13 junho, 2010

Festa de Santo António em Santana.

A tradição mantém-se viva no Sitio de Santo António, aqui em Santana, onde, uma vez mais, o Santo "casamenteiro" foi celebrado com pompa e circunstância. Desde o profano ao religioso, os festejos começaram ontem ao fim do dia com muita animação, antecedido duma novena em honra do Santo António pelas 20:30 horas. Destaque para a actuação de 4 marchas populares: a do referido Sítio e das das Casas do Povo de Santana, S. Roque do Faial e São Jorge, respectivamente.
De realçar ainda a primeira exibição em pública dum grupo de música tradicional cujos elementos são do referido sitio.
No dia de hoje o destaque foi a parte religiosa, com missa pelas 15 horas seguido da procissão ate ao fim do Sitio, onde se pode contemplar o excelente tapete de flores confeccionado pela população.
Até ao fim da noite a animação prosseguiu com a Banda de Santana, Grupo Profonia, Lirios do Norte, Grupo Recreativo de S. Roque do Faial, Grupo 100% Jovem e musica ambiente a cargo de Dar't Som.
A  nossa reportagem esteve lá e do que capturamos em foto (mais de 2 centenas) poderá ser visto aqui.

7 comentários:

Anónimo disse...

Foi pena o numero de marchas ter sido tão reduzido, mas mesmo assim á que agradecer a todos os que ajudaram a realizar esta festa.
Um obrigado ao Srº Berdadeiro pelo Post.
Cumps!

Catarina Reis disse...

Belo Santo António.
Bjs Catarina

João disse...

Bonito sem dúvida e a reportagem fotográfica excedeu-se e ainda bem, porque Santo António de Santana assim É levado aos 4 cantos do MUNDO.

Ceregi disse...

Grande entusiasmo que o povo de Santana mostrou quer nas marchas, quer no dia seguinte!
Todos colaboram e participam e assim é que se deve manter o espírito do Povo de Santana!
A reportagem feita pelo sr Berdades esteve ao nível que já nos habituou!

Unknown disse...

Gostei do que vi e a dedicação tanto da Comissão de Festas, bem como da juventude local que participou e colaborou em muito para que esta festa fosse um sucesso.

Isto é um exemplo que com pouco faz-se muito. Gostei também de ver as marchas, sendo todas do Concelho estiveram todas muito bem, desde a estreia do próprio Sítio de Santo António, Casa do Povo de Santana; Casa do Povo de São Roque do Faial e Casa do Povo de São Jorge, que trouxe a acompanhar a Banda Filarmónica de Nossa Senhora de Fátima do Arco de São Jorge.

Apesar de algumas pessoas acharem que foram poucas as marchas e que devia de haver mais, esqueceram-se que no mesmo dia havia marchas por outros locais da Ilha da Madeira.

Parabéns ao BERDADES, pela reportagem, excelentes fotos como sempre.

Um abraço

silvia_vdfr disse...

Bonita reportagem, como sempre !! Com esta ja cheira a Verão !

Anónimo disse...

ay deus desculpem por começar assim mas as saudades sao tao geandes que as palavras ficam muito pequeninhas ao lado da saudade um grande muito brigada por tudo e em breve estare na minha querida santana um beijo a todos os santanenses desde caracas venezuela

Filarmónica em Rock