02 fevereiro, 2010

Temporal assolou o concelho de Santana, Madeira.

O temporal que assolou a Madeira desde ontem, e que levou a protecção civil a emitir o sinal de alerta vermelho, fez-se sentir intensamente no concelho de Santana, tendo provocado alguns danos materiais e encerramento de algumas estradas em consequência de derrocadas e quedas de árvores, tendo chegado a isolar algumas freguesias (São Roque do Faial, Ilha e Arco de São Jorge). Como sempre, as ribeiras de São Jorge e do Faial transbordaram, provocando grandes enxurradas e destruindo as suas margens, algumas delas cultivadas. No caso da ribeira de São Jorge, devido ao desvio do leito, soterrou 2 máquinas rectro-escavadoras, conforme se pode verificar nas imagens da nossa reportagem e, oportunamente, aqui publicaremos um pequeno vídeo amador.

6 comentários:

Damas disse...

Impressionante, já vi muita chuva, na Ribeira do Faial, foz da Ribeira de São Jorge, etc, mas como a foto-reportagem documenta, nunca!

Será isto apenas a força da natureza? Quem sabe se isto não será já um reflexo dos Invernos, que cada vez mais vamos ter de enfrentar.

Unknown disse...

Excelente reportagem até à foz da ribeira ( Faial e São Jorge) e em em condições climatéricas adversas( chuva, vento e nevoeiro).
Isto não será também uma chamada de atenção para os cuidados a ter ao mecher nas ribeiras( máquinas, aterros, remoção de inertes, afunilamentos, alterações das margens...)?

Miguel disse...

Estive agora a ver na televisão e de facto as imagens são impressionantes. Já me tinham falado hoje sobre o mau tempo aí na Madeira, mas eu não imaginava a verdadeira dimensão do temporal. Que o Sol não tarde a chegar, é o que espero.

Tanyloving disse...

:S Mesmo muita chuva!!!
inda bem qu não tenho o mar muito proximo :P

...

Ceregi disse...

Uma forte chuvada assolou a Região, provocando mais estragos na zona de Santana. As imagens captadas pelo Sr. Berdades são impressionantes e revelam quantidade e a fúria com que as águas correram para o mar...
O Homem constrói, mas a Natureza mais cedo ou mais tarde reivindica o seu lugar!
Uma reportagem fotográfica para o Berdades, que mais uma vez transparece a dedicação ao blogue do seu administrador, pois foi obtida em condições bem adversas!

silvia_vdfr disse...

Reportagem Super Impressionante !!!! As imagens falam por si e traduzem bem a força desse temporal !!! Incrivel !
Um grande obrigada ao Berdades por esta reportagem... mas não va riscar a vida so por uma fotografia !!!
Aqui fica um provérbio antigo que dizia: "Chuva em Dia das Candeias (2 de fevereiro), ano de ribeiras cheias". No entanto, minha avo dizia : "Se a Senhora das Candeias chora, está o inverno fora" (um outro provérbio mais optimista !).
Bem, estando longe de tudo isso, apenas desejo que os danos sejam apenas materiais !! Abraço e beijinhos...

Filarmónica em Rock