Foi no dia 30 de Setembro de 1956 que ocorreu a inauguração do Campo de Futebol de Santana, mais conhecido por Campo Manuel Marques da Trindade, presidente da Câmara Municipal na altura.
A honra da inauguração coube ao Chefe do Distrito, Comandante Camacho de Freitas, e milhares de pessoas acorreram para ver a inauguração do 2º campo de jogos oficial na Madeira (o 1º seria o Campo do Ex-Liceu), e também para assistirem a 2 jogos de futebol, de 1 hora cada um, estando em disputa duas taças: "C.M. Santana" e "Pico Ruivo". As equipas convidadas eram todas do Funchal e verificaram-se os seguintes resultados: União 2-Nacional 1 e Marítimo 3 - Sporting da Madeira.
Ficha de jogo utilizada pelo Marítimo naquele diaO acontecimento foi na altura tema de capa na imprensa regional, nomeadamente do Jornal da Madeira que inclusive publicou os discursos proferidos pelas diversas autoridades e do qual destacamos este excerto proferido pelo Dr. Carlos Sousa, Delegado dos Desportos:
"...A orientação a dar desde o primeiro dia da sua utilização é a de que os desportistas de Santana e do seu concelho devem procurar dentro dos seus habitantes aqueles que o defendam e não seguir a orientação errada de chamar para defendê-lo elementos de outras regiões só com intuito de contar por vitórias o número de jogos. Não, Santana, e quem diz esta freguesia diz também todas aquelas onde existam ou venham a existir instalações desportivas, devem procurar elevar o seu nível técnico usando somente, como costuma dizer-se em giria desportiva "a praa da casa".
Pelos vistos, esta recomendação caiu em saco roto!
Foto que consta na pág. 41 do Livro
"Santana,Homens e Assuntos que a ilustram" de João Adriano Ribeiro
"Santana,Homens e Assuntos que a ilustram" de João Adriano Ribeiro
2 comentários:
Pela foto dá para ver que foi grande a afluência de público.
Hoje temos melhores condições e a assistência é bem menor...
O novo estadio é para quando ???? lol
Enviar um comentário