19 outubro, 2009

Talento musical em Santana. Rafael, de 5 anos, toca acordeão.

É no acordeão que se notabiliza este talento promissor. Descobri-mo-lo ontem em Santana, onde é residente. Estava junto de seu pai e outros familiares, a assistir à passagem dos carros de madeira naquela que foi a 1ª prova organizada em Santana. Rafael trazia consigo, a tiracolo, o pequeno acordeão. De principio julguei que fosse um simples brinquedo que nem música dava. Mas não. No intervalo da 1ª para a 2ª passagem dos concorrentes, Rafael ajeita seu pequenito acordeão e começa logo a tocar os primeiros acordes, para espanto da multidão ali presente.O bailhinho da Madeira por si interpretado e sem falhas, fazia lembrar aqueles grupos de romeiros nos arraiais em despique. Não resisti e pedi-lhe que tocasse mais uma vez para gravar. Acedeu de boa vontade e, a pedido do pai e familiares, foi tocando mais algumas músicas e partes de outras que já tinha aprendido. E no final lá pediu a seu pai: "quero um sumo". Claro, foi-lhe feita a vontade e bem merecido pela actuação pública e pelo calor que se fazia sentir.
Um recado apetece-nos mandar a quem de direito: senhores da música, aqui há talento e quem sabe um "Cristiano Ronaldo acordeonista", portanto.... e mais não digo!

13 comentários:

Anónimo disse...

emocionante!!

Casa do Povo São Roque do Faial disse...

Um novo acordeonista para o Grupo de Folclore de Santana...

Scherzan disse...

Ponham-no no conservatório a estudar acordeão a sério.
Um talento destes não se pode ficar a tocar modinhas por muito bonito que isso seja.

Anónimo disse...

O BERDADES DESCOBRE TUDO E AINDA BEM! ESTE MENINO DEVIA IR Á TELEVISÃO,NÃO ACHAM?
ESTÁ AQUI MAIS UMA PROVA DE QUE ESTE SITE JÁ FEZ E FAZ MAIS PELA CULTURA DE SANTANA QUE A PRÓPRIA CASA DA CULTURA QUE FOI INAUGURADA E DE CULTURA...SÓ SE FOR MESMO AS BATATAS PLANTADAS Á VOLTA DAQUELA CASA.
QUANTO A ESTE PEQUENO ARTISTA NÃO TENHO DÚVIDAS QUE SERÁ UM ÍDOLO SE FOR BEM ACOMPANHADO, PORQUE COM 5 ANOS E TOCAR ASSIM É OBRA E TEM MUITAS POTENCIALIDADES.
AINDA BEM QUE O BERDADES O DESCOBRIU E NÃO TENHO DUVIDAS QUE DAQUI PARA A FRENTE SERÁ DIVULGADO ESTE TALENTO A NIVEL MUNDIAL.
UM ABRAÇO PARA SANTANA DESDE PARIS.

Anónimo disse...

Muito bem. Há de facto talento, afinal "é de pequenino que se torce o pepino", conforme ditado popular.
De qualquer forma, acho que a solução, a fim de torná-lo um profissional da música é inscrevê-lo no Conservatório. Está na altura certa, pois é a partir dos 5anos que eles lá se podem inscrever.
O futuro do Rafael avizinha-se risonho, se de facto for isso que ele goste de fazer...tocar bem e de ouvido, não é tudo, há que saber as técnicas,saber ler e interpretar as pautas musicais, isso sim, é fundamental.

Quanto à Casa da Cultura, ainda mal começou a funcionar já começam a criticar. Será que não têm mais nada p fazer, ou é apenas dor de cotovelo? Depois, se não houver condições não é possível trabalhar. Vão lá ver, constatem e então critiquem.
Tenho dito!

Anónimo disse...

Realmente este miúdo é um fora de série! Com esta idade e a tocar assim não tenho dúvidas que será um excelente acordeonista, mas também concordo com Scherzan quando refere que devia frequentar o conservatório.
Bem apanhado e divulgado compadre judé.

M. Gouveia disse...

Magnifico o Rafael,desconhecia por completo e até fiquei admirada como uma criança de 5 anos fosse capaz de tamanha façanha e ainda por cima em Santana. Isto demonstra que muitos talentos já vem no "sangue" e depois é só aperfeiçoar com muito treino, tipo CR9.
Uma verdade vos digo caros amigos: lá no auditório da casa da cultura de Santana é que o Rafael não vai poder tocar o seu acordeão porque as cabecinhas pensadoras do projecto não desenharam isso. Mas, caro amiguinho Rafael, descansa que se quiseres actuar com o teu acordeão na freguesia de Santana sempre podes ir ao salão Paroquial, mas tens de pedir as chaves ao Sr. Padre.

Anónimo disse...

é de louvar o entusiasmo que este muido tem por aprender a tocar, mal ta começando a praticar uma ja pede para que lhe ensinem outra. e caso ele va para o grupo de folclore de santana daqui a uns anos vai continuar com a geraçao, pois o presente acordeonista é tio dele.... oxala que continue sempre assim com gosto para aprender...

Luis disse...

Como aqui foi dito, deve ir para o conservatório para aprender como deve ser e aperfeiçoar aquilo que parece ser um dom, o que não impede que seja colocado no grupo folclórico. Era uma pena que este talento fosse desperdiçado.

Mário Andrade disse...

É de facto emocionante ver uma criança desta idade a dominar aquele brinquedo sabendo que apenas é de ouvido!!
Parabéns ao blogue pela divulgação deste talento que de certeza virá a ser um excelente executante musical.

Anónimo disse...

Mas que beleza!!!!!!!
Aqui no Brasil também conheço um garoto de 6 anos que toca sanfona.

Ceregi disse...

Impressionante!
Vou repetir o que já foi apontado, mas uma criança de 5 anos, que já tem uma mínima noção musical como ele demonstra, deve ser incentivado a progredir os seus conhecimentos musicais!
Parabéns ao menino-prodígio e que seja sempre bem apoiado pela sua vida fora, de forma a se tornar um grande músico português!

Anónimo disse...

axo mt bem que destaquem os novos talentos de santana. mts parabens ao rafael e que apostem nele

C'ma Diz O Outro #79