A tradição mantém-se viva no Sitio de Santo António, aqui em Santana, onde, uma vez mais, o Santo "casamenteiro" foi celebrado com pompa e circunstância. Desde o profano ao religioso, os festejos começaram ontem ao fim do dia com muita animação, antecedido duma novena em honra do Santo António pelas 20:30 horas. Destaque para a actuação de 4 marchas populares: a do referido Sítio e das das Casas do Povo de Santana, S. Roque do Faial e São Jorge, respectivamente.
De realçar ainda a primeira exibição em pública dum grupo de música tradicional cujos elementos são do referido sitio.
No dia de hoje o destaque foi a parte religiosa, com missa pelas 15 horas seguido da procissão ate ao fim do Sitio, onde se pode contemplar o excelente tapete de flores confeccionado pela população.
Até ao fim da noite a animação prosseguiu com a Banda de Santana, Grupo Profonia, Lirios do Norte, Grupo Recreativo de S. Roque do Faial, Grupo 100% Jovem e musica ambiente a cargo de Dar't Som.
A nossa reportagem esteve lá e do que capturamos em foto (mais de 2 centenas) poderá ser visto aqui.
7 comentários:
Foi pena o numero de marchas ter sido tão reduzido, mas mesmo assim á que agradecer a todos os que ajudaram a realizar esta festa.
Um obrigado ao Srº Berdadeiro pelo Post.
Cumps!
Belo Santo António.
Bjs Catarina
Bonito sem dúvida e a reportagem fotográfica excedeu-se e ainda bem, porque Santo António de Santana assim É levado aos 4 cantos do MUNDO.
Grande entusiasmo que o povo de Santana mostrou quer nas marchas, quer no dia seguinte!
Todos colaboram e participam e assim é que se deve manter o espírito do Povo de Santana!
A reportagem feita pelo sr Berdades esteve ao nível que já nos habituou!
Gostei do que vi e a dedicação tanto da Comissão de Festas, bem como da juventude local que participou e colaborou em muito para que esta festa fosse um sucesso.
Isto é um exemplo que com pouco faz-se muito. Gostei também de ver as marchas, sendo todas do Concelho estiveram todas muito bem, desde a estreia do próprio Sítio de Santo António, Casa do Povo de Santana; Casa do Povo de São Roque do Faial e Casa do Povo de São Jorge, que trouxe a acompanhar a Banda Filarmónica de Nossa Senhora de Fátima do Arco de São Jorge.
Apesar de algumas pessoas acharem que foram poucas as marchas e que devia de haver mais, esqueceram-se que no mesmo dia havia marchas por outros locais da Ilha da Madeira.
Parabéns ao BERDADES, pela reportagem, excelentes fotos como sempre.
Um abraço
Bonita reportagem, como sempre !! Com esta ja cheira a Verão !
ay deus desculpem por começar assim mas as saudades sao tao geandes que as palavras ficam muito pequeninhas ao lado da saudade um grande muito brigada por tudo e em breve estare na minha querida santana um beijo a todos os santanenses desde caracas venezuela
Enviar um comentário