milho". Relembrando à população uma das tarefas agrícolas que se fazia em tempos por toda a freguesia em grande abundância. Depois de efectuada a "esfolha do milho" o grupo irá concluir esta actividade sobre o milho com a dita feita "Esbanga". No passado as pessoas juntavam-se à volta de montes de milho noites e noites a fio, ajudavam-se uns aos outros, juntavam a vizinhança nem se davam de conta que as noites se iam, ao som da palha do milho, do cair do grãos nos vários instrumentos usados na referida tarefa, juntava-se as quadras de improviso, o saltinho, as cantigas da terra, enfim o que vinha na alma. Após estas duas tarefas concluidas o milho passa por outras fazes, desde a limpeza do mesmo, um segundo processo de secagem nas tradicionais cobertas de retalhos e posteriormente ser moído nos tradicionais moinhos de mão ou de água, tendo como produto final a farinha, da qual se faz o tradicional caldo de milho. Tendo presente algumas destas fazes não esquecendo as brincadeiras, os jogos tradicionais e o saboroso caldo de milho, convida-se a população participar nesta actividade a viverem estes momentos de lazer."

6 comentários:

Scherzan disse...

Bem haja a este blog por documentar o que de bom se faz tradicionalmente ainda em Santana.

Continuação de bom trabalho

Elsa luis disse...

E pena estar tao longe, porque gosto muito de fazer isso e ja tenho saudades! Ca em Londres infelizmente nao da pra fazer isso!

Beijinho e divirtam-se pelos que nao podem!

Anónimo disse...

Marca-se tudo para a mesma hora:

- Esbanga do milho
- Jogo da Selecção Futebol
- Aniversário do Parque Temático

Porquê tudo mesma hora?
Depois queixam-se que não aparece ninguém.

Marco Augusto disse...

Foi pena a Casa do Povo não coinciliar a "esbanga" juntamente com o Parque Temático, no 5º Aniversário. Se as pessoas/entidades pensassem e programassem juntos iriam ver que assim iriam ter mais sucesso...

Bom, eu cá vou à esbaga, pois penso que depois da derrota que Portugal vai levar, muita gente vai quere atirar "carrilhos" à selecção... EH eh eh eh eh eh

Marco Augusto disse...

Ops afinal, as minhas pragas deram para o torto e quem lhe levou com os CARRILHOS, foi eu...

silvia_vdfr disse...

Pena não ter assistido a isto... fico a espera da reportagem fotografica ! lol

C'ma Diz O Outro #79